segunda-feira, 28 de julho de 2008

Osanyin



Òsanyìn é a divindade das folhas sagradas, ervas medicinais e litúrgicas. Sua importância é primordial. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência. O seu sacerdote é o Babá Olosayìn.
É o detentor do àṣe (força, poder, vitalidade), de que nem mesmo os Orixás podem privar-se. Esse àṣe encontra-se em folhas e ervas específicas. O nome dessas folhas e o seu emprego é a parte mais secreta do ritual do culto dos Òrìṣà, Vodun e Inkice.

O símbolo de Òsanyìn é uma haste de ferro de cuja extremidade superior parte sete pontas dirigidas para o alto. A do centro é encimada pela imagem de um pássaro.

Òsanyìn é o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Òsanyìn traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.
Ossaniyn, Ossaim, Òsanyìn , Ossãe, Ossain (como se escreve habitualmente) ou Ossanha (na Umbanda) que é o Òrìṣà das ervas, no candomblé Jeje é chamado de Agué é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas, no Candomblé Bantu é chamado de Katendê, Senhor das insabas (folhas).
Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, muitas vezes é representado com uma única perna. Cada Òrìṣà tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há àse, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.

Saudação: Eu! Eu!
Dia da Semana: Segunda - feira

Número:
07 e seus múltiplos

Cor:
Verde Claro, ou em alguns casos o branco e amarelo

Guia:
01 conta verde e 01 conta branca ou 01 amarelo e 01verde

Oferenda:
carne de porco, farinha, folhas de deste Òrìṣà, ou pipoca e 02 iapeté (batata inglesa esmagada com azeite-de-dendê, a qual se dá forma de cabaça) um com casca e outro sem.

Alguns Oriṣás Òsanyìn
cultuados entre os templo do segmento Nàgó’Kọbi:

Delé = mais novo –  (sua cor branco e verde 1 x 1)

Aroni
= mais velho – Eventual companheiro de Ossaim. Figura anã que como Saci Pererê traz sempre um cachimbo e anda de uma perna só. Compartilha com Ossaim o Axé das folhas. Ele é o responsável por causar o terror em pessoas que entram na floresta sem a devida permissão. Além de anão, possui um olho pequeno e o outro grande (vê com o menor) e tem uma orelha pequena e a outra grande (ouve com a menor). Muitas vezes Aroni é confundido com o próprio Ossaim, que, segundo dizem, também possui uma única perna. (sua cor verde)

Serebuá
= Quem guarda os segredos mágicos das folhas, ele quem recebeu o encanto

Modum
= Velho feiticeiro, quem conhece e fala com as arvores e os antigos moradores encantados das matas mágicas.

Ferramentas: coqueiro, muleta, bisturi, cágado, moedas e búzios, sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas.

Ave:
Galo arrepiado ou de pescoço pelado ou galo branco

Quatro pé:
Cabrito malhado claro


Lenda
Era filho caçula de Yemanjá e Oṣalá e, desde pequeno, vivia no mato. Tinha uma habilidade especial para tratar qualquer doença, por isso viajava pelo mundo inteiro, sendo sempre recebido com carinho pelo rei de cada tribo.
Ele recebeu de Olórum o segredo das folhas; assim, sabia qual delas curava doenças, trazia vigor ou deixava as pessoas mais calmas. Os outros Orixás invejavam o irmão, pois não tinhas esse poder e dependiam de Ossanha para ter sucesso. Ele cobrava por qualquer trabalho, aceitando mel, fumo e cachaça como pagamento para as curas que realizava. Ṣàngó, que era temperamental, não admitia depender dos serviços de Ossanha, e por isso pediu a sua esposa Oyá, Òrìṣà que domina os ventos, para que as folhas voassem em direção a todos os Orixás, para que cada qual exercesse domínio sobre uma delas.

Em meio à ventania, Ossanha repetia sem parar: “Eu eu assa!”, que significa “Oh, folhas!”. E com esse tipo de reza, embora cada Òrìṣà tenha se apossado de uma filha, Ossanha evitou que seu poder fosse atribuído entre os irmãos, pois só ele conhecia o axé de cada uma delas e o segredo de pronunciar essas palavras de maneira a conservar o poder sobre elas. Com sua sabedoria, até hoje Ossanha permanece como o rei da floresta, sendo considerado o Òrìṣà da medicina. A este Orixá pertence todas as folhas medicinais e ervas utilizadas nos rituais de Nação, por este motivo, temos um Orixá muito respeitado e cultuado em todos as Casas de Religião, podemos dizer que Ossanha possui a solução para todos os problemas relacionados a cura de enfermos, tanto material quanto espiritual. Conta uma lenda muito difundida em Cuba, que certo dia Ṣàngó se queixa a Oyá uma de suas mulheres, que somente Ossanha possuía o segredo medicinal das ervas, e, portanto todos os Orixás estavam dependendo dele na terra. Para agradar o Marido, Oyá lança seus ventos fortes aos quatro cantos do mundo, estes ventos derrubaram a cabaça de Ossanha que estava pendurada em uma árvore, quando o Orixá viu aquilo acontecer saiu gritando: "Ewé O! Ewé O!" ('Oh! As folhas! Oh! As folhas!'), só que já era tarde demais, os Orixás pegaram o que foi possível e as repartiram entre si. Este Òrìṣà não possui uma das pernas, caminha com auxílio de muletas, quando se manifesta em algum filho, este dança normalmente em apenas em uma de suas pernas.

Itan de Òsanyìn

Òsanyìn recebera de Olodumare o segredo das folhas. Ele sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes. Os outros Òrìṣà não tinham poder sobre nenhuma planta. Eles dependiam de Ossain para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas.

Ṣàngó, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e impetuoso, irritado por esta desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar a Òsanyìn a propriedade das folhas. Falou dos planos à sua esposa Oyá, a senhora dos ventos. Explicou-lhe que, em certos dias, Òsanyìn pendurava, num galho de Iroko, uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. - Desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias, disse-lhe Ṣàngó. Oyá aceitou a missão com muito gosto.

O vento soprou a grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.

Os Òrìṣà se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Òsanyìn permaneceu "senhor do segredo" de suas virtudes e das palavras que devem ser pronunciadas para provocar sua ação. E assim, continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto. Graças ao poder (àse) que possui sobre elas.


Òsanyìn dá uma folha para cara Òrìà
Òsanyìn, filho de Nanã e irmão de Oumarê, Ewá e Obaluayê, era o senhor da folhas, da ciência e das ervas, o Òrìsà que conhece o segredo da cura e o mistério da vida. Todos os Òrìàs recorriam a Òsanyìn para curar qualquer moléstia, qualquer mal do corpo. Todos dependiam de Òsanyìn na luta contra a doença. Todos iam à casa de Òsanyìn oferecer seus sacrifícios. Em troca Òsanyìn lhes dava preparados mágicos: banhos, chás, infusões, pomadas, abo, beberagens. Curava as dores, as feridas, os sangramentos; as desinteiras, os inchaços e fraturas; curava as pestes, febres, órgãos corrompidos; limpava a pele purulenta e o sangue pisado; livrava o corpo de todos os males.
Um dia Ṣàngó, que era o deus da justiça, julgou que todo os Òrìà deveriam compartilhar o poder de Òsanyìn, conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura. Ṣàngó sentenciou que Òsanyìn dividisse suas folhas com os outros Òrìà. Mas Òsanyìn negou-se dividir suas folhas com os outros Òrìàs. Ṣàngó então ordenou que Oyá soltasse o vento e trouxesse ao seu palácio todas as folhas das matas de Òsanyìn par que fossem distribuídas ao Òrìsà. Oyá fez o que Ṣàngó determinara. Gerou um furacão que derrubou as folhas das plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Ṣàngó. Òsanyìn percebeu o que estava acontecendo e gritou: ”Euê uassá!” “As folhas funcionam!”
Òsanyìn ordenou que as folhas voltassem às suas matas e as folhas obedeceram às ordens de Òsanyìn. Quase todas as folhas retornaram para Òsanyìn. As que já estavam em poder de Ṣàngó perderam o Àṣe, perderam o poder de cura.
O Òrìṣa-rei, que era um Òrìsà justo, admitiu a vitória de Òsanyìn. Entendeu que o poder das folhas devia ser exclusivo de Òsanyìn e que assim devia permanecer através dos séculos. Òsanyìn, contudo, deu uma folha a cada Òrìṣà, deu uma ewè pra cada um deles. Cada folha com seus Àṣe e seus ofós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais a folhas não funcionam. Òsanyìn distribuiu as folhas aos Òrìṣa para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as ervas, mas os segredos mais profundos ele guardou para si.
Òsanyìn não conta seus segredos para ninguém, Òsanyìn nem mesmo fala. Fala por ele seu criado Aroni. Os Òrìṣà ficaram gratos a Òsanyìn e sempre o reverenciam quando usam as folhas.

Òsanyìn é mutilado por Òrùnmílá
Òsanyìn vivia numa guerra não declarada contra Òrùnmílá, procurando sempre enganá-lo, preparando armadilhas, para transtorno do velho.

Um dia Òrùnmílá foi consultar Ṣàngó para descobrir quem seria aquele inimigo oculto que o atormentava, Ṣàngó aconselhou-o a fazer oferendas, devia oferecer doze mechas de algodão em chamas e doze pedras de raio, edum ará, se isso fosse feito, seria desvendado o segredo.

Ao iniciar o ritual, Òrùnmílá invocou o poder do fogo, no mesmo momento, Òsanyìn andava pela mata procurando novamente algo para enfeitiçar Òrùnmílá, Òsanyìn foi surpreendido por um raio, que lhe mutilou o braço e a perna e o cegou de um olho.

Òrùnmílá seguiu para o local onde se via o fogo e ouviu gemidos do aleijado, ao tentar ajudar a vítima, encontrou Òsanyìn, descobrindo por fim quem era seu misterioso inimigo.

Òsanyìn recusa-se a cortar as ervas miraculosas.
Òsanyìn era o nome de um escravo que foi vendido a Òrùnmílá. Um dia ele foi à floresta a lá conheceu Aroni, que sabia tudo sobre as plantas. Aroni, o gnomo de uma perna só, ficou amigo de Òsanyìn e ensinou-lhe todo o segredo das ervas. Um dia, Òrùnmílá, desejoso de fazer uma grande plantação, ordenou a Òsanyìn que roçasse o mato de suas terras. Diante de uma planta que curava dores, Òsanyìn exclamava: "Esta não pode ser cortada, é as erva as dores". Diante de uma planta que curava hemorragias, dizia: "Esta estanca o sangue, não deve ser cortada". Em frente de uma planta que curava a febre, dizia: "Esta também não, porque refresca o corpo". E assim por diante.
Òrùnmílá, que era um babaláwo muito procurado por doentes, interessou-se então pelo poder curativo das plantas e ordenou que Òsanyìn ficasse junto dele nos momentos de consulta, que o ajudasse a curar os enfermos com o uso das ervas miraculosas. E assim Òsanyìn ajudava Òrùnmílá a receitar a acabou sendo conhecido como o grande médico que é.

Como Òsanyìn descobre o nome das folhas.

Òrùnmílá dá a Òsanyìn o nome das plantas.
Ifá foi consultado por Òrúnmílá que estava partindo da terra para o céu e que estava indo apanhar todas as folhas. Quando Òrúnmílá chegou ao céu Olódùmaré disse, eis todas as folhas que queria pegar o que fará com elas ?
Òrùnmílá respondeu que iria usá-las, disse que, iria usá-las para beneficio dos seres humanos da Terra. Todas as folhas que Òrunmílá estava pegando, Òrúnmílá carregaria para a Terra.
Quando chegou à pedra Àgbàsaláààrin ayé lòrun (pedra que se encontra no meio do caminho entre o céu e a terra) Aí Òrúnmílá encontrou Òsanyìn no caminho.
Perguntou: Òsanyìn onde vai?
Òsanyìn disse; "Vou ao céu, disse ele, vou buscar folhas e remédios".
Òrúnmílá disse muito bem, disse, que já havia ido buscar folhas no céu, disse, para benefício dos seres humanos da terra. Disse, olhe todas essas folhas, Òsanyìn pode apenas arrebatar todas as folhas. Ele poderia fazer remédios (feitiços) com elas, porém não conhecia seus nomes.
Foi Òrúnmílá quem deu nome a todas as folhas. Assim Òrúnmílá nomeou todas as folhas naquele dia.
Ele disse, você Òsanyìn carrega todas as folhas para a terra, disse, volte, iremos para terra juntos.
Foi assim que Òrúnmílá entregou todas as folhas para Òsanyìn naquele dia. Foi ele quem ensinou a Òsanyìn o nome das folhas apanhadas.

Um comentário:

  1. Me permitam contribuir.
    Pelo que tenho visto há uma certa confusão sobre Ossanyin no Djèdjè por conta das matrizes Maxi e Fon Gbe.
    Se no Maxi ele é Vòdún Ague no Fon Gbe está mais para Toy Alogue, Vòdún da família Dambirá.
    Pelo que tenho conversado com as senhoras dirigentes da Casa das Minas o processo sincrético entre o Fon Gbe e o Yorubá quase inexiste. Uma das maiores provas é Noche Sogbo - Vòdún feminino no Fon Gbe e tido apenas como masculino no Yorubá, um tipo de Sango.
    Se caminharmos um pouco mais veremos a contradição também entre Aziri Tobossi e Tobossi.
    A primeira tida como uma Osun e a segunda princesa Djèdjè ligada a um Vòdún.
    Penso que é hora de mostrarmos um pouco mais dessa riqueza multi cultural.
    Um grande abraço.

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