sábado, 6 de agosto de 2016

IKU BABA YEYE

Aláàfin of Òyó

038-240105, 240301 Ààfin Òyó

Òyó State, Nigeria.
     Our Ref.   CULT./ VOL./ 180/16    Your Ref.______Date 1 st August, 2016


FATOS HISTÓRICOS SOBRE Òrìsà e Ifá NA IORUBALÂNDIA


Tradução: Dra. Paula Gomes.


Um componente importante do sistema cultural Yoruba é a instituição tradicional de Obaship (realeza). Cada cidade Yoruba ou comunidade tem um Oba (Rei), como o chefe da cidade.

O Obaship (Reinado) na terra Yoruba é uma introdução no sistema religioso tradicional do Òrìsà, ligando o Oba ao Òrìsà "Oba Aláàse Igbákejì Òrìsà" (O rei é o segundo dotado de autoridade após Òrìsà). Este sistema é baseado em um conceito estrutural com base na delegação de autoridade do Supremo Criador, Olódùmarè, para Òrìsà seguido pelo Oba.

Os conselheiros sacerdotais eleitos para o Oba são títulos oficiais e antigos da instituição do palácio, sendo herança familiar e  estão relacionados com o Òrìsà. Estes conselheiros são designados como os dezesseis Sacerdotes Superiores (Awo Mérìndínlógún): Òndáàsà, Òsìndáàsà, Òtúndáàsà, Èkeèrindáàsà, Èkarúndáàsà, Èkefàdáàsà, Èkeèjedáàsà, Èkejodáàsà, Èkèsandáàsà, Èkèwàdáàsà, Èkokànládáàsà, Èkejìládáàsà, Èketàládáàsà, Èkerìnládáàsà, Èkèédógúndáàsà, Èkerìndínlógúndáàsà, que são responsáveis pela bem-estar da cidade e do Oba.

Nos tempos primordiais, estes conselheiros utilizavam em seu sistema de adivinhação conhecido como Àdáàsà, peças de marfim, nozes e sementes e mais tarde introduziram os búzios, conhecidos como  Owó-Eyo Éérìndínlógún (sistema de adivinhação dos 16 búzios), sendo usado até hoje.

Ao longo da evolução e migração, o sistema de adivinhação conhecido como Ifá, de origem árabe, utilizando a forma de desenhar marcas na  areia ou no pó da madeira, incorpora em suas histórias e sistema, vários contos, historias, estruturas religiosas e funções da Mitologia Yoruba do Òrìsà, como o ìtàn (mitos), músicas complexas, histórias e outros conceitos culturais, que compõem a raça iorubá.

IFA diz em "Òkànràn’wónrín",  um exemplo claro de inserção:

Èyí ni won fińpe òrúnmìlà ní akòkolókun                  
Omi yii ni òkun àti òsà                                                       
Òkè tí won dé sí yi ni wón pè ní                                        
Òkè àrà tí ifá dá                                                                  
Tí àwon mùsùlùmí ń pèní òkè àràfá                                
Sùgbon tí olújáyé jórun ní Ifè yí


“É por isso que eles costumam elogiar Orunmila como “akokolokun”
Dois rios são chamados de òkun e òsà
A colina onde eles andaram é chamada de
ÒKÈ ÀRÀ TÍ IFÁ DÁ
Os muçulmanos chamam de ÒKÈ ÀRÀFÁ
Mas eles passaram pela terra e pelo céu em Ifè"
                             
O novo sistema de adivinhação chamado Ifá entrou pela  cidade de Ota e chega ao Oba Alade, de Alado, o primeiro rei Yoruba a receber coroa de missangas do Aláàfin, e que introduziu Ifá ao Aláàfin. O sistema de adivinhação de Ifá foi aceito entre o panteão Yoruba dos Òrìsà  pelo Aláàfin Ofínràn no século dezesseis.

Até ao dia de hoje o Aláàfin contínua a manter  a tradição antiga do Òrìsà e o sistema de Àdáàsà (Owó-Eyo Éérìndínlógún), que foi herdado dos seus antepassados desde o início da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário