quarta-feira, 11 de abril de 2012

Kamuku National Park


PARTICIPATORY SURVEY AND CONSERVATION OF ENDANGERED
SAVANNAH ELEPHANTS OF KAMUKU AND ITS ENVIRONS, NIGERIA
BEING A FINAL PROJECT REPORT


De AMUSA, Tajudeen Okekunle

Tradução online

 
Erick Wolff8
12/04/2012


Este trabalho tem a importante finalidade de demarcar a existência e localização do Parque Kamuku,  desta forma tornando possível a ligação do povo Kamuku e os Iorubá com o Rei da raíz Kanbina da cultura Afrosul, veja a tradução online d
o material.

Kamuku National Park
(KNP) situado em Birnin
Gwari no Estado de Kaduna, Noroeste da Nigéria. Sua posição geograficamente situado na longitude 100 451 N e latitude 060 301 E que cobre uma área estimada de 1.120 km2. Originalmente foi nomeado como Birnin Floresta Autoridade Gwari Native Reserve em 1936, porem em Maio de 1999, foi promovido ao status de Parque Nacional.

KNP possui solos rasos lamosos, ferruginosos e argilas com áreas da interposição de laterita. Grande parte do terreno é plano, aumentando gradualmente para leste para o Gwari Birnin Ridge (com a maior altitude de cerca de 610m), que faz parte da fronteira leste. Dotado de uma leve inclinação de 380m ao redor do rio Mariga vale no limite sul-ocidental. A precipitação anual na área milímetros média 1150 com o período chuvoso que ocorre entre Maio e Outubro. Faixas de temperatura entre 250C-350C na maior parte do ano, com umidade geralmente elevada. A vegetação é caracterizada por ambos territórios da Guiné e alguma transição da Savannah do Sudão, representando um dos melhores blocos restantes do Sudão da Guiné, com a vegetação de cerrado, numa extensa área protegida do país.

KNP é uma das mais importantes áreas da Biodiversidade da Nigéria de uma riqueza invejável. Pequenas populações de elefantes Loxodonta africana, antílope, eqüinos,  que circulam no Parque, assim como pequeno número do leão Panthera leo. Focando a gestão para a maior parte dos esforços para proteger a fauna do Parque aos mamíferos de grande porte.

Históricamente, o Parque possui certo significado cultural com duas grandes tribos, o Gwaris e os Kamukus. Tradicionalmente, os dois povos são originalmente agricultores, com minoria caçadores sendo pastorais, artesãos especializados, tecelões, fabricantes de cerâmica e ferreiros.

Possuindo bolsões de
outras tribos, como o Hausa, Fulani, Iorubá, Ibo, Kataf, Kanikon, Jaba, Marwa e Kogoro considerados colonos na região. [grifo nosso]

Poucos
agora trabalhar no setor moderno, incluindo público e privado organizações. Vários assentamentos formam as comunidades de apoio da zona do Parque com uma população estimada de 30.400 habitantes (KNP, 2010). As principais ameaças atividades de conservação são a caça ilegal, criação de gado e uma falta de gestão plano desde sua criação em Maio de 1999 (Ezealor, 2002) *.

Kamuku Parque Nacional é colocado em World Conservation Union (IUCN) Gerenciamento de Categoria II, ou seja, Área protegida especialmente para o ecossistema proteção e recreação.
Mapa de localização;
https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=%22longitude+100+451+N+e+latitude+060+301%22&client=firefox-beta&ie=UTF-8


Bibliografia

PARTICIPATORY SURVEY AND CONSERVATION OF ENDANGERED
SAVANNAH ELEPHANTS OF KAMUKU AND ITS ENVIRONS, NIGERIA
BEING A FINAL PROJECT REPORT
AMUSA, Tajudeen Okekunle

SUBMITTED TO

FFORD SMALL GRANTS FOUNDATION
(FOR NATURE CONSERVATION)
www.ruffordsmallgrants.org
Pág 12

Um comentário:

  1. O detalhe é que os Kamuku foram colonizados também por Iorubás ...

    ResponderExcluir