quarta-feira, 10 de junho de 2015

Comemoração do Ano Novo segundo Ifá em duas versoes


Coletamos o registro de duas comemorações no culto Orunmilaista, um em Oke Igeti e outro em Oke Itase, que celebram em datas diferentes, ao qual cada Ifá, anunciam Odù diferente para cada uma.

Confira;


ODUN IFA OKE IGETI 03 JUNHO 2015
O Odù do ano yorùbá revelado pelo Conselho de Ifá no dia de 03/06/2015, é:
Ògúndá maa sa = Ògúndá ‘Òsá.

Cabe lembrar a todos que este é um jogo que traz direções e sugestões comportamentais para o MUNDO, não fala-nos diretamente enquanto indivíduo. Nossas recomendações foram dadas no jogo individual que cada um deve ter feito no início do ano.

As observações do Odù, traduzidas por este Bàbálawo demonstram a preocupação de Ifá (A voz de Òlódùmarè) em colocar o mundo em seu eixo natural.

Não sejamos idiotas/hipócritas em pensar que não fazemos parte deste jogo, deste cabo de guerra mundial, onde temos que lutar bravamente dia a dia, desviar de inimigos e forças negativas, uma hora cedendo, em outras acordando, porém de alguma forma tentando evoluir, tentando ser um ser humano melhor (atividade fim de nossa existência), compartilhando experiências, tentando ajudar de alguma forma.

Nada conseguiremos, em termos evolutivos se não abandonarmos a ilusão 'sincera' de que somos bonzinhos, que somos pessoas legais, que estamos neste mundo sem prejudicar nosso semelhante (isto é pura obrigação).

Devemos ajudar de forma concreta, devemos orar com determinação por nós e pelos nossos semelhantes. Ter uma atividade que nos traga a recompensa que encherá o nosso espírito de paz.

Eu espero que as energias do Cosmos conspirem a favor da humanidade, que os Espíritos Negativos não encontrem guarida no interior do ser humano. Que sejamos mais justos, fraternos, preocupados e solidários com aqueles desprovidos de qualquer tipo de benesses, amparo material e espiritual.

A luz, condutora de todas as energias positivas do Universo, seja testemunha e portadora destes presentes que enviaremos aos desafortunados, o Vento que viaja de um lado ao outro do mundo, dê velocidade as nossas vibrações e multiplicação das boas atitudes.

Que a magia que envolve o ser humano seja o upgrade, a vitamina que irá turbinar este novo ciclo que se inicia.

Sejamos mais justos.
Sejamos mais honestos.
Sejamos mais solidários.
Sejamos mais respeitosos.

As divindades apoiarão as pessoas que agem desta forma.
Que o poder do Ferro e o poder da Transformação estejam em suas atitudes.

Epá Odù. Epá Òrìșà.
Aboru, Aboye Oluwo Ifarunola Adesanya.
Erinlè ki nba se o.
Odé Gbafaomi.

Ògúndá’sá o Odù do ano 2015-2016 Oke Igeti.
Awo Fagbami Nougbodekon
Ògúndá Òsá em Ire Aiku traz o significado de vitória sobre os inimigos internos através de transformação.

Mudança é a palavra-chave.

Ifá está dizendo a cada um de seus filhos que eles devem se centrar sobre seus / suas fraquezas, a fim de percorrer o caminho de Iwa Pele (bom caráter). Indiretamente Ifá lembra-nos o nosso mundo tem a possibilidade de ser salvo (Ifá irá consertar esse mundo quebrado) através do desenvolvimento de Iwa Pele. Ifá chama todos os Ori (neste caso o indivíduo) lembrando que cada Ori deve contribuir para a cura através do progresso de Iwa Pele. Ifá diz também que o equilíbrio entre as energias masculinas e femininas é a chave para se obter sucesso. Em poucas palavras Ifá está chamando seu povo para a união e partilha, para o equilíbrio e esforço comum para criar ire (sorte / coisas boas) e lutar contra a atuação e prevalência dos Espíritos Negativos.

Ase ati ire gbogbo (um pedido para todas as coisas boas da vida).

Embaixo da camada deste Odù, veremos um ciclo sendo concluído a partir de um passado evolutivo que era rico em conflitos, perturbações e comportamento antiético. Estes são os inimigos internos que devem ser combatidos para que haja evolução.

Quando alguém está considerando ire Aiku (vida longa), este Odù também fala, a título pessoal, de urologia e doenças genitais que podem ser tratadas com sucesso, possivelmente se recorrendo a cirurgias. Indiretamente Ifá introduz Espíritos Negativos com o conceito da doença que pode levar à morte (não seja promíscuo). Obviamente este é um grande conceito que se refere não só a problemas físicos, mas, especialmente a perturbação espiritual, em uma base pessoal, como geral. Então, Ifá está usando uma abordagem metafórica quando introduz o conceito de solução 'cirúrgica'. Na verdade ele se refere a necessidade de uma abordagem centrada onde se define que ele / ela é inimiga da abordagem (em termos comportamentais, psicológicos e espirituais) e devem erradicá-las.
Este Odù em ire Aiku (vida longa) exige sacrifício (cuja definição ritualística virá do Ese a ser cantado). O ewo (tabu) especifico está ligado a violência e agressividade. Ifá está chamando toda a humanidade a sacrificar, em termos de renúncia, as guerras e conflitos a fim de que possamos obter um equilíbrio melhor e evitar mortes. A morte neste caso, não será causada por Òrìșà, mas, por Espíritos Negativos que estão andando livremente sobre a terra. Por implicação, Ifá considera critica a evolução espiritual que aflige os seres humanos e indica uma forma melhor de melhorar.

De um ponto de vista sensiotic, este Odù exprime a atividade do lóbulo temporal direito, em relação ao occipital parietal esquerdo. Significa que Ifá indica uma espécie de desarranjo epileptoide (quando as coisas saem de controle e há uma bagunça social incontrolável) do comportamento humano em relação a guerra e a agressividade que traz a morte através dos ventos quentes da destruição e aniquilação rápida.

Ifá diz que existe um perigo de uma guerra vasta e em larga escala que pode envolver o mundo inteiro, onde a crise para ser evitada pode ser apoiada através do sacrifício. Povo de Ifá devem recolher sugestões ritualísticas e pratica-las em um nível global a fim de ajudar a humanidade a derrotar este inimigo. De um ponto de vista puramente sensorial, Ifá nos lembra da importância da visualização, em particular a visualização elaborada que vem da intervenção inicial da epífise. Isto significa que a intuição visual profunda será solicitada a todo tempo, em particular o contato com visualizações de ancestrais a fim de elaborar uma imagem positiva e de sucesso.

Os antepassados estão tocando nossas peles com insistência tátil, a fim de provocar dentro de nós imagens de sua experiência e tentar transformar em imagens sugestivas e concretas. Em uma base pessoal deve-se ficar em contato com as mensagens visuais ancestrais que sairão de forma inconsciente e profunda. De uma maneira geral, há uma implicação profunda que indica a África como fonte de cada vitória.

Por implicação Ifá recomenda aos nossos salvadores procurar uma solução dentro das profundezas de sabedoria ancestral de Eégúngún.
 -------------------------------------------------------------------------
ODUN IFA OKE ITASE 06 JUNHO 2015

A revelação do Odù para o ano 2015-2016 em Oke-Itase, Nigéria, trouxe-nos o
Odù Òfún'sá.

O relato nos é dado por Chefe FAMA, que os recebeu do Babalawo Ifagbemi, um dos encarregados de ler este signo.

Veremos abaixo em outra postagem a revelação de outro Odù, mas, não se deve menosprezar nem um dos dois. São mensagens importantes, que devem ser analisadas pela ótica mundial e não apenas no individual. Como diziam os mais velhos, conselho nunca é demais.

Cabe lembrar a importância deste Odù para nós, pois, aqui está revelado nosso mestre Raio de Sol.

O livro, O Sagrado Oráculo de Ifá, nos dá uma visão mais aguçada da importância deste Odù em nossas vidas, sua mensagem está centrada no caráter, nas boas ações do ser humano e na pureza dos sentimentos. Acredito piamente que nosso Obaala Oluwo Ifanuola Adesanya, seja a pessoa mais indicada para tirar duvidas e esmiuçar, como poucos sabem, a sabedoria deste Odù.

Portanto quem estiver interessado na leitura do Odù podem buscar as informações no referido livro e ao pés de nosso sacerdote.

As mensagens que nos chegam da Nigéria sobre Òfún'sá são essas:
Òfún’sá, por Babalawo Ifagbemi

Transcrito de Iyalaje Fama
https://www.facebook.com/iyalaje.fama?fref=ts

Tradução: Odé Gbafaomi
Ifá ti a da ni Oke-Itafe fun odun Ifá Àgbaiyé ti odun yi nise, Òfún sawo (Òfún oun Òsá) ti aláyè re si lo bayi.
Odù Ifá Òfún Òsá é o Odù que foi revelado.
Mensagens do Odù de acordo com Babalawo Ifagbemi são as seguintes:
1. Ifá disse: Ire Aiku (vida longa) com a recomendação de um ebo.
2. Ifá recomenda que os templos e grupos devem apaziguar e adorar Ifá e o Òrìșà com sinceridade para o sucesso geral dos empreendimentos. Também que as pessoas devem estar perto de seu Òrìșà.
3. Ifá recomenda ebo para as mulheres que sofrem abortos espontâneos. Recomenda-se que os Áwo do sexo feminino que tem condições devem propiciar Osun e Ifá regularmente. Também é importante para tais Áwo dar respeito total ou aos èèwò (tabu / s). Mais ainda, os èèwò dos templos ou dos grupos.
4. Ifá recomenda cuidado evitar perder o seu ase pessoal, principalmente as pessoas perversas. Ifá diz que ao identificar as pessoas perversas vai haver tal perda e também que você pode ter perdas e consequências ridículas. Acima de tudo, Ifá recomenda a unidade entre os Awo Ifá e também adverte contra a traição.
5. Se aconselha os pais que tem cinco filhos ou que seja irmão de cinco para fazer ebo contra ikú. Essa família deve evitar discussões e brigas.
6. Ifá recomenda que todos os Áwo devem ser piedosos em suas ações e feitos este ano.

Ifá recomenda que a concessão de títulos honoríficos e chefias devem ser reduzidos, a fim de preservar a antiga honra e o respeito das habilidades das antigas instituições e sua prática antiga. Ifá recomenda a autossuficiência porque confiar em outras pessoas vão causar um sério revés com esses povos, eles não são dignos de qualquer pingo de sinceridade ou confiança. Ifá diz que tais pessoas vão realmente causar mais problemas do que ajuda.
7. Se recomenda que questões monetárias devem ser cuidadosamente e diligentemente tratadas para prevenir possíveis rompimentos que podem derivar daí.
8. Ifá recomenda que um ebo deve ser feito para aqueles que possam estar tendo pesadelos. Ebo também é recomendado contra a doença. Inaki (um animal) é parte do ebo para esta mensagem específica. Rogações também são recomendadas. Ebo também é recomendada para Osun. Ifá recomenda que Ogun deve ser apaziguado regularmente este ano; e, que Ifá deve ser consultado para orientação sobre o que oferecer a Ogun de forma apropriada.
9. Ifá recomenda ebo para Ọlọkún e também para Olọla (o oceano e o mar) para a bênção de Ajè (conforto financeiro). Ifá quer para os Áwo abundante ire ajè este ano, de acordo com Babalawo Ifagbemi

10. Ifá adverte contra cabeça quente.
Aboru aboye.
Chefe FAMA
Mais uma vez os meus agradecimentos ao Babalawo Ifagbemi por compartilhar estas mensagens comigo, bem como com o mundo.

Possa Ifá abençoar a todos nós este ano, ase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário