quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Xorokwé


Pai José Bispo dos Santos ou Bobó de Iansã veio de salvador Bahia, se não me engano e se instalou primeiro no rio de janeiro, dono do ilé - Ilê Oyá Mesan Orun.

Mais tarde ele veio para SP, trazendo como xorokwé, como era de costume sempre dizia que de osé no igba de exu do xorokwé, e assim foi que nasceu o ògún xorokwé.
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)

Saiba mais sobre o exú (orixá)
Xorokwé foi um guerreiro e feiticeiro, que devo ter lido em algum itãn de ifá, que dizia quem foi, ele se assemelha a exu. Que não é ògún, sendo que Xorokwé começou a ser cultuado como exú entre o povo do Candomblé, o exu e ògún, pois ele é extremamente esperto, bruto e malvado, ligado a torturas e sem piedade alguma. Difícil de lidar e cuidar, do tipo enquanto ògún é guerreiro e luta com honra, o vodun xorokwé, não tinha isso, ele passaria por cima de todos e tomaria as medidas conforme quisesse sem levar em consideração trazer escravos, mataria a todos da pior forma possível, do tipo sangue nos olhos.
Para ter ideia da sua personalidade, se não lhe agrada o que lhe foi ofertado ele pune seus filhos com desgraças.

Sua cor é azulão com vermelho.
Por isso pouco mexiam com ele, por falta de maior esclarecimento quem sabe ele pulou do jeje mahi para angola, sendo cultuado como orixá dentro da angola e mais tarde no ketu.Hoje ele é cultuado na angola e ketu como todos sabem, um meta - meta, mas sua origem é outra.
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)

Um comentário:

  1. Meu Prezado,
    Sòhòkwè ou Xorokê nunca foi cultuado como exu pelo povo Jeje Mahi. Este Vodun é filho de Mawu e Lissá, estáligado ao fogo e aos voduns Kavionos e também é aquele que fica no portão das casas Jejes, juntamente com Legba e Ayizan, esta mistura com exu e Ogun quem fez foi o povo Ketu e Angola, mas veja que as casas tradicionai julgam este ato e não concordam com Xorokê dentro de casas que não Jeje.

    http://ocandomble.wordpress.com/2011/04/30/vodun-sohokwe-xoroque/

    http://hunkpameayinon.wordpress.com/category/voduns-guardioes/
    Cordialmente, Hùngbónò Charles

    ResponderExcluir

TIKTOK ERICK WOLFF