quarta-feira, 27 de março de 2013

REFLEXÕES SOBRE IFA PUBLICADAS PELO BABALAÔ IFAGBAYN AGBOOLA:


Luiz L. Marins

27/03/2013


------------------
Resumo do debate
Leia aqui

----------------

O babalaô Ifagbayn Agboola publicou em seu site algumas informações interessantes, até certo ponto verdadeiras, mas de filosofia discutível.
 
Devido ao teor e o tom da forma como foram apresentadas, julguei oportuno emitir opinião, tomando por base “as mesmas fontes” por ele citadas. 


Vejamos:

[...]

E muito fácil identificar que a origem do culto de ifá, em nada tem haver com a religião tradicional yoruba ... A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas...

Não, o culto de Ifá é iorubá.
O que não é ioruba são os sinais geomanticos, que existem em toda a África oriental, e deram origem a diversas formas oraculares, cada qual adaptada ao sistema religioso local, e no caso dos iorubas, o Ifá. 
Sobre estes sinais geomanticos, até hoje não há informação segura sobre suas origens, se africanas, árabes ou chineses. É verdade sim que tem muita semelhança com o I ching, mas o Ifá tal qual existe na Iorubalandia, não existe nem entre os árabes, nem entre os chineses, pois seus similares não possuem os versos e iniciações sagradas, tal qual existem na religião tradicional ioruba.

 

A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas... Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano

Nestas duas frases, separadas no texto original, mas aqui confrontadas para estudo, verificamos uma completa e total contradição do autor, que compromete, e leva ao descrédito todo o texto publicado.

 

O culto à ifá é exclusivo, independente e superior aos demais ... Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais ...


Não, ele pode ser independente, mas não é superior, pois também é um culto Orixaísta (que queira, quer não) uma vez que sem a colaboração de alguns Orixás, Ifá nada realiza.
Ifa depende totalmente do poder do Orixá Exu. Os mitos mostram isso. Ifa não tem poder para criar nada. A criação é um poder exclusivo de Obatala dado por Olodumare.
A qualidade principal de Orunmila é o conhecimento e a sabedoria para aplica-lo, mas não o poder. Por isso, é tão importante quanto ... mas não superior.
O culto de Obatala tem a mesma importância que o culto de Orunmila. Vale lembrar que quem plantou a palmeira no mundo foi Obatala, conforme o mito da criação deste. Sem este ato de Obatala, o culto de Ifa não existiria, ou usaria outro elemento como instrumento divinatório, mitologicamente falando.
Segundo Samuel Jonshon, em History of the Yorubas, o culto de Ifá teria sido introduzido na Iorubalandia somente após muita resistência (e mortes), pois os nativos nagôs negavam a deixar de cultuar seus Orixas ancestrais, para cultuar sementes, segundo Jonshon.
Mesmo antes da introdução do Ifá entre os iorubas, a pratica oracular já existia (Bascom, Sixteen Cowries) através do uso natural do obi, oraculo simples, mas que sobreviveu nas Américas.
Se a geomancia não é africana, como dizem alguns, o obi, por sua vez, o é, sendo também utilizado no Ifá, que o adotou.
 [...]



CONCLUSÃO:

Embora verdadeiras algumas outras afirmações que não coletei aqui, mas que constam no site, o teor da publicação mostra prepotência, arrogância e preconceito.
Parece-nos que autor não soube separar a diferença entre estudar as origens da geomancia, versus, estudar as origens do Ifá. Sugiro ao babalaô rever o post, pois tais afirmações não são dignas do cargo sacerdotal que ocupa.


Fonte:

Anexos:
·      Texto sobre geomancia (francês)
·  La Origene Musulmane de La Geomancie de les Dahomey

----------------------------------

Direito de resposta; BABALAÔ IFAGBAYN AGBOOLA



Esclarecimentos 
TEM LOUCO PARA TUDO 
Peço desculpa a os leitores do nosso blog, mas precisamos responder aqui algumas criticas, esclarecendo algumas questões que certamente foram divulgadas pretende prejudicar diretamente o nosso trabalho.
 
 Algumas pessoas frustradas que se imaginam cultas, mas que na verdade não demostram capacidade para interpretar um texto, não deveriam se arvorar como escritores, isso certamente cria uma confusão para os leitores prejudicando assim o entendimento.

O senhor Luiz qualquer coisa, não é um sacerdote é um pretenso escritor, frustrado pelo insucesso, é um doente, precisa se tratar deve procura um psiquiatra, que o ajude a entender os complexos que atormentam a sua mente doentia.

Eu não tenho culpa se ele não tem a quantidade de neurônios que imagina.
Além disso, o senhor Luiz s qualquer coisa  precisa urgentemente de óculos.
No texto mencionado por ele  consta  a  seguinte frase  que identifica a autoria dos textos pesquisados por nós...

 *** (Existe uma confusão, entre a realidade e as lendas, isso é comum em todas as culturas, no inconsciente coletivo fica gravado ao longo do tempo, as imagens de mais fácil assimilação, o texto abaixo, identifica, baseado em obras dos mais renomados autores yorubanos e europeus, que pesquisaram sobre a religião yoruba).


 para a identificação dos escritores e a leitura na integra que facilmente explica o que ele identifica como sendo total contradição do autor, esse  senhor é burro, louco ou quer me prejudicar.
 
O fato de ignorar essas referencias no texto identifica o senhor Luiz como alguém  que usa de má fé, ele  certamente esconde as verdadeiras intenções, que podem ser explicadas por um problema psiquiátrico.

O fato de fazer uma critica a pessoa do Babalawo Ifagbaiyin, excluindo os autores como fica  aqui identificado e analisando uma parte do texto em separada, resulta em uma agressão e caracteriza uma total falta de entendimento, indicando a necessidade de um tratamento médico urgente.
 
Vejamos a bibliografia ignorada por esse senhor:

NOTAS
1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.

2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).

3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).

4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.

5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
6 - Epega, 1987.

7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger, 1981).

Texto original indicado no blog como referencia é  identificado pelos autores deixando bem clara a fonte de pesquisa esse texto não retrata a opinião do Babalawo Ifagbaiyin como pode ser confirmado em leitura do texto na integra.

Segue o texto e os esclarecimentos ignorados.

IFA

A ORIGEM DO CULTO.

Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais, com cargos sacerdotais e liturgia próprios.
 
Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano, desde a Nigéria Ocidental até o Baixo-Togo onde ocupa uma região que se estende até a fronteira do antigo Império do Dahomé além de todos os países pertencentes à etnia ioruba. Sabe-se, porém, que não chegou ao conhecimento dos povos bantu do Sul da África, que possuem um outro sistema de adivinhação denominado "N’Gombo"1.
 
Ifé, aqui citado como região de origem do culto de Orunmilá não pode, todavia, ser confundido com a cidade de mesmo nome localizada no Sudoeste da Nigéria, possuindo uma conotação bem mais mística e profunda do que o de uma simples situação geográfica2.
 
Zunnõ, o informante de Maupoil anteriormente mencionado, afirmou que Ifá foi revelado através dos 16 signos oraculares principais (Odu-Meji) por Mawu ...”sobre uma pedra retangular branca instalada por Mawu em Meca... De cima para baixo (na referida pedra) estão inscritos as letras do alfabeto árabe, os 16 signos principais de Ifá e os caracteres latinos...”3
 
Meca teria sido, segundo Zunnõ, o local onde surgiu o culto, sendo daí transportado para outras regiões, tendo então se estabelecido em Ifé, onde foi criado o primeiro centro de estudos de Ifá e de culto de Orunmilá.
 
A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas muito mais “seguras” que uma simples declaração feita por um babalaô.
 
1 - As figuras que compõem o sistema de Ifá são perfeitamente iguais às que compõem um sistema divinatório de origem oriental denominado “Geomancia Árabe”, muito usado também na Europa onde, após as devidas adaptações culturais, recebeu o nome de “Geomancia Européia”4.
2 – Em todos os procedimentos do oráculo de Ifá, tudo é feito, escrito, lido e interpretado da direita para a esquerda, maneira adotada pelos árabes para escrever, ao contrário da forma ocidental.
3 – Em Madagascar existe um sistema de adivinhação denominado “Sikidy” que não tem qualquer relação com Ifá, embora utilize signos de configurações idênticas aos Odus de Ifá. Segundo se afirma a introdução do sikidy em Madagascar foi feita por imigrantes de origem semita que falavam e escreviam em árabe. Este fato nos leva a concluir que Ifá e o Sikidy possuem uma origem comum: a Geomancia Árabe.
4 - A palavra “fá” usada pelos fon da mesma forma que “Ifá” pelos nagôs e “Afã” pelos minas do Togo pode ser encontrada no idioma árabe onde significa “sorte”, “augúrio”5
5 – Na Pérsia nos séculos VIII e IX, ou seja, na florescência da cultura iraniana, a Geomancia era matéria ensinada em Universidades célebres como a de Bagdá e estudada pela elite intelectual da época. Foram os sábios formados nestas mesmas universidades que, junto com a filosofia e a ciência adquiridas, levaram a Geomancia à Alexandria, ao Cairo, ao Sudão e à Europa, tendo aí como porta de entrada a Espanha, onde a influência da civilização árabe ainda hoje é notável.
É Epega, o africano, quem afirma:
“...Os símbolos Odu são muito antigos. Eles originaram de Orunmila em Ile-Ife. Sinais similares parecem ter sido usados no Egito (anteriores pelo menos a 3.000 aC). em Trípoli, Senegal, Futa, os Estados Hausa e outros lugares na África. E a este respeito nós não conhecemos mais do que nossos ancestrais que disseram que Ile-Ife foi o lugar onde as pessoas pela primeira vez conseguiram a luz de seu conhecimento...”6
Para fechar a questão destacamos, da obra de Frikel, a seguinte afirmativa:
“Ifá pertence ao Mussurumi e é verdade que, como demonstram Trautmann e Maupoil, a adivinhação de Ifá parece ser de origem muçulmana”7.

NOTAS
1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.
2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).
3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).
4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.
5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
6 - Epega, 1987.
7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger,
1981).
O senhor luiz qualquer coisa não é iniciado, então desconhece os procedimentos de um Babalawo, isso fica claro quando ele afirma que o Sacerdote de Ifá precisa de vários Orisas para fazer o seu trabalho, esquece ele que um orisa nasce de um Odu.
Em suas declarações ele demonstra um total desconhecimento de nossa religião ele confunde lendas com  a realidade, chegando ao ponto de dizer que Obatala criou a terra, em uma visão desinformada e  sincrética o senhor luiz demonstra que precisa fazer uma limpeza em suas estantes, esse senhor deve jogar fora os livros por ele usado como referencia.
Todo metido a esperto precisa estudar muito,lhe indico uma leitura sadia:
 A história da criação

Por SOLAGBADE Popoola

No início, que significou o fim. Foi o começo do começo e do princípio do fim. Era o início da existência eo fim do nada. Tudo começou de forma esporádica, mas gradual. Tudo começou em uma época que era atemporal. Tudo começou de uma forma que era em si mesmo sem forma. Tudo começou com um Ser que não pode ser descrito com qualquer adequação. Este Ser não é nem um "ele", nem um "ela". O Ser é nem humano, nem sobre-humana. Não tem nem carne nem sangue. Não tem água. Ele existe em um bthat corpo é em si mesmo sem corpo. Ele é o espírito universal do universo.  Esse é o Ser que começou o universo do nada. Não é do vazio como algumas pessoas dizem, porque é algo próprio vazio. O universo começou do nada, absolutamente nada . O espírito universal que começou o universo é conhecido e tratado como Akamara . 

No corpus de Odu Ifa em Osa Gunleja (Osa Ogunda) , Ifa afirma que existem cinco fases de criação antes da existência do universo, especialmente no planeta Terra pode alcançar o estágio de perfeição. É a quinta etapa do exsistence que é o último. Neste Odu, Ifa diz:

Iri tu tu wili wili

Iri tu tu wili wili

Iri tu wili-wili

Koo tu Reke-Reke

Dia divertido Origun

Ti nlo s'eda ibu orun ati sim ni'gba ijinji

Iri tu tu wili wili

Iri tu tu wili wili

Iri tu wili-wili

Koo tu Reke-Reke

Dia divertido Olu-Iwaye

Ti nlo p'ero si ibu orun ati sim em kutukutu owuro

Iri tu tu wili wili

Iri tu tu wili wili

Iri tu wili-wili

Koo tu Reke-Reke

Dia divertido Baba-Asemuegun-Sunwon

Ti nlo yan ipa divertido ibu orun ati sim ni'gba Iwase

Iri tu tu wili wili

Iri tu tu wili wili

Iri tu wili-wili

Koo tu Reke-Reke

Dia divertido Olofin-Otete

Ti yoo tuu iwa wa si'le aye

Ni'jo para nlo gba ado iwa l'Owo Olodumare

Ni'jo ti ganhou yoo tu iwa s'aye

Horo eepe kan soso

O wa di agbon eepe kan

Agbon eepe kan lo da aye

Iri tu tu wili wili

La fi da aye

Oun la bu da ile

Ki ira susu o waa su piripiri

Ire gbogbo wa d'asuwa

Origun eis bi Olu-Iwaye

Olu-lo Iwaye bi Baba Asemuegun-Sunwon

Baba Asemuegun-lo Sunwon bi Olofin Otete

Olofin Otete eis ru agbon eepe wa sile aye

Olofin Otete gbe agbon eepe da Ile-Ife

Ire gbogbo wa d'asuwa

Sikan ni mogun

Agiriyan ni Morere eerun

Asuwa ni Morere eeyan

Asuwa da Aye

Asuwa da Orun

Asuwa da sile

Asekun-Suwada ni'gba iwa um se

Asekun-Suwada nigba iwa uma arma

Asuwada ni'gba iwa um ro

Irun pe susu ganhou gb'ori

Irun agbon pe susu ganhou uma ojontarigi di

Omi pe susu ganhou uma Okun d'

Odo pe susu ganhou um osa d'

Igi pe susu, ganhou um di'gbo

Eruwa pe susu, ganhou um odan d'

Irawo pe susu, ganhou um gb'orun

Agbon pe susu f'owo t'ile

Ita pe susu bo'le

Giri-giri o bronzeado ni'le ALADI

Giri-giri o bronzeado l'agiyan eerun

Asuwa ni t'oyin

Asuwa ni t'ado

Asuwa l'eeran nhu ni'nu oko

Asuwa ni ti osusu Owo

Asuwa l'eeran nhu ni'nu ahere

Asuwa ni ti Elegiiri

Opô eniyan tii la um ep l'ogun

Asuwa laa b'odan

Asuwa l'esu fii je'ko

Asu opo suu laa ba yindinyindin ni'nu ile e ganhou

Asu opo suu laa ba yaya l'agiriyan

Asuwa opo suu laa ba ikan ninu ogan

Asuwa opo suu la ba ekunkun l'eti omi

Asuwa opo suu laa ba labelabe l'odo

Asuwa opo suu laa ba oore l'odo

Asuwa opo suu laa ba lamilami

Ovelha adosusu kii duro l'oun Nikan

Asuwa opo suu laa ba ebe

Asuwa opo suu laa ba Igi Erimi

Asuwa opo suu laa ba eja egbele l'Okun

Asuwa opo suu laa ba egungum

Akaraba egungum

Bo ba si je l'odo

Gbogbo eja ni te lee

Alasuwada mo ser oo

Ki o correu iwa susu wa

Ki o ko ira gbogbo wa ba mi o

B'ori kan ba sunwon

A ran IGBA o

Ori-Origun Aseda sunwon

O correu milhas

B'ori kan sunwon

A IGBA ran

Ori milhas para sunwon

Lo correu yin

Ori i yin para sunwon

Lo correu milhas

B'ori kan ba sunwon

A IGBA ran

                                                -Osa Ogunda

Tradução

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu continuamente

E ser tão grande em toda a extensão

Estas foram as declarações de Ifá para Origun

Ao ir para coordenar a criação da imensidão do Universo

Na aurora do tempo

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu continuamente

E ser tão grande em toda a extensão

Também foi declarado para Olu-Iwaye

Quando vai para acalmar e pacificar a gostosura do universo

Na aurora da vida

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu continuamente

E ser tão grande em toda a extensão

E também declarado para Baba Asemuegun-Sunwon

Quando vai para atribuir funções e ordem

Para a vastidão do universo

No início da criação

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu rapidamente

Que o orvalho explodiu continuamente

E ser tão grande em toda a extensão

E também declarado para Olofin Otete

Quem iria dirigir o barco da existência na terra

Quando ele estava indo para recolher a cabaça mini destino de Olodumare

Quando o queria dirigir o barco da existência na terra   

Um grão de areia

Metamorfoseado em uma cesta cheia de areia

Um cesto cheio de areia foi usado para criar a terra

Deixe o orvalho estourou rapidamente

Esse foi o comando usado para criar o universo

Também foi usado para criar as terras

Para que o agrupamento de bondade e de bem-estar deve reunir doravante

Toda a bondade eo bem-estar cluster, em seguida, em harmonia

Origun gerou Olu-Iwaye

Olu-Iwaye gerou Baba Asemuegun-Sunwon

Baba Asemuegun-Sunwon gerou Olofin-Otete

Foi Olofin Otete que carregava a cesta de areia para a terra

Olofin Otete criou a terra de Ife (para habitação)

( Olofin Otete-Um nome primordial para Oduduwa )

Na verdade, toda a bondade e bem-estar tornou-se agrupar em harmonia

Sikan ni mogun (Sikan são minúsculos insetos pequenos cobrir brilho Ogun)

Um formigueiro é a morada para Formigas

Grupos de seres humanos se agrupam

As criações dos planetas eram manifestas em clusters

Da mesma forma que dos céus

A totalidade das criações em conjunto começou desde o início do tempo

Aglomerado cabelo humano juntos e situar na cabeça

Aglomerado humano barba juntos e transformar grossa e peluda

Gotas de água aglomerado juntos para tornar mares poderosos

Brooks agrupar para se tornar lagoas

Árvores se agregam a tornar-se floresta

Moita gramíneas juntamente se uma terra de cerrado

Estrelas se agrupam e situar nos céus

Hornets agrupar a residir na parede de uma casa

As formigas vermelhas se agrupam no chão

O ninho de insetos ALADI nunca é desprovido de ocupantes

Um formigueiro nunca é vazia de Formigas

Abelhas cluster como enxames

Ado cluster como enxames

Gramíneas Eeran crescer em grupos na quinta

Elegiiri geralmente voam em bandos

Um grande número de pessoas que se deslocam em conjunto é um exército

Banyan plantas são encontradas em tufos

Esu, gafanhotos devoram as plantas em pragas

Vermes são encontrados agrupando juntos em sua morada

Yaya insetos são igualmente encontrados agrupados em Formigueiro

As formigas brancas são encontrados agrupados em grande formigueiro

Ekunkun também são encontrados agrupados na água

Oore plantas são encontradas em grupos na beira do rio

Libélulas mover-se em pragas

Adosusu planta não cresce em solteiros, mas em tufos

Um monte de terra para o plantio é visto em grupos

Peixe Akaraba

Quando se alimenta na água

Todos os outros peixes vão segui-lo em massa

Lo, o fabricante deste perfeita ordem, Alasuwada, peço-vos

Por favor, envie um conglomerado de essências boas

E trazer bênçãos abundantes e ira para mim

Se um Ori é bom

Ele vai estender-se a outros 200

O Ori de Origun o criador é abençoado

E isso me afeta positivamente

Se um Ori é abençoado

Ela estende-se a 200 outros

Meu Ori que é abençoada

Tem afetado positivamente

Seu Ori que é abençoada

Tem igualmente afetados me positivamente

Se um Ori é abençoado

Vai afetar 200 outros.

Neste Odu Ifa explica a sequência da criação do universal como se segue:

Fase 1: O surgimento de Akamara no universo e na aurora da vida está envolta em mistério. Assim que de acordo com a Akamara emergiu Osa Gunleja, a primeira coisa que Akamara criado era um grão de areia. Ele soprou seu hálito forte para o grão de areia e é, antes de tudo desenvolvido em uma cesta de areia e da cesta de areia, gases quentes em forma de orvalho começou a escorrer para fora com uma forte explosão por um período incontável de tempo. O universo inteiro foi engolida nestes gases e orvalhos. Não havia nenhuma matéria física ou líquido em exsistence naquele período. Os gases e orvalhos são partes integrantes do Akamara. A potência de todo o universo hoje é apenas o fôlego de Akamara. A implicação disso é que tão vasto e poderoso como o universo é, é apenas uma parte infinitesimal de Akamara, o espírito universal do universo, que surgiu a partir da respiração do Ser!

A segunda tarefa foi a criação de um outro Ser universal que pode ser chamado de uma maior Irunmole para iniciar o processo de coordenação dos gases e orvalhos como escorrer para formar as estrelas. Esta maior Irunmole é conhecido como Origun . Foi assim que as estrelas foram criadas em várias formas e tamanhos. A formação de estrelas, que Origun foi dada a tarefa de fazer continua até este dia. A expansão de solidificação e formação de gases e orvalhos em estrelas é um processo contínuo desde a aurora da vida até hoje a atribuição que Akamara deu a Origun continua sem fim. Esse foi o trabalho que foi realizado no estágio 1.

Fase 2: 

A solidificação de gases e orvalhos em estrelas e outros corpos celestes trouxe um outro desenvolvimento. Descobre-se que este estrelas e outros corpos celestes eram muito quente e não seria capaz de cumprir a missão que Akamara projetado para eles. Estas estrelas necessário para arrefecer a partir da sua temperatura ultra-elevada para uma temperatura normal. Foi também percebeu que as estrelas solidificar muito rapidamente se a temperatura foi menor. Esta foi a razão pela qual Akamara criou outro Ser superior para esfriar a temperatura nas estrelas e outros corpos celestes, O nome deste ser superior é Olu-Iwaye Sendo um espírito universal, Olu-Iwaye sucedido nesta tarefa, tornando assim possível para as estrelas para solidificar muito rapidamente.



Fase 3:

Assim como as estrelas e outros corpos celestes haviam sido estabilizados através da atribuição a ser realizada por Olu-Iwaye , a criação do universo mudou-se para a terceira fase. Nesta terceira fase, muitas coisas aconteceram. A primeira coisa foi a criação de um outro super-Irunmole chamado Baba Asemuegun Sunwon .

 Descobriu-se que as estrelas e outros corpos celestes criados naquele tempo não tinha padrão de movimento particular. Isso fez com que as estrelas colidem e bater em um outro. A queda resultou em explosões poderosos. A função deste Irunmole era basicamente para fazer todos os corpos celestes para rodar de forma anti-horário, a fim de parar o que chama de Ifa "A guerra das estrelas".   quando isso foi feito, as estrelas e outros corpos celestes parou de bater em outro . 

Este foi ainda reforçada fatos em uma estrofe em Ogbe Òfún onde Ifa diz:

Ota Agidi

Gbongbo Agidi

Agidi gbongbo ni je laarin Apata

Adifa divertido Irawo saasaa

Ti nse Ologun lalade orun

Kogun ma ja waa o

Irawo saasaa

Ogun o JORUN

Tradução

A rocha teimosa

E a raiz teimosa

É a teimosia da raiz, que lhe permitiu viver no meio do rock

Ifa mensagem para as estrelas cintilantes

Quem eram os guerreiros do céu

Nós não podemos ser vítimas de guerra

As estrelas cintilantes

Não há guerra no céu

Nesta estrofe, Ifa descreve as estrelas como guerreiros do céu. A atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon era assegurar que não houve guerra no céu. Essa foi a missão que ed Baba Asemuegun Sunwon vinha fazendo de vez em memorial até hoje. O padrão de rotação anti-horário que todas as estrelas e outros corpos celestes seguem hoje são obra de ed Baba Asemuegun Sunwon .

Baba Asemuegun Sunwon também criou planetas e outros pequenos corpos celestes das estrelas. Foi assim que todos os planetas do universo foram criados a partir das estrelas. Este trabalho de Baba Asemuegun Sunwon continua até este dia de hoje. A implicação disso é que os gases e orvalhos continuam a escorrer até este momento. O resfriamento e solidificação dos gases e orvalhos para se tornar estrelas continuam até hoje. Formando planetas e outros menores celestial das estrelas continuam até hoje. Assim como as obras de Origun e Olu - Iwaye , a atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon continua até hoje. As atribuições destes Irunmole grande superior vai continuar ad infinitum.

No nosso sistema solar, que é a nossa própria estrela, Baba Asemuegun Sunwon criou sete planetas no início. O sistema solar, especialmente terra do planeta, foi entregue a uma mulher Irunmole maior chamado Aye . (Deve-se notar que no entanto Aye não é parte do Irunmole 401 que viajava do céu à terra e volta para o céu). O planeta Terra foi " a casa de Aye "- o que significa 'Ile Aye' e não ' Sim ' , como muitas pessoas erroneamente referem-se a ele.

Para atender o sistema solar, Akamara criou 801 Irunmole. A atribuição principal destes Irunmole é ver o desenvolvimento, a paz, a harmonia, o progresso ea sustentação do sistema solar. 

Aye estava no planeta Terra sozinho e solitário. Esta foi a razão pela qual Aye procurou o serviço de um dos 801 Irunmole então conhecido como 'Forankun kan soso Owu' cujo nome foi mais tarde conhecido como Orunmila para vir e fazer a consulta Ifá para ela. Neste período de tempo, não havia tal coisa como Ikin, Opele ou Iyerosun . Por uma questão de facto, não havia nenhuma planta ou animal no planeta. Quando Fo n rankun kan soso Owu chegou, ele disse Aye para colocar a palma da mão no chão. Fazendo isto, o Odu Oyeku Logbe apareceu no terreno. Neste Odu, Ifa diz:

Fonrankun kan soso OWU

Awo Aye Aye eis divertido dia

Sim nbe Loun Nikan soso girogiro

Ebo ni ni ko ganhou waa si

Tradução

Fonrankun kan sos OWU

O Awo de Aye, lançou Ifa para Aye

Wyen Aye estava vivendo uma vida solitária

Ela foi aconselhada a oferecer ebo

Forankun kan soso OWU, nay Orunmila disse Aye que ela pediu para consulta porque ela estava se sentindo solitário e sem companheiro em sua casa. Ela foi informada de que um outro Ser que seria maior do que a sua e até mesmo Irunmole o 801 que são designados para cuidar do sistema solar em geral e do planeta terra em particular, logo aparecem. Ela foi aconselhada a oferecer ebo. Ela obedeceu. O conteúdo do material ebo não é por essa ocasião.

 A coisa importante sobre o ebo que foi oferecido foi que no dia 303, um Ser, Todo-Poderoso e Ser, surgiu a partir do vaso onde os materiais foram colocados ebo. O pote foi trazendo arco-íris ao longo dos 303 dias. O poder, o poder, a força, a influência ea autoridade deste Ser todo-poderoso era totalmente irresistível. Ambos Aye e Forankun kan soso OWU inclinaram suas cabeças em súplica para este ser. 

Qual é o nome que esse Todo-Poderoso como seria chamado? O nome era "Olodu-Ikoko ti ntan Osumare" significado -'' o proprietário do pote que traz a luz do arco-íris ". Este nome foi mais tarde abreviated a Olodumare , o Todo-Poderoso. 

Assim que Olodumare emergiu na cena, consulta Ifá foi realizada. Assim como Aye , Olodumare colocou a palma da mão no chão eo Odu Idin Aisun (Odi Irosun) foi revelado. Neste Odu, Forankun kan soso OWU explicou que em todo o sistema solar, não sendo iria comandar tanto poder, força, energia, autoridade ou influência como Olodumare .  Forankun kan soso ow u também afirmou que Olodumare não teria filho e faria não ser capaz de dormir ou cochilar nem por um momento. Neste Odu, Ifa diz:

Olosun idi l'omode nda

Omode kekere kii da Idin Aisun

Idin Aisun Ifa kifa

Dia divertido Olodumare Agotun

Oba um t'eni ola legelege f'ori s'apeji

Ni kutukutu owuro

Ebo ni ni ko ganhou waa si

Olorun nsunkun

Omo araye sebi ojo eis ro

Ekun Omo Olorun l'nsun o

Tradução

Olosun Idi é para a criança

Idin Aisun não é para uma criança

Idin Aisun é um Odu delicado

Estas foram as declarações de Ifá para Olodumare Agotun

Aquele que espalhou o tapete de honra sobre o mar

Na aurora dos tempos

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

O céu chora

Os seres humanos confundido com chuvas

É a questão da falta de filhos que os céus estão chorando

Este Odu deixou claro que Olodumare não consegue dormir e ele não pode gerar qualquer criança de sua autoria. Em vez de Olodumare para gerar qualquer criança, ele normalmente derramar lágrimas de chuva que o torna possível para todos os seres da terra para gerar filhos e se multiplicar. 

Olodumare ordenou a Irunmole 801 a sua presença. Ele dividiu-os em três grupos - 200 Irunmole permanentemente no lado direito de Olodumare, 200 permanentemente em seu lado esquerdo, e os restantes 401 viagens ida e volta do céu para a terra. 

Assim que este foi concluído, a atribuição de povoar o planeta Terra começou.  Olodumare enviou Ogun , o Irunmole encarregado de metais e criatividade, o arquiteto matéria, suveryor, planejador e pathfinder vir do céu à terra, a fim de tornar o mundo habitável. Quando Ogum estava vindo, ele veio com outro Irunmole como Ija e Òsóòsì . Eles trouxeram muita madeira e varas do céu para o planeta Terra. Quando eles começaram a sua missão, eles não tinham nada para comer. Em pouco tempo, a fome em conjunto e eles começaram a comer a madeira e varas que eles trouxeram. Isto não podia sustentá-los em tudo, porque a paus e provou ser intragável. Isso fez com que eles voltem para o céu para relatar sua falta de Olodumaré . 

Em seguida, Olodumare enviou Obatalá para vir e tornar o mundo habitável.  Obatalá trouxe muita água junto. Ele também veio com Irunmole outro como Alaaanu, Oloore, Sungbemi, Magbemiti, Losootoro, Eroko, e Larogbe.   Eles começaram o trabalho, mas em pouco tempo, eles também perceberam que a água só não podia sustentá-los no planeta Terra. Eles voltaram a Olodumaré denunciar o seu fracasso. 

Depois disso, Olodumaré enviou Orunmila para vir e fazer a terra planeta habitável para os outros seres. Quando Orunmila estava prestes a partir, ele foi para a consulta Ifá na casa de um grupo de awo chamado Agba dudu Orimo.   Durante a consulta Ifá, Eji Ogbe foi revelado. Neste Odu Ifa diz: 

Agba dudu Orimo

Dia divertido Orunmila

Baba nlo se ile aye

Nigba ijinji

Ni kutukutu owuro

Ebo ni ko ganhou waa si

O gb'ebo o Rubo

Tradução

Agba Dudu Orimo

***Lançaram Ifa para Orunmila

Quando vai fazer a terra habitável

No início

Na aurora do tempo

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele obedeceu

O grupo de Awo disse Orunmila tudo o que seria necessário para levar com ele para ter sucesso em sua missão. Alguns dos itens importantes que foi dito era para trazer sementes e alimentos. Eles também lhe disse para usar a madeira ea água que Ogun e Obatalá já tinha trazido.  Orunmila ofereceu seu ebo e trouxe todos os materiais indicados pelo grupo de Awo no céu. Orunmila foi bem sucedido em fazer o planeta habitável para os outros seres. Como resultado do que aconteceu naquele momento particular no tempo, Olodumare deu o nome de Ogun "Baba Jegi-jegi", o comedor de madeira, ele deu o nome de Obatalá "Baba Mumimumi", o bebedor de água, e deu Orunmila o nome de "Baba Jeun-jeun ", o comedor de alimentos. Estes atos ainda acontecem até hoje. Sempre que acordar de moning, vamos lavar a boca com tanto varas de mastigação ou escovas. Após isso, vamos lavar a nossa água mouthswith. Também vamos levar nossos banhos com água. Após isso, vamos comer a nossa comida. Este é um reconhecimento dos trabalhos realizados por Baba Jegi-jegi, Baba Mumi-mumi e Baba Jeun-jeun.

Durante este período de tempo, apenas 6 potes existiu no planeta em que a água foi localizado. Orunmila começou a cultivar a terra e as sementes plantadas. A primeira planta para germinar era uma planta chamada Tete-Abalaye, que em Ifa é a planta mais sagrada do mundo.

Quando o planeta estava pronto e tinha água, plantas, animais, etc Olodumare enviados para o planeta cerca de seres chamados Eniyan para que pudessem viver com Aye permanentemente. Estes seres por muito tempo viveu em harmonia com Aye no planeta, mas como o tempo passou, começaram a destruir o planeta e outros planetas. Eles foram corrompidos por causa dos amplos poderes esotéricos e espirituais que eles possuíam.  Olodumare então ficou irritado e após dar-lhes muitas chances de mudar seu caráter, que eles ignoraram, Olodumare finalmente decidiu removê-los todos. Isto é, quando Olodumare ordenou que as águas que estavam debaixo da terra no mundo a subir e afogar a Eniyan . Os seis potes mais tarde se tornou seis oceanos do mundo. Todas as águas com Olokun e Olosa formado mais de três quartos da superfície do mundo. Muitos dos Eniyan tentou fugir e salvar-se. Alguns subiu para as montanhas mais altas do mundo, outros se esconderam nas cavernas, e outros subiram para os buracos de árvores etc Alguns destes Eniyan sobreviveram. Em outras palavras, nem todos eles morreram. E algumas destas Eniyan ainda vivem no planeta com a gente para esta data.

Fase 4

O mundo estava cheio de água e Olodumare decidiu reconstruir o planeta.  Olodumare decidiu enviar Obatalá novamente para tornar o planeta habitável.  Obatalá aceitou o trabalho, mas não conseguiu realizar a tarefa novamente.  Olodumare , então, ordenou uma Irunmole chamado Olofin - Otete , também conhecido como Oduduwa para tornar o planeta habitável. Antes de iniciar o trabalho, Olofin-Otete decidiu consultar Ifá com Orunmila antes de ir para o planeta. O Odu que foi revelado foi Òkànràn Ajagbule ( Òkànràn Owonrin ). Neste Odu, Ifa diz:

Òkànràn Ajagbule

Onile eis l'aare

Ajeji o m'ese ile e para

Dia divertido Oodua

Nijo ti baba nr'aye omi

Ebo ni ni ko ganhou waa si

O gbebo, o Rubo

Tradução

Òkànràn Ajagbule

O proprietário da terra está sempre certo sobre a terra

Um estranho sabe agora como caminhar sobre a terra

Esta foi a declaração de Ifá para Oodua (Oduduwa)

Quando vai para a terra que estava coberta com água

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele obedeceu

Ele completou a sua ebo e seguiu todas as instruções Orunmila lhe deu. Oduduwa reconstruiu o planeta, ele usou a cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, espalhá-lo sobre a água e as áreas onde se espalhou a areia tornou-se terra firme novamente . Ele abaixou as águas e cresceram as plantas.

Enquanto isso, Aye o dono do planeta no sistema solar deu à luz um filho chamado Ayin .  Ayin acabou por ser uma criança inútil. No auge do seu mau comportamento, ele vendeu o sistema solar pertencente à sua mãe para Oduduwa a um preço barato unbeliveably e quase inútil. Ele vendeu a fim de obter o crânio de um animal de Oduduwa ! Em Òkànràn Ajagbule , Ifa deixou claro que a venda dos sete planetas do sistema solar para Oduduwa foi a razão por que dois mais planetas foram adicionados ao sistema solar em Para complementar a energia masculina em Oduduwa . A estrofe em Òkànràn Ajagbule diz:

Otito awo Aye

Dia divertido Aye

Sim nsunkun oun o bi'mo

Ni'wonran ola, ni'bi ojumo tii mo

Ebo ni ni ko ganhou waa si

O gb'ebo, o ru'bo

Igbati yoo bii

O bi Ayin

Eni para bi'mo para gbon

Lo r'omo bi

Eeyan para bi asiwere

Lo p'adanu omo

Dia divertido Ayin

Ti yoo ta'le divertido Oodua

Nitori akokoro ori eran gbigbe

Ayin para ta'le ni le ganhou n kiri

Eyin o mo pe Ayintale omo lasan ni?

Tradução (Google)

Otito, a Verdade, o Awo de Aye

Ele lançou Ifa para Aye

Quando ela estava lamentando sua incapacidade de gerar seu próprio bebê

Ela foi aconselhada a offerebo

Ela obedeceu

Quando ela daria à luz

Ela gerou Ayin

Aqueles que dão à luz crianças dotadas de sabedoria

Eles são os únicos que têm filhos

Aqueles que deu à luz os tolos

Eles são os que perderam a oportunidade de ter filhos

Estas foram as declarações de Ifá para Ayin

Quem faria as terras Oduduwa

No preço do crânio de um animal

Ayin que vendeu a terra era o único a ser perseguido sobre

Você não sabe que Ayin que vendeu as terras aos era uma criança sem valor

Esta foi a forma como o sistema solar aumentou 7-9 planetas. O nome do sistema solar ainda Ile Aye porque Ayin vendeu a terra para Oduduwa sem Aye de consentimento. 

Olodumare decidiu, então, criar um tipo diferente de vida chamado "seres humanos" que são também chamados Eniyan . (É importante notar que os primeiros seres e nós, seres humanos são tanto escrito como Eniyan mas os acentos no Eniyan palavra são diferentes)

Quando chegou a hora de criar os primeiros seres humanos, Olodumare fez tudo sozinho. O primeiro humano a ser tão criado por Olodumare foi nomeado Ninibinini, ou Eni-bi-eni , que significa " um em nossa semelhança " que era uma mulher. O nome foi posteriormente ajustado para Ninibinini . Em outras palavras, o primeiro humano a ser criado era uma mulher e não um homem, como algumas outras escrituras indicam.  Olodumare pessoalmente criou esta mulher.  Olodumare então trouxe essa mulher à terra por si mesmo e passou por ela através de Odo Aro e Eje Odo.  Ele, então, entregou esta mulher com mais de Oduduwa que tinha sido dada a tarefa de povoar a terra como esposa. Entre Oduduwa e Ninibinini , deram à luz a oito pares de gêmeos fazendo um total de 16 crianças. Este foi como a criação na terra mudou para a procriação. Não se sabe ao certo quantas dessas crianças eram do sexo masculino e feminino, mas é importante afirmar que estes primeiros 16 chidlren não tem nada a ver com o primeiro 16 Odu Ifá. Eles são diferentes.

Em uma estrofe em Oyeku Logbe , Ifá diz:

Paa l'akisa n gbo

Oodun ogede ni o fa-ya paara paara bi aso

Dia divertido Olodumare

L'ojo de n gbe Ninibinini bo wa'ye

Ebo ni ni ko ganhou waa si

O gb'ebo, o ru'bo

Para ba-k'eni k'ola dede

K'aye Olufe o Baje

Omoniyorogbo um si t'aye Olufe se

Tradução

Com facilidade faz um rasgo de pano

A lraf banana não pode rasgar em dois como um pano

Esta foi a declaração de Ifá para Olodumare

No dia em que ele estava carregando Ninibinini para o mundo

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele obedeceu

Se permanecer de um dia

Para o mundo de Olufe estragar

Omoniyorogbo irá intervir e consertar o worle de Olufe

Conforme o tempo passou, essas crianças começaram a crescer e amadurecer e eles começaram a olhar para o outro de uma forma sexual, porque eles estavam começando a passar pela puberdade. Um dos Irunmole chamado Omoniyorogbo percebeu isso e informado Olodumare sobre o que estava acontecendo e, a fim de evitar o incesto (porque o incesto é um tabu em Ifa) Olodumare ordenou Esu Odara, Ogun, Obatalá, e Orunmila para criar mais seres humanos para que eles couId procriar com as primeiras 16 crianças.  Esu Odara foi encarregado de fornecer a areia que ele conseguiu, retornando ao Akamara para realizar a mesma cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, que também foi usado por Oduduwa para trazer terra firme em Terra quando ela foi inundada com água, Ogun foi encarregado de criar e oxidação dos ossos de homens e mulheres. É por isso que os homens são conhecidos como Okunrin (Iron Hard) e as mulheres são conhecidas como Obinrin (Iron Soft).  Obatalá foi encarregado de moldar os corpos de homens e mulheres e Orunmilá foi encarregado de consultoria Ifa durante todo o processo e supervisão. Por favor, veja meu novo livro, Ifa Dida; Vol. 2 , que saiu hoje sobre a história completa em Ogbe Òfún

Os primeiros seres humanos criados a partir da areia por estes Irunmole eram de cor preta. Estes Irunmole criado 2000 seres humanos usando essa areia. Conforme o tempo passou, Olodumare decidiu que 16 e 2000 os seres humanos não foram suficientes para cobrir o planeta. Então ele ordenou Esu, Ogun, Obatala e Orunmila para criar mais seres humanos. Eles realizaram esta tarefa, mas desta vez, eles decidiram não usar areia, mas partes de animais, plantas, árvores, aves etc, para criar mais 2.000 seres humanos. Mais tarde, eles criaram outros grupos que eram amarelo e, em seguida, na cor vermelha.

Após este processo foi terminado, um dos membros de Obatala grupo nomeado Oluorogbo com a ajuda de alguns dos outros membros da Obatalá grupo decidiu criar seres humanos ainda mais. Eles são os únicos que criaram o grupo branco.

Também é importante saber que durante todo o processo de criação de preto, amarelo, grupos vermelho e branco, um dos membros do grupo de Obatalá chamada Edun Beleje (o macaco ) , que era muito pernicioso, é a responsável por causar deformidades todos os tipos de seres humanos. Muitos culpam Obatalá para isso, mas não era Obatalá de fazer, mas a falta de Edun Beleje que era membro de Obatalá do grupo. A culpa foi colocada em Obatalá , porque como todos nós sabemos, quando os membros do grupo faz algo errado, o líder é sempre responsável pelo que seus membros fazem.

Também é importante notar que, durante este estado no chão sobre a terra estava unido. Em outras palavras, era uma, Pangea, e todos os seres humanos viveram juntos durante este período. Mas, como o chão começou a se espalhar e se separam, os grupos também começaram a se separar. 

Etapa 5

Estamos ainda na fase 4, mas agora estamos nos movendo para a fase 5. Ifá diz que, durante a 4 ª etapa seres humanos vai fazer quase as mesmas coisas o primeiro Eniyan (os seres) fez. Em outras palavras, vamos destruir o planeta, nós vamos ter muitos poderes (tecnologia), vamos ter muitas guerras, muitos vão morrer, e nós vamos chegar a um estágio em que será forçada a voltar a uma forma mais equilibrada e tradicional de viver para nos salvar. Ifá diz que nem todo mundo vai querer viver tradicionalmente, mas muitos outros irão fazê-lo.

O QUE SIGNIFICA PARA VIVER tradicionalmente?

Resposta: Viver na forma como os nossos antepassados fizeram. Em outras palavras, viver em equilíbrio com a natureza e com tudo no planeta. Nós precisamos parar de desperdiçar e usar-se todos os nossos recursos naturais de maneira ignorante, mas arrogante. Precisamos parar o abuso de nossos semelhantes em todas as partes do mundo. Precisamos parar de usar tecnologia que destrói o meio ambiente e contamina-lo. Precisamos parar guerras. Precisamos parar de destruir o meio ambiente natural, etc Temos que reaprender a viver em harmonia com tudo o que existe no planeta. Devemos viver de forma comum, onde tudo o que fazemos: nossos empregos, nossos relacionamentos, como nós ganhar dinheiro, como utilizamos a tecnologia, etc trazer benefícios, não só para o indivíduo, mas a comunidade.

O que é considerado ser a comunidade?

Resposta: A comunidade é tudo o que existe no planeta. Em outras palavras, não é apenas a sua vizinhança, sua cidade, sua região, na Nigéria. O Estado Unidos, Colômbia, Europa, Ásia, etc A comunidade é o planeta e tudo o que vive nele. É um tabu para fazer algo que só traz benefício para o indivíduo. Além disso, temos de começar a fazer as coisas que não só trazem benefícios para os seres humanos, mas para o animal, plantas, árvores, aves, peixes, da terra etc

Ifá diz que depois de todo o caos que vai acontecer, aqueles que sobrevivem serão mais inteligentes, mais sábios, e eles vão saber como usar a tecnologia e os recursos naturais para manter o equilíbrio no mundo. Essas pessoas vão ter uma filosofia de vida que é mais comum que individualista. Eles vão saber como trabalhar, não só com as comunidades onde os seres humanos vivem, mas com as comunidades de peixes, aves, plants.etc

Essa é a essência de whule Asuwada Eniyan

Aboru Aboye.


Porque você Luiz não ataca  SOLAGBADE Popoola ?



Segue abaixo, acusações feitas ao BABALAWO IFAGBAIYIN.




Luiz 
27/03/2013
O babalaô Ifagbayn Agboola publicou em seu site algumas informações interessantes, até certo ponto verdadeiras, mas de filosofia discutível.
Devido ao teor e o tom da forma como foram apresentadas, julguei oportuno emitir opinião, tomando por base “as mesmas fontes” por ele citadas.
Vejamos:

[...]

E muito fácil identificar que a origem do culto de ifá, em nada tem haver com a religião tradicional yoruba ... A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas...

Não, o culto de Ifá é iorubá.
O que não é ioruba são os sinais geomanticos, que existem em toda a África oriental, e deram origem a diversas formas oraculares, cada qual adaptada ao sistema religioso local, e no caso dos iorubas, o Ifá.
Sobre estes sinais geomanticos, até hoje não há informação segura sobre suas origens, se africanas, árabes ou chineses. É verdade sim que tem muita semelhança com o I ching, mas o Ifá tal qual existe na Iorubalandia, não existe nem entre os árabes, nem entre os chineses, pois seus similares não possuem os versos e iniciações sagradas, tal qual existem na religião tradicional ioruba.
A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas... Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano.
Nestas duas frases, separadas no texto original, mas aqui confrontadas para estudo, verificamos uma completa e total contradição do autor, que compromete, e leva ao descrédito todo o texto publicado.
O culto à ifá é exclusivo, independente e superior aos demais ... Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais ...

Não, ele pode ser independente, mas não é superior, pois também é um culto Orixaísta (que queira, quer não) uma vez que sem a colaboração de alguns Orixás, Ifá nada realiza.
Ifa depende totalmente do poder do Orixá Exu. Os mitos mostram isso. Ifa não tem poder para criar nada. A criação é um poder exclusivo de Obatala dado por Olodumare.
A qualidade principal de Orunmila é o conhecimento e a sabedoria para aplica-lo, mas não o poder. Por isso, é tão importante quanto ... mas não superior.
O culto de Obatala tem a mesma importância que o culto de Orunmila. Vale lembrar que quem plantou a palmeira no mundo foi Obatala, conforme o mito da criação deste. Sem este ato de Obatala, o culto de Ifa não existiria, ou usaria outro elemento como instrumento divinatório, mitologicamente falando.
Segundo Samuel Jonshon, em History of the Yorubas, o culto de Ifá teria sido introduzido na Iorubalandia somente após muita resistência (e mortes), pois os nativos nagôs negavam a deixar de cultuar seus Orixas ancestrais, para cultuar sementes, segundo Jonshon.
Mesmo antes da introdução do Ifá entre os iorubas, a pratica oracular já existia (Bascom, Sixteen Cowries) através do uso natural do obi, oraculo simples, mas que sobreviveu nas Américas.
Se a geomancia não é africana, como dizem alguns, o obi, por sua vez, o é, sendo também utilizado no Ifá, que o adotou.
 [...]
CONCLUSÃO:
Embora verdadeiras algumas outras afirmações que não coletei aqui, mas que constam no site, o teor da publicação mostra prepotência, arrogância e preconceito.
Parece-nos que autor não soube separar a diferença entre estudar as origens da geomancia, versus, estudar as origens do Ifá. Sugiro ao babalaô rever o post, pois tais afirmações não são dignas do cargo sacerdotal que ocupa.
Fonte:
http://www.babalawoifagbaiyin.com/2013/03/ifa-preocupadoem-esclarecer-os-leitores.html?spref=fb
Anexos:
·      O site com a publicação original.
·      Texto sobre geomancia (francês)

Postado por Ilé-ọba Óbokún Àṣẹ Nàgó'Kọbi às 14:08  

http://www.babalawoifagbaiyin.com/2013/03/esclarecimentos-peco-desculpa-os.html

-------------------



TREPLICA Luiz l. Marins


Em reposta ao post do Babalaô Ifagbayn Agboola, publicado AQUI

Prezado Babalaô,

Devido ao teor ofensivo e depreciativo de sua réplica, em resposta à minha critica inicial publicada AQUI, houve a necessidade desta tréplica. Assim, faço saber que:

1º) Minha contestação refere-se ao objeto de estudo proposto, e minha indignação diz respeito à prepotência da postagem, que diminui e deprecia todos os outros segmentos religiosos afro-brasileiros, quando postula que, o culto praticada pelo seu segmento religioso é superior aos demais. Este pressuposto é inaceitável. Como a postagem é originalmente de outro site, minhas observações valem para aquele também. O culto deOrùnmila, não é superior nem inferior ao culto de nenhum outro Òrìsà.

2º) Pesquisadores e estudiosos sérios não trabalham com a ideia da verdade absoluta, sejam estudos seus, meus, ou de outrem. Estudos e pesquisas são passíveis de sabatinas e contestações, que, para serem consideradas, precisam ter fundamento. Críticas gratuitas serão sempre desconsideradas.  
Esta, entretanto, não é a postura da maioria dos agentes religiosos totalitaristas e absolutistas, quando também escritores, que não aceitam contestação de suas publicações, tomando-as por pessoais,

3º) Pesquisadores e estudiosos éticos não discutem “pessoas”, mas sim, temas, pois o objeto de estudo não é o autor, mas antes, a pesquisa, e nunca usam de termos e qualificativos depreciativos quando dirigem-se ao interlocutor. Ainda que discordem do tema, mantém o respeito ao interpelado. Assim sendo, meu post é em observação ao assunto publicado, não à sua pessoa. A réplica depreciativa e vexatória que fez, não tem razão de ser.

4º) O Ifá não é unânime e homogêneo, como querem fazer parecer os recentes babalaôs brasileiros. Há várias escolas de Ifá, com diferenças filosóficas e técnicas. Algumas ganharam fama, não por serem superiores a outra, mas sim, devido à condição de seus sacerdotes serem letrados e escritores, que os coloca numa posição privilegiada para ditarem os conceitos que acreditam.

Dentre as conhecidas, a escola de Epega utiliza a hierarquia da senioridade do odù(signo divinatório) sendo que o odu mais novo pertence imediatamente à família do odùmais velho, conceito diferente de outras escolas. Já a escola de Abimbola inverte os sinais dos odus Òsá e Òtúrúpòn. Outrossim, o Ifá pesquisado por William Bascom, que utiliza a forma tradicionalmente aceita, inverte a posição de alguns ojú odùintermediários.

Estas diferenças, despercebidas a princípio pelo pesquisador novato, são de importância fundamental para uma consulta, visto que levam a resultados completamente diferentes. Entretanto, embora não haja unanimidade em Ifá, é impossível dizer que esta ou aquela escola é a certa ou superior. Todas estão corretas dentro de seus fundamentos iniciáticos.

5º) Um sacerdote de Ifá tem o poder e o direito de criar o mito, quando necessário for. Este mito pode ganhar notoriedade em suas reuniões regulares, e assim ser aceito e adotado por toda a escola de Ifá em que nasceu.

Entretanto, é preciso ressaltar que sua aceitabilidade restringe-se à escola que teve origem, não significando que será aceito por outras escolas, nem que o mito particular criado por uma escola, representará sua cultura tradicional como um todo. 

Se por acaso o babalaô que criou o mito for letrado, e possuir o dom da escrita, este mito, se publicado, poderá tornar-se conhecido não só na Iorubalândia, como no exterior, e em outras línguas.

Mesmo que isto aconteça, não tem este mito a legitimidade para representar todo o pensamento de uma cultura oral tradicional. É o caso do mito de origem de Popoola apresentado pelo Senhor. Ele é verdadeiro apenas para a escola de Popoola, e não representa o pensamento da religião tradicional ioruba, na sua síntese teológica, cosmológica e teogonica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Pouco importa se o Senhor e sua escola de Ifá acreditam que o Ifá é árabe ou chinês. O que não podemos aceitar é a prepotência de dizer para toda a sociedade afro-brasileira, que sua religião e divindade correlata, são superiores, depreciando e diminuindo todos os outros segmentos religiosos descendentes de matriz africana.

Outrossim, não convém a um babalaô, numa réplica, pronunciar-se na forma como fez o Senhor, usando de qualificativos inapropriados, na intenção clara de vingança e depreciação da pessoa, ao invés de simplesmente responder ao tema, como era de se esperar de um estudioso. 

No momento que pregamos a tolerância religiosa nas mídias sociais, tais pronunciamentos não tem razão de existirem. Entretanto, devo dizer que aprecio outros trabalhos que publicou, que os recomendei e recomendarei, quando necessário. Este episódio infeliz não invalida as boas obras que já fez, e espero, continue fazendo.

A propósito, sou iniciado sim, para Òòsàálá, que não é inferior, nem superior à sua divindade, apenas tem função diferente dentro do Orixaísmo (a religião de todos aqueles que praticam o culto de Òrìsà).

Ìlera !

LUIZ L. MARINS

__________________________

Veja o debate completo > AQUI



24 comentários:

  1. Peço desculpa a os leitores do nosso blog, mas precisamos responder aqui algumas criticas, esclarecendo algumas questões que certamente foram divulgadas pretende prejudicar diretamente o nosso trabalho.
    Algumas pessoas frustradas que se imaginam cultas, mas que na verdade não demostram capacidade para interpretar um texto, não deveriam se arvorar como escritores, isso certamente cria uma confusão para os leitores prejudicando assim o entendimento.
    O senhor Luiz qualquer coisa, não é um sacerdote é um pretenso escritor, frustrado pelo insucesso, é um doente, precisa se tratar deve procura um psiquiatra, que o ajude a entender os complexos que atormentam a sua mente doentia.
    Eu não tenho culpa se ele não tem a quantidade de neurônios que imagina.
    Além disso, o senhor Luiz s qualquer coisa precisa urgentemente de óculos.
    No texto mencionado por ele consta a seguinte frase que identifica a autoria dos textos pesquisados por nós...

    *** (Existe uma confusão, entre a realidade e as lendas, isso é comum em todas as culturas, no inconsciente coletivo fica gravado ao longo do tempo, as imagens de mais fácil assimilação, o texto abaixo, identifica, baseado em obras dos mais renomados autores yorubanos e europeus, que pesquisaram sobre a religião yoruba).

    ResponderExcluir
  2. No texto consta o endereço da pagina http://egbeifaajagajigi.no.comunidades.net/index.php?pagina=1209575114_04)

    para a identificação dos escritores e a leitura na integra que facilmente explica o que ele identifica como sendo total contradição do autor, esse senhor é burro, louco ou quer me prejudicar.
    O fato de ignorar essas referencias no texto identifica o senhor Luiz como alguém que usa de má fé, ele certamente esconde as verdadeiras intenções, que podem ser explicadas por um problema psiquiátrico.

    O fato de fazer uma critica a pessoa do Babalawo Ifagbaiyin, excluindo os autores como fica aqui identificado e analisando uma parte do texto em separada, resulta em uma agressão e caracteriza uma total falta de entendimento, indicando a necessidade de um tratamento médico urgente.
    Vejamos a bibliografia ignorada por esse senhor:

    ResponderExcluir
  3. NOTAS
    1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.

    2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).

    3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).

    4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.

    5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
    6 - Epega, 1987.

    7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger, 1981).

    Texto original indicado no blog como referencia é identificado pelos autores deixando bem clara a fonte de pesquisa esse texto não retrata a opinião do Babalawo Ifagbaiyin como pode ser confirmado em leitura do texto na integra.

    ResponderExcluir
  4. Segue o texto e os esclarecimentos ignorados.

    IFA

    A ORIGEM DO CULTO.

    Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais, com cargos sacerdotais e liturgia próprios.
    Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano, desde a Nigéria Ocidental até o Baixo-Togo onde ocupa uma região que se estende até a fronteira do antigo Império do Dahomé além de todos os países pertencentes à etnia ioruba. Sabe-se, porém, que não chegou ao conhecimento dos povos bantu do Sul da África, que possuem um outro sistema de adivinhação denominado "N’Gombo"1.
    Ifé, aqui citado como região de origem do culto de Orunmilá não pode, todavia, ser confundido com a cidade de mesmo nome localizada no Sudoeste da Nigéria, possuindo uma conotação bem mais mística e profunda do que o de uma simples situação geográfica2.
    Zunnõ, o informante de Maupoil anteriormente mencionado, afirmou que Ifá foi revelado através dos 16 signos oraculares principais (Odu-Meji) por Mawu ...”sobre uma pedra retangular branca instalada por Mawu em Meca... De cima para baixo (na referida pedra) estão inscritos as letras do alfabeto árabe, os 16 signos principais de Ifá e os caracteres latinos...”3
    Meca teria sido, segundo Zunnõ, o local onde surgiu o culto, sendo daí transportado para outras regiões, tendo então se estabelecido em Ifé, onde foi criado o primeiro centro de estudos de Ifá e de culto de Orunmilá.
    A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas muito mais “seguras” que uma simples declaração feita por um babalaô.
    1 - As figuras que compõem o sistema de Ifá são perfeitamente iguais às que compõem um sistema divinatório de origem oriental denominado “Geomancia Árabe”, muito usado também na Europa onde, após as devidas adaptações culturais, recebeu o nome de “Geomancia Européia”4.
    2 – Em todos os procedimentos do oráculo de Ifá, tudo é feito, escrito, lido e interpretado da direita para a esquerda, maneira adotada pelos árabes para escrever, ao contrário da forma ocidental.
    3 – Em Madagascar existe um sistema de adivinhação denominado “Sikidy” que não tem qualquer relação com Ifá, embora utilize signos de configurações idênticas aos Odus de Ifá. Segundo se afirma a introdução do sikidy em Madagascar foi feita por imigrantes de origem semita que falavam e escreviam em árabe. Este fato nos leva a concluir que Ifá e o Sikidy possuem uma origem comum: a Geomancia Árabe.
    4 - A palavra “fá” usada pelos fon da mesma forma que “Ifá” pelos nagôs e “Afã” pelos minas do Togo pode ser encontrada no idioma árabe onde significa “sorte”, “augúrio”5

    ResponderExcluir
  5. 5 – Na Pérsia nos séculos VIII e IX, ou seja, na florescência da cultura iraniana, a Geomancia era matéria ensinada em Universidades célebres como a de Bagdá e estudada pela elite intelectual da época. Foram os sábios formados nestas mesmas universidades que, junto com a filosofia e a ciência adquiridas, levaram a Geomancia à Alexandria, ao Cairo, ao Sudão e à Europa, tendo aí como porta de entrada a Espanha, onde a influência da civilização árabe ainda hoje é notável.
    É Epega, o africano, quem afirma:
    “...Os símbolos Odu são muito antigos. Eles originaram de Orunmila em Ile-Ife. Sinais similares parecem ter sido usados no Egito (anteriores pelo menos a 3.000 aC). em Trípoli, Senegal, Futa, os Estados Hausa e outros lugares na África. E a este respeito nós não conhecemos mais do que nossos ancestrais que disseram que Ile-Ife foi o lugar onde as pessoas pela primeira vez conseguiram a luz de seu conhecimento...”6
    Para fechar a questão destacamos, da obra de Frikel, a seguinte afirmativa:
    “Ifá pertence ao Mussurumi e é verdade que, como demonstram Trautmann e Maupoil, a adivinhação de Ifá parece ser de origem muçulmana”7.
    NOTAS
    1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.
    2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).
    3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).
    4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.
    5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
    6 - Epega, 1987.
    7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger,
    1981).
    O senhor luiz qualquer coisa não é iniciado, então desconhece os procedimentos de um Babalawo, isso fica claro quando ele afirma que o Sacerdote de Ifá precisa de vários Orisas para fazer o seu trabalho, esquece ele que um orisa nasce de um Odu.
    Em suas declarações ele demonstra um total desconhecimento de nossa religião ele confunde lendas com a realidade, chegando ao ponto de dizer que Obatala criou a terra, em uma visão desinformada e sincrética o senhor luiz demonstra que precisa fazer uma limpeza em suas estantes, esse senhor deve jogar fora os livros por ele usado como referencia.
    Todo metido a esperto precisa estudar muito,lhe indico uma leitura sadia:
    A história da criação

    Por SOLAGBADE Popoola

    ResponderExcluir
  6. No início, que significou o fim. Foi o começo do começo e do princípio do fim. Era o início da existência eo fim do nada. Tudo começou de forma esporádica, mas gradual. Tudo começou em uma época que era atemporal. Tudo começou de uma forma que era em si mesmo sem forma. Tudo começou com um Ser que não pode ser descrito com qualquer adequação. Este Ser não é nem um "ele", nem um "ela". O Ser é nem humano, nem sobre-humana. Não tem nem carne nem sangue. Não tem água. Ele existe em um bthat corpo é em si mesmo sem corpo. Ele é o espírito universal do universo. Esse é o Ser que começou o universo do nada. Não é do vazio como algumas pessoas dizem, porque é algo próprio vazio. O universo começou do nada, absolutamente nada . O espírito universal que começou o universo é conhecido e tratado como Akamara .

    No corpus de Odu Ifa em Osa Gunleja (Osa Ogunda) , Ifa afirma que existem cinco fases de criação antes da existência do universo, especialmente no planeta Terra pode alcançar o estágio de perfeição. É a quinta etapa do exsistence que é o último. Neste Odu, Ifa diz:

    ResponderExcluir
  7. Iri tu tu wili wili

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu wili-wili

    Koo tu Reke-Reke

    Dia divertido Origun

    Ti nlo s'eda ibu orun ati sim ni'gba ijinji

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu wili-wili

    Koo tu Reke-Reke

    Dia divertido Olu-Iwaye

    Ti nlo p'ero si ibu orun ati sim em kutukutu owuro

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu wili-wili

    Koo tu Reke-Reke

    Dia divertido Baba-Asemuegun-Sunwon

    Ti nlo yan ipa divertido ibu orun ati sim ni'gba Iwase

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu tu wili wili

    Iri tu wili-wili

    Koo tu Reke-Reke

    Dia divertido Olofin-Otete

    Ti yoo tuu iwa wa si'le aye

    Ni'jo para nlo gba ado iwa l'Owo Olodumare

    Ni'jo ti ganhou yoo tu iwa s'aye

    Horo eepe kan soso

    O wa di agbon eepe kan

    Agbon eepe kan lo da aye

    Iri tu tu wili wili

    La fi da aye

    Oun la bu da ile

    Ki ira susu o waa su piripiri

    Ire gbogbo wa d'asuwa

    Origun eis bi Olu-Iwaye

    Olu-lo Iwaye bi Baba Asemuegun-Sunwon

    Baba Asemuegun-lo Sunwon bi Olofin Otete

    Olofin Otete eis ru agbon eepe wa sile aye

    Olofin Otete gbe agbon eepe da Ile-Ife

    Ire gbogbo wa d'asuwa

    Sikan ni mogun

    Agiriyan ni Morere eerun

    Asuwa ni Morere eeyan

    Asuwa da Aye

    Asuwa da Orun

    Asuwa da sile

    Asekun-Suwada ni'gba iwa um se

    Asekun-Suwada nigba iwa uma arma

    Asuwada ni'gba iwa um ro

    Irun pe susu ganhou gb'ori

    Irun agbon pe susu ganhou uma ojontarigi di

    Omi pe susu ganhou uma Okun d'

    Odo pe susu ganhou um osa d'

    Igi pe susu, ganhou um di'gbo

    Eruwa pe susu, ganhou um odan d'

    Irawo pe susu, ganhou um gb'orun

    Agbon pe susu f'owo t'ile

    Ita pe susu bo'le

    Giri-giri o bronzeado ni'le ALADI

    Giri-giri o bronzeado l'agiyan eerun

    Asuwa ni t'oyin

    Asuwa ni t'ado

    Asuwa l'eeran nhu ni'nu oko

    Asuwa ni ti osusu Owo

    Asuwa l'eeran nhu ni'nu ahere

    Asuwa ni ti Elegiiri

    Opô eniyan tii la um ep l'ogun

    Asuwa laa b'odan

    Asuwa l'esu fii je'ko

    Asu opo suu laa ba yindinyindin ni'nu ile e ganhou

    Asu opo suu laa ba yaya l'agiriyan

    Asuwa opo suu laa ba ikan ninu ogan

    Asuwa opo suu la ba ekunkun l'eti omi

    Asuwa opo suu laa ba labelabe l'odo

    Asuwa opo suu laa ba oore l'odo

    Asuwa opo suu laa ba lamilami

    Ovelha adosusu kii duro l'oun Nikan

    Asuwa opo suu laa ba ebe

    Asuwa opo suu laa ba Igi Erimi

    Asuwa opo suu laa ba eja egbele l'Okun

    Asuwa opo suu laa ba egungum

    Akaraba egungum

    Bo ba si je l'odo

    Gbogbo eja ni te lee

    Alasuwada mo ser oo

    Ki o correu iwa susu wa

    Ki o ko ira gbogbo wa ba mi o

    B'ori kan ba sunwon

    A ran IGBA o

    Ori-Origun Aseda sunwon

    O correu milhas

    B'ori kan sunwon

    A IGBA ran

    Ori milhas para sunwon

    Lo correu yin

    Ori i yin para sunwon

    Lo correu milhas

    B'ori kan ba sunwon

    A IGBA ran

    ResponderExcluir
  8. -Osa Ogunda

    Tradução

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu continuamente

    E ser tão grande em toda a extensão

    Estas foram as declarações de Ifá para Origun

    Ao ir para coordenar a criação da imensidão do Universo

    Na aurora do tempo

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu continuamente

    E ser tão grande em toda a extensão

    Também foi declarado para Olu-Iwaye

    Quando vai para acalmar e pacificar a gostosura do universo

    Na aurora da vida

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu continuamente

    E ser tão grande em toda a extensão

    E também declarado para Baba Asemuegun-Sunwon

    Quando vai para atribuir funções e ordem

    Para a vastidão do universo

    No início da criação

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu rapidamente

    Que o orvalho explodiu continuamente

    E ser tão grande em toda a extensão

    E também declarado para Olofin Otete

    Quem iria dirigir o barco da existência na terra

    Quando ele estava indo para recolher a cabaça mini destino de Olodumare

    Quando o queria dirigir o barco da existência na terra

    Um grão de areia

    Metamorfoseado em uma cesta cheia de areia

    Um cesto cheio de areia foi usado para criar a terra

    Deixe o orvalho estourou rapidamente

    Esse foi o comando usado para criar o universo

    Também foi usado para criar as terras

    Para que o agrupamento de bondade e de bem-estar deve reunir doravante

    Toda a bondade eo bem-estar cluster, em seguida, em harmonia

    Origun gerou Olu-Iwaye

    Olu-Iwaye gerou Baba Asemuegun-Sunwon

    Baba Asemuegun-Sunwon gerou Olofin-Otete

    Foi Olofin Otete que carregava a cesta de areia para a terra

    Olofin Otete criou a terra de Ife (para habitação)

    ( Olofin Otete-Um nome primordial para Oduduwa )

    Na verdade, toda a bondade e bem-estar tornou-se agrupar em harmonia

    Sikan ni mogun (Sikan são minúsculos insetos pequenos cobrir brilho Ogun)

    Um formigueiro é a morada para Formigas

    Grupos de seres humanos se agrupam

    As criações dos planetas eram manifestas em clusters

    Da mesma forma que dos céus

    A totalidade das criações em conjunto começou desde o início do tempo

    Aglomerado cabelo humano juntos e situar na cabeça

    Aglomerado humano barba juntos e transformar grossa e peluda

    Gotas de água aglomerado juntos para tornar mares poderosos

    Brooks agrupar para se tornar lagoas

    Árvores se agregam a tornar-se floresta

    Moita gramíneas juntamente se uma terra de cerrado

    Estrelas se agrupam e situar nos céus

    Hornets agrupar a residir na parede de uma casa

    As formigas vermelhas se agrupam no chão

    O ninho de insetos ALADI nunca é desprovido de ocupantes

    Um formigueiro nunca é vazia de Formigas

    Abelhas cluster como enxames

    Ado cluster como enxames

    Gramíneas Eeran crescer em grupos na quinta

    Elegiiri geralmente voam em bandos

    Um grande número de pessoas que se deslocam em conjunto é um exército

    Banyan plantas são encontradas em tufos

    Esu, gafanhotos devoram as plantas em pragas

    Vermes são encontrados agrupando juntos em sua morada

    Yaya insetos são igualmente encontrados agrupados em Formigueiro

    As formigas brancas são encontrados agrupados em grande formigueiro

    Ekunkun também são encontrados agrupados na água

    Oore plantas são encontradas em grupos na beira do rio

    Libélulas mover-se em pragas

    Adosusu planta não cresce em solteiros, mas em tufos

    Um monte de terra para o plantio é visto em grupos

    Peixe Akaraba

    Quando se alimenta na água

    Todos os outros peixes vão segui-lo em massa

    Lo, o fabricante deste perfeita ordem, Alasuwada, peço-vos

    Por favor, envie um conglomerado de essências boas

    E trazer bênçãos abundantes e ira para mim

    Se um Ori é bom

    Ele vai estender-se a outros 200

    O Ori de Origun o criador é abençoado

    E isso me afeta positivamente

    Se um Ori é abençoado

    Ela estende-se a 200 outros

    Meu Ori que é abençoada

    Tem afetado positivamente

    Seu Ori que é abençoada

    Tem igualmente afetados me positivamente

    Se um Ori é abençoado

    Vai afetar 200 outros.

    ResponderExcluir
  9. Neste Odu Ifa explica a sequência da criação do universal como se segue:

    Fase 1: O surgimento de Akamara no universo e na aurora da vida está envolta em mistério. Assim que de acordo com a Akamara emergiu Osa Gunleja, a primeira coisa que Akamara criado era um grão de areia. Ele soprou seu hálito forte para o grão de areia e é, antes de tudo desenvolvido em uma cesta de areia e da cesta de areia, gases quentes em forma de orvalho começou a escorrer para fora com uma forte explosão por um período incontável de tempo. O universo inteiro foi engolida nestes gases e orvalhos. Não havia nenhuma matéria física ou líquido em exsistence naquele período. Os gases e orvalhos são partes integrantes do Akamara. A potência de todo o universo hoje é apenas o fôlego de Akamara. A implicação disso é que tão vasto e poderoso como o universo é, é apenas uma parte infinitesimal de Akamara, o espírito universal do universo, que surgiu a partir da respiração do Ser!

    A segunda tarefa foi a criação de um outro Ser universal que pode ser chamado de uma maior Irunmole para iniciar o processo de coordenação dos gases e orvalhos como escorrer para formar as estrelas. Esta maior Irunmole é conhecido como Origun . Foi assim que as estrelas foram criadas em várias formas e tamanhos. A formação de estrelas, que Origun foi dada a tarefa de fazer continua até este dia. A expansão de solidificação e formação de gases e orvalhos em estrelas é um processo contínuo desde a aurora da vida até hoje a atribuição que Akamara deu a Origun continua sem fim. Esse foi o trabalho que foi realizado no estágio 1.

    Fase 2:

    A solidificação de gases e orvalhos em estrelas e outros corpos celestes trouxe um outro desenvolvimento. Descobre-se que este estrelas e outros corpos celestes eram muito quente e não seria capaz de cumprir a missão que Akamara projetado para eles. Estas estrelas necessário para arrefecer a partir da sua temperatura ultra-elevada para uma temperatura normal. Foi também percebeu que as estrelas solidificar muito rapidamente se a temperatura foi menor. Esta foi a razão pela qual Akamara criou outro Ser superior para esfriar a temperatura nas estrelas e outros corpos celestes, O nome deste ser superior é Olu-Iwaye Sendo um espírito universal, Olu-Iwaye sucedido nesta tarefa, tornando assim possível para as estrelas para solidificar muito rapidamente.

    ResponderExcluir
  10. Fase 3:

    Assim como as estrelas e outros corpos celestes haviam sido estabilizados através da atribuição a ser realizada por Olu-Iwaye , a criação do universo mudou-se para a terceira fase. Nesta terceira fase, muitas coisas aconteceram. A primeira coisa foi a criação de um outro super-Irunmole chamado Baba Asemuegun Sunwon .

    Descobriu-se que as estrelas e outros corpos celestes criados naquele tempo não tinha padrão de movimento particular. Isso fez com que as estrelas colidem e bater em um outro. A queda resultou em explosões poderosos. A função deste Irunmole era basicamente para fazer todos os corpos celestes para rodar de forma anti-horário, a fim de parar o que chama de Ifa "A guerra das estrelas". quando isso foi feito, as estrelas e outros corpos celestes parou de bater em outro .

    Este foi ainda reforçada fatos em uma estrofe em Ogbe Òfún onde Ifa diz:

    Ota Agidi

    Gbongbo Agidi

    Agidi gbongbo ni je laarin Apata

    Adifa divertido Irawo saasaa

    Ti nse Ologun lalade orun

    Kogun ma ja waa o

    Irawo saasaa

    Ogun o JORUN

    Tradução

    A rocha teimosa

    E a raiz teimosa

    É a teimosia da raiz, que lhe permitiu viver no meio do rock

    Ifa mensagem para as estrelas cintilantes

    Quem eram os guerreiros do céu

    Nós não podemos ser vítimas de guerra

    As estrelas cintilantes

    Não há guerra no céu

    ResponderExcluir
  11. Nesta estrofe, Ifa descreve as estrelas como guerreiros do céu. A atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon era assegurar que não houve guerra no céu. Essa foi a missão que ed Baba Asemuegun Sunwon vinha fazendo de vez em memorial até hoje. O padrão de rotação anti-horário que todas as estrelas e outros corpos celestes seguem hoje são obra de ed Baba Asemuegun Sunwon .

    Baba Asemuegun Sunwon também criou planetas e outros pequenos corpos celestes das estrelas. Foi assim que todos os planetas do universo foram criados a partir das estrelas. Este trabalho de Baba Asemuegun Sunwon continua até este dia de hoje. A implicação disso é que os gases e orvalhos continuam a escorrer até este momento. O resfriamento e solidificação dos gases e orvalhos para se tornar estrelas continuam até hoje. Formando planetas e outros menores celestial das estrelas continuam até hoje. Assim como as obras de Origun e Olu - Iwaye , a atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon continua até hoje. As atribuições destes Irunmole grande superior vai continuar ad infinitum.

    No nosso sistema solar, que é a nossa própria estrela, Baba Asemuegun Sunwon criou sete planetas no início. O sistema solar, especialmente terra do planeta, foi entregue a uma mulher Irunmole maior chamado Aye . (Deve-se notar que no entanto Aye não é parte do Irunmole 401 que viajava do céu à terra e volta para o céu). O planeta Terra foi " a casa de Aye "- o que significa 'Ile Aye' e não ' Sim ' , como muitas pessoas erroneamente referem-se a ele.

    Para atender o sistema solar, Akamara criou 801 Irunmole. A atribuição principal destes Irunmole é ver o desenvolvimento, a paz, a harmonia, o progresso ea sustentação do sistema solar.

    Aye estava no planeta Terra sozinho e solitário. Esta foi a razão pela qual Aye procurou o serviço de um dos 801 Irunmole então conhecido como 'Forankun kan soso Owu' cujo nome foi mais tarde conhecido como Orunmila para vir e fazer a consulta Ifá para ela. Neste período de tempo, não havia tal coisa como Ikin, Opele ou Iyerosun . Por uma questão de facto, não havia nenhuma planta ou animal no planeta. Quando Fo n rankun kan soso Owu chegou, ele disse Aye para colocar a palma da mão no chão. Fazendo isto, o Odu Oyeku Logbe apareceu no terreno. Neste Odu, Ifa diz:

    ResponderExcluir
  12. Fonrankun kan soso OWU

    Awo Aye Aye eis divertido dia

    Sim nbe Loun Nikan soso girogiro

    Ebo ni ni ko ganhou waa si

    Tradução

    Fonrankun kan sos OWU

    O Awo de Aye, lançou Ifa para Aye

    Wyen Aye estava vivendo uma vida solitária

    Ela foi aconselhada a oferecer ebo

    Forankun kan soso OWU, nay Orunmila disse Aye que ela pediu para consulta porque ela estava se sentindo solitário e sem companheiro em sua casa. Ela foi informada de que um outro Ser que seria maior do que a sua e até mesmo Irunmole o 801 que são designados para cuidar do sistema solar em geral e do planeta terra em particular, logo aparecem. Ela foi aconselhada a oferecer ebo. Ela obedeceu. O conteúdo do material ebo não é por essa ocasião.

    A coisa importante sobre o ebo que foi oferecido foi que no dia 303, um Ser, Todo-Poderoso e Ser, surgiu a partir do vaso onde os materiais foram colocados ebo. O pote foi trazendo arco-íris ao longo dos 303 dias. O poder, o poder, a força, a influência ea autoridade deste Ser todo-poderoso era totalmente irresistível. Ambos Aye e Forankun kan soso OWU inclinaram suas cabeças em súplica para este ser.

    Qual é o nome que esse Todo-Poderoso como seria chamado? O nome era "Olodu-Ikoko ti ntan Osumare" significado -'' o proprietário do pote que traz a luz do arco-íris ". Este nome foi mais tarde abreviated a Olodumare , o Todo-Poderoso.

    Assim que Olodumare emergiu na cena, consulta Ifá foi realizada. Assim como Aye , Olodumare colocou a palma da mão no chão eo Odu Idin Aisun (Odi Irosun) foi revelado. Neste Odu, Forankun kan soso OWU explicou que em todo o sistema solar, não sendo iria comandar tanto poder, força, energia, autoridade ou influência como Olodumare . Forankun kan soso ow u também afirmou que Olodumare não teria filho e faria não ser capaz de dormir ou cochilar nem por um momento. Neste Odu, Ifa diz:

    ResponderExcluir
  13. Olosun idi l'omode nda

    Omode kekere kii da Idin Aisun

    Idin Aisun Ifa kifa

    Dia divertido Olodumare Agotun

    Oba um t'eni ola legelege f'ori s'apeji

    Ni kutukutu owuro

    Ebo ni ni ko ganhou waa si

    Olorun nsunkun

    Omo araye sebi ojo eis ro

    Ekun Omo Olorun l'nsun o

    Tradução

    Olosun Idi é para a criança

    Idin Aisun não é para uma criança

    Idin Aisun é um Odu delicado

    Estas foram as declarações de Ifá para Olodumare Agotun

    Aquele que espalhou o tapete de honra sobre o mar

    Na aurora dos tempos

    Ele foi aconselhado a oferecer ebo

    O céu chora

    Os seres humanos confundido com chuvas

    É a questão da falta de filhos que os céus estão chorando

    Este Odu deixou claro que Olodumare não consegue dormir e ele não pode gerar qualquer criança de sua autoria. Em vez de Olodumare para gerar qualquer criança, ele normalmente derramar lágrimas de chuva que o torna possível para todos os seres da terra para gerar filhos e se multiplicar.

    Olodumare ordenou a Irunmole 801 a sua presença. Ele dividiu-os em três grupos - 200 Irunmole permanentemente no lado direito de Olodumare, 200 permanentemente em seu lado esquerdo, e os restantes 401 viagens ida e volta do céu para a terra.

    ResponderExcluir
  14. Assim que este foi concluído, a atribuição de povoar o planeta Terra começou. Olodumare enviou Ogun , o Irunmole encarregado de metais e criatividade, o arquiteto matéria, suveryor, planejador e pathfinder vir do céu à terra, a fim de tornar o mundo habitável. Quando Ogum estava vindo, ele veio com outro Irunmole como Ija e Òsóòsì . Eles trouxeram muita madeira e varas do céu para o planeta Terra. Quando eles começaram a sua missão, eles não tinham nada para comer. Em pouco tempo, a fome em conjunto e eles começaram a comer a madeira e varas que eles trouxeram. Isto não podia sustentá-los em tudo, porque a paus e provou ser intragável. Isso fez com que eles voltem para o céu para relatar sua falta de Olodumaré .

    Em seguida, Olodumare enviou Obatalá para vir e tornar o mundo habitável. Obatalá trouxe muita água junto. Ele também veio com Irunmole outro como Alaaanu, Oloore, Sungbemi, Magbemiti, Losootoro, Eroko, e Larogbe. Eles começaram o trabalho, mas em pouco tempo, eles também perceberam que a água só não podia sustentá-los no planeta Terra. Eles voltaram a Olodumaré denunciar o seu fracasso.

    Depois disso, Olodumaré enviou Orunmila para vir e fazer a terra planeta habitável para os outros seres. Quando Orunmila estava prestes a partir, ele foi para a consulta Ifá na casa de um grupo de awo chamado Agba dudu Orimo. Durante a consulta Ifá, Eji Ogbe foi revelado. Neste Odu Ifa diz:

    ResponderExcluir
  15. Agba dudu Orimo

    Dia divertido Orunmila

    Baba nlo se ile aye

    Nigba ijinji

    Ni kutukutu owuro

    Ebo ni ko ganhou waa si

    O gb'ebo o Rubo

    Tradução

    Agba Dudu Orimo

    ***Lançaram Ifa para Orunmila

    Quando vai fazer a terra habitável

    No início

    Na aurora do tempo

    Ele foi aconselhado a oferecer ebo

    Ele obedeceu

    O grupo de Awo disse Orunmila tudo o que seria necessário para levar com ele para ter sucesso em sua missão. Alguns dos itens importantes que foi dito era para trazer sementes e alimentos. Eles também lhe disse para usar a madeira ea água que Ogun e Obatalá já tinha trazido. Orunmila ofereceu seu ebo e trouxe todos os materiais indicados pelo grupo de Awo no céu. Orunmila foi bem sucedido em fazer o planeta habitável para os outros seres. Como resultado do que aconteceu naquele momento particular no tempo, Olodumare deu o nome de Ogun "Baba Jegi-jegi", o comedor de madeira, ele deu o nome de Obatalá "Baba Mumimumi", o bebedor de água, e deu Orunmila o nome de "Baba Jeun-jeun ", o comedor de alimentos. Estes atos ainda acontecem até hoje. Sempre que acordar de moning, vamos lavar a boca com tanto varas de mastigação ou escovas. Após isso, vamos lavar a nossa água mouthswith. Também vamos levar nossos banhos com água. Após isso, vamos comer a nossa comida. Este é um reconhecimento dos trabalhos realizados por Baba Jegi-jegi, Baba Mumi-mumi e Baba Jeun-jeun.

    Durante este período de tempo, apenas 6 potes existiu no planeta em que a água foi localizado. Orunmila começou a cultivar a terra e as sementes plantadas. A primeira planta para germinar era uma planta chamada Tete-Abalaye, que em Ifa é a planta mais sagrada do mundo.

    ResponderExcluir
  16. Quando o planeta estava pronto e tinha água, plantas, animais, etc Olodumare enviados para o planeta cerca de seres chamados Eniyan para que pudessem viver com Aye permanentemente. Estes seres por muito tempo viveu em harmonia com Aye no planeta, mas como o tempo passou, começaram a destruir o planeta e outros planetas. Eles foram corrompidos por causa dos amplos poderes esotéricos e espirituais que eles possuíam. Olodumare então ficou irritado e após dar-lhes muitas chances de mudar seu caráter, que eles ignoraram, Olodumare finalmente decidiu removê-los todos. Isto é, quando Olodumare ordenou que as águas que estavam debaixo da terra no mundo a subir e afogar a Eniyan . Os seis potes mais tarde se tornou seis oceanos do mundo. Todas as águas com Olokun e Olosa formado mais de três quartos da superfície do mundo. Muitos dos Eniyan tentou fugir e salvar-se. Alguns subiu para as montanhas mais altas do mundo, outros se esconderam nas cavernas, e outros subiram para os buracos de árvores etc Alguns destes Eniyan sobreviveram. Em outras palavras, nem todos eles morreram. E algumas destas Eniyan ainda vivem no planeta com a gente para esta data.

    Fase 4

    O mundo estava cheio de água e Olodumare decidiu reconstruir o planeta. Olodumare decidiu enviar Obatalá novamente para tornar o planeta habitável. Obatalá aceitou o trabalho, mas não conseguiu realizar a tarefa novamente. Olodumare , então, ordenou uma Irunmole chamado Olofin - Otete , também conhecido como Oduduwa para tornar o planeta habitável. Antes de iniciar o trabalho, Olofin-Otete decidiu consultar Ifá com Orunmila antes de ir para o planeta. O Odu que foi revelado foi Òkànràn Ajagbule ( Òkànràn Owonrin ). Neste Odu, Ifa diz:

    Òkànràn Ajagbule

    Onile eis l'aare

    Ajeji o m'ese ile e para

    Dia divertido Oodua

    Nijo ti baba nr'aye omi

    Ebo ni ni ko ganhou waa si

    O gbebo, o Rubo

    Tradução

    Òkànràn Ajagbule

    O proprietário da terra está sempre certo sobre a terra

    Um estranho sabe agora como caminhar sobre a terra

    Esta foi a declaração de Ifá para Oodua (Oduduwa)

    Quando vai para a terra que estava coberta com água

    Ele foi aconselhado a oferecer ebo

    Ele obedeceu

    ResponderExcluir
  17. Ele completou a sua ebo e seguiu todas as instruções Orunmila lhe deu. Oduduwa reconstruiu o planeta, ele usou a cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, espalhá-lo sobre a água e as áreas onde se espalhou a areia tornou-se terra firme novamente . Ele abaixou as águas e cresceram as plantas.

    Enquanto isso, Aye o dono do planeta no sistema solar deu à luz um filho chamado Ayin . Ayin acabou por ser uma criança inútil. No auge do seu mau comportamento, ele vendeu o sistema solar pertencente à sua mãe para Oduduwa a um preço barato unbeliveably e quase inútil. Ele vendeu a fim de obter o crânio de um animal de Oduduwa ! Em Òkànràn Ajagbule , Ifa deixou claro que a venda dos sete planetas do sistema solar para Oduduwa foi a razão por que dois mais planetas foram adicionados ao sistema solar em Para complementar a energia masculina em Oduduwa . A estrofe em Òkànràn Ajagbule diz:

    Otito awo Aye

    Dia divertido Aye

    Sim nsunkun oun o bi'mo

    Ni'wonran ola, ni'bi ojumo tii mo

    Ebo ni ni ko ganhou waa si

    O gb'ebo, o ru'bo

    Igbati yoo bii

    O bi Ayin

    Eni para bi'mo para gbon

    Lo r'omo bi

    Eeyan para bi asiwere

    Lo p'adanu omo

    Dia divertido Ayin

    Ti yoo ta'le divertido Oodua

    Nitori akokoro ori eran gbigbe

    Ayin para ta'le ni le ganhou n kiri

    Eyin o mo pe Ayintale omo lasan ni?

    Tradução (Google)

    Otito, a Verdade, o Awo de Aye

    Ele lançou Ifa para Aye

    Quando ela estava lamentando sua incapacidade de gerar seu próprio bebê

    Ela foi aconselhada a offerebo

    Ela obedeceu

    Quando ela daria à luz

    Ela gerou Ayin

    Aqueles que dão à luz crianças dotadas de sabedoria

    Eles são os únicos que têm filhos

    Aqueles que deu à luz os tolos

    Eles são os que perderam a oportunidade de ter filhos

    Estas foram as declarações de Ifá para Ayin

    Quem faria as terras Oduduwa

    No preço do crânio de um animal

    Ayin que vendeu a terra era o único a ser perseguido sobre

    Você não sabe que Ayin que vendeu as terras aos era uma criança sem valor

    ResponderExcluir
  18. Esta foi a forma como o sistema solar aumentou 7-9 planetas. O nome do sistema solar ainda Ile Aye porque Ayin vendeu a terra para Oduduwa sem Aye de consentimento.

    Olodumare decidiu, então, criar um tipo diferente de vida chamado "seres humanos" que são também chamados Eniyan . (É importante notar que os primeiros seres e nós, seres humanos são tanto escrito como Eniyan mas os acentos no Eniyan palavra são diferentes)

    Quando chegou a hora de criar os primeiros seres humanos, Olodumare fez tudo sozinho. O primeiro humano a ser tão criado por Olodumare foi nomeado Ninibinini, ou Eni-bi-eni , que significa " um em nossa semelhança " que era uma mulher. O nome foi posteriormente ajustado para Ninibinini . Em outras palavras, o primeiro humano a ser criado era uma mulher e não um homem, como algumas outras escrituras indicam. Olodumare pessoalmente criou esta mulher. Olodumare então trouxe essa mulher à terra por si mesmo e passou por ela através de Odo Aro e Eje Odo. Ele, então, entregou esta mulher com mais de Oduduwa que tinha sido dada a tarefa de povoar a terra como esposa. Entre Oduduwa e Ninibinini , deram à luz a oito pares de gêmeos fazendo um total de 16 crianças. Este foi como a criação na terra mudou para a procriação. Não se sabe ao certo quantas dessas crianças eram do sexo masculino e feminino, mas é importante afirmar que estes primeiros 16 chidlren não tem nada a ver com o primeiro 16 Odu Ifá. Eles são diferentes.

    Em uma estrofe em Oyeku Logbe , Ifá diz:

    Paa l'akisa n gbo

    Oodun ogede ni o fa-ya paara paara bi aso

    Dia divertido Olodumare

    L'ojo de n gbe Ninibinini bo wa'ye

    Ebo ni ni ko ganhou waa si

    O gb'ebo, o ru'bo

    Para ba-k'eni k'ola dede

    K'aye Olufe o Baje

    Omoniyorogbo um si t'aye Olufe se

    ResponderExcluir
  19. Tradução

    Com facilidade faz um rasgo de pano

    A lraf banana não pode rasgar em dois como um pano

    Esta foi a declaração de Ifá para Olodumare

    No dia em que ele estava carregando Ninibinini para o mundo

    Ele foi aconselhado a oferecer ebo

    Ele obedeceu

    Se permanecer de um dia

    Para o mundo de Olufe estragar

    Omoniyorogbo irá intervir e consertar o worle de Olufe

    Conforme o tempo passou, essas crianças começaram a crescer e amadurecer e eles começaram a olhar para o outro de uma forma sexual, porque eles estavam começando a passar pela puberdade. Um dos Irunmole chamado Omoniyorogbo percebeu isso e informado Olodumare sobre o que estava acontecendo e, a fim de evitar o incesto (porque o incesto é um tabu em Ifa) Olodumare ordenou Esu Odara, Ogun, Obatalá, e Orunmila para criar mais seres humanos para que eles couId procriar com as primeiras 16 crianças. Esu Odara foi encarregado de fornecer a areia que ele conseguiu, retornando ao Akamara para realizar a mesma cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, que também foi usado por Oduduwa para trazer terra firme em Terra quando ela foi inundada com água, Ogun foi encarregado de criar e oxidação dos ossos de homens e mulheres. É por isso que os homens são conhecidos como Okunrin (Iron Hard) e as mulheres são conhecidas como Obinrin (Iron Soft). Obatalá foi encarregado de moldar os corpos de homens e mulheres e Orunmilá foi encarregado de consultoria Ifa durante todo o processo e supervisão. Por favor, veja meu novo livro, Ifa Dida; Vol. 2 , que saiu hoje sobre a história completa em Ogbe Òfún

    Os primeiros seres humanos criados a partir da areia por estes Irunmole eram de cor preta. Estes Irunmole criado 2000 seres humanos usando essa areia. Conforme o tempo passou, Olodumare decidiu que 16 e 2000 os seres humanos não foram suficientes para cobrir o planeta. Então ele ordenou Esu, Ogun, Obatala e Orunmila para criar mais seres humanos. Eles realizaram esta tarefa, mas desta vez, eles decidiram não usar areia, mas partes de animais, plantas, árvores, aves etc, para criar mais 2.000 seres humanos. Mais tarde, eles criaram outros grupos que eram amarelo e, em seguida, na cor vermelha.

    ResponderExcluir
  20. Após este processo foi terminado, um dos membros de Obatala grupo nomeado Oluorogbo com a ajuda de alguns dos outros membros da Obatalá grupo decidiu criar seres humanos ainda mais. Eles são os únicos que criaram o grupo branco.

    Também é importante saber que durante todo o processo de criação de preto, amarelo, grupos vermelho e branco, um dos membros do grupo de Obatalá chamada Edun Beleje (o macaco ) , que era muito pernicioso, é a responsável por causar deformidades todos os tipos de seres humanos. Muitos culpam Obatalá para isso, mas não era Obatalá de fazer, mas a falta de Edun Beleje que era membro de Obatalá do grupo. A culpa foi colocada em Obatalá , porque como todos nós sabemos, quando os membros do grupo faz algo errado, o líder é sempre responsável pelo que seus membros fazem.

    Também é importante notar que, durante este estado no chão sobre a terra estava unido. Em outras palavras, era uma, Pangea, e todos os seres humanos viveram juntos durante este período. Mas, como o chão começou a se espalhar e se separam, os grupos também começaram a se separar.

    Etapa 5

    Estamos ainda na fase 4, mas agora estamos nos movendo para a fase 5. Ifá diz que, durante a 4 ª etapa seres humanos vai fazer quase as mesmas coisas o primeiro Eniyan (os seres) fez. Em outras palavras, vamos destruir o planeta, nós vamos ter muitos poderes (tecnologia), vamos ter muitas guerras, muitos vão morrer, e nós vamos chegar a um estágio em que será forçada a voltar a uma forma mais equilibrada e tradicional de viver para nos salvar. Ifá diz que nem todo mundo vai querer viver tradicionalmente, mas muitos outros irão fazê-lo.

    O QUE SIGNIFICA PARA VIVER tradicionalmente?

    Resposta: Viver na forma como os nossos antepassados fizeram. Em outras palavras, viver em equilíbrio com a natureza e com tudo no planeta. Nós precisamos parar de desperdiçar e usar-se todos os nossos recursos naturais de maneira ignorante, mas arrogante. Precisamos parar o abuso de nossos semelhantes em todas as partes do mundo. Precisamos parar de usar tecnologia que destrói o meio ambiente e contamina-lo. Precisamos parar guerras. Precisamos parar de destruir o meio ambiente natural, etc Temos que reaprender a viver em harmonia com tudo o que existe no planeta. Devemos viver de forma comum, onde tudo o que fazemos: nossos empregos, nossos relacionamentos, como nós ganhar dinheiro, como utilizamos a tecnologia, etc trazer benefícios, não só para o indivíduo, mas a comunidade.

    O que é considerado ser a comunidade?

    Resposta: A comunidade é tudo o que existe no planeta. Em outras palavras, não é apenas a sua vizinhança, sua cidade, sua região, na Nigéria. O Estado Unidos, Colômbia, Europa, Ásia, etc A comunidade é o planeta e tudo o que vive nele. É um tabu para fazer algo que só traz benefício para o indivíduo. Além disso, temos de começar a fazer as coisas que não só trazem benefícios para os seres humanos, mas para o animal, plantas, árvores, aves, peixes, da terra etc

    Ifá diz que depois de todo o caos que vai acontecer, aqueles que sobrevivem serão mais inteligentes, mais sábios, e eles vão saber como usar a tecnologia e os recursos naturais para manter o equilíbrio no mundo. Essas pessoas vão ter uma filosofia de vida que é mais comum que individualista. Eles vão saber como trabalhar, não só com as comunidades onde os seres humanos vivem, mas com as comunidades de peixes, aves, plants.etc

    Essa é a essência de whule Asuwada Eniyan

    Aboru Aboye.

    Porque você Luiz não ataca SOLAGBADE Popoola ?

    ResponderExcluir
  21. Saudações,

    1. A réplica pode ser vista aqui:

    http://www.babalawoifagbaiyin.com/2013/03/esclarecimentos-peco-desculpa-os.html



    2. A tréplica pode ser vista aqui:

    http://luizlmarins1.blogspot.com.br/2013/03/treplica.html



    ResponderExcluir
  22. Vocês acham ele contraditório?

    Então leiam isso: http://www.babalawoifagbaiyin.com/2013/03/esclarecimentos-pergunta-iya-apetebi.html?spref=fb

    Um usuário anônimo faz perguntas lógicas, utilizando as próprias palavras dele e ele se contra diz fundamentalmente, pois afirma que fez:
    119 iniciações para orixá;
    21 isefas;
    6 itefas;

    Mas nas respostas deixa claro ser obrigatório ter que ter Iya Odu para se poder fazer isso, só que em contra partida, declara ter recebido recentemente este orixá.

    Então como é que ele diz que fez tudo isso nestes últimos três anos se ele mesmo alega que um Babalawo sem Iya Odu não pode fazer?

    Além de um monte de perguntas que ficam sem suas respostas, pois o mesmo, quando responde, sempre deixa margem para um entendimento ambíguo, isto é, não sabe responder com simplicidade e lógica.

    Ou ele é louco ou é experto!!!!

    Porque ele não chama seus iniciados para lhe apoiar? Afinal, onde estão eles? Quem foi o Olowo fez a tal Iya Odu dele e porque não cita o nome deste sacerdote? Será que ele tem mesmo este assentamento? Não dá nome aos bois porque deve algo? Está se escondendo do que? O senhor Luiz Marins é que precisa de tratamento psiquiátrico?

    Seja claro ao menos!

    Onde estão os líderes desta família Agboola?

    ResponderExcluir
  23. Aboru aboye

    Não entendo a sua posição, o senhor, reconhece que o texto não é meu, porque então me ataca?
    O senhor, tenta desfazer de Solagbe Popoola, esquece o senhor, que ele fala, em nome do conselho superior de ifá, esquece o senhor, que ele é o porta voz, da cultura de ifá para o mundo.
    Porque o senhor não cria coragem e ataca Solagbe?
    Espero uma retração, o senhor atribui a mim,um texto que eu nunca escrevi, somente citei, e fiz constar o endereço do autor, aguardo sua retração.
    Ire o

    ResponderExcluir
  24. É muito ruim, mas, muito ruim mesmo, uma pessoa de Ifá achar que faz parte de um culto superior aos demais e que cultua uma divindade superior as demais.

    Isso soa como coisa de religião abraamica, que tem a certeza de que existem vários deuses, mas, o dele é o único que é o de verdade.

    Ifá não é o culto mais importante. Orunmila não é uma divindade superior as demais. O babalawo não é um sacerdote que esta acima dos demais e que tudo pode fazer.

    Tenho certeza que muitos que estão em Ifá pensam assim. Estão errados e esse pensamento contamina toda a sua prática.

    Não sei a linha de pensamento do Sr.Ifagbayan, mas aquela não foi uma frase boa.

    A religião é uma só. Cada culto se dedica a um aspecto dessa religião e definitivamente ninguém pode assumir o todo dela. Não se faz Ifá sem suporte de Orixá e não exista nada mais forte em nossa vida que não seja Orixá.

    O Babalawo é um intermediário, um mensageiro. Não é nem olodumare e nem orunmila em pessoa. Ele será tão bom quanto tão bem fazer esse seu papel.

    É assim que eu penso.

    ResponderExcluir