sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Isese (Ìsèse)

Nathan Lugo


22/01/2016

A palavra Isese é uma palavra bem antiga que significa todas as religiões, as tradições espirituais, as culturas antigas de todos os povos. Em resumo, a tradição antiga de todos os seres humanos.


Quando um Iorubá está falando de Isese, pode estar falando de orixá, ele pode estar falando de vodun, ele pode estar falando de qualquer outra religião indígena africana.

Ao dizer Isese Lagba, estamos falando que todas as tradições, orixá, vodun, etc., que pertencem às religiões indígenas são maiores que todas as demais religiões que foram impostas na Nigéria: Cristianismo, Islam.

Assim a palavra Isese significa a cultura original, primordial, o que sempre existiu, ao contrário do Islam e do Cristianismo, que foram introduzidos na terra Ioruba.  Eles não são Isese.

Quando uma pessoa diz Isese Lagba, está dizendo que é o original o primordial, e é o maior, ao contrário dos muçulmanos e cristãos.

Para que fique bem claro, não estamos falando contra o Candomblé, contra a Santeria Cubana. Todo aquele que pratique vodun, que pratique orixá, está praticando Isese.

Mas tem pessoas no Brasil que dizem praticar a orixá tradicional da África, mas está usando este termo sem saber exatamente o significado.  

E também as pessoas que praticam as tradições de orixá no Brasil sejam do Candomblé, sejam do Batuque, também não entendem o significado da palavra, do termo, então se torna uma grande confusão.

3 comentários:

  1. É importante, fundamental quê existam pessoas que não se ausentam conduzidos pelo egoísmo e que se dispõem compartilhar conhecimentos adquiridos na cultura tradicional yorubá para quem não dispõem de condições de ir até o continente africano em busca de esclarecer dúvidas para em considerando relevante se submeter a praticar aqui no Brasil a tradicional cultura sem cobrar pela disponibilização do conhecimento adquirido, que olodumare abençoe quem assim atua e agem

    ResponderExcluir

TIKTOK ERICK WOLFF