sábado, 8 de julho de 2017

NÃO SE JOGA BÚZIOS NO OPÓN IFÁ

Luiz L. Marins
www.luizlmarins.com.br
08/07/2017


Temos visto na internet alguns sacerdotes e sacerdotisas das religiões afro-brasileiras jogando búzios no opón Ifá, objeto sagrado do culto de Orunmila.

O Estado é laico e o culto é livre, sabemos. Entretanto, como tradições são tradições, é importante informar aos mais novos, pois aos mais velhos que já praticam de nada adiantará falar, que segundo os próprios sacerdotes de Orúnmila nas terras iorubas, é tabu jogar búzios no opón Ifá.

Mostraremos a seguir imagens capturadas no Facebook mostrando a fala de dois sacerdotes de Orúnmila iniciados na Nigéria, já bastante conhecidos na internet, o Baba Nathan, e o Baba Maike, onde clarificam o assunto:

Baba Maike confirma que é tabu jogar búzios em cima do opón:


Novamente baba Maike confirma o tabu e explica porque:


Aqui, baba Nathan confirma que não se usa opón Ifa para jogar búzios, e baba Maike fala que o correto é jogar búzios sobre um pano branco.


Também o depoimento do omó-Ifá Awo Adelonan nos confirma o mesmo tabu:

Este é um opón ifá



Assim, esperamos que os mais novos guardem esta informação, e se no futuro, usando seu direito constitucional de liberdade de culto, quiserem quebrar um tabu de Orúnmila, por sua conta e risco, não poderão alegar desconhecimento.


Ire o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF