quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O COSTUME IORUBA DE CULTUAR ORIXÁS NO VULTO

Por Erick Wolff de Oxalá
Agosto/2017

Este artigo traz algumas fotos sobre o vulto na tradição de orixá, nas quais poderemos ver diversas divindades representadas por vultos de madeira, podendo medir até mais de um metro de altura, conforme os costumes da região, vejam as fotos;

É muito comum o orixá Bara (Exu) sento em vultos; nesta imagem podemos ver dois vultos de Bara ainda contendo resquícios de uma oferenda.


créditos imagem: Esu Alaje by Elegun  Akinwale

Aqui podemos ver o vulto de Yemanja, junto com seus pertences sagrados ao redor, alguns utensílios até comuns entre os templos do Batuque.


Créditos da imagem: Iyemoja Ojubo Ibadan 1983 foto Osvaldo Omobatala

Nesta imagem, observem as louças e o vulto neste Ojubo de Obatala.

Créditos da imagem: Obatala Osogbo (Ifaleke Ajala)


Créditos da imagem: Obalufon Shrine, Ile Ife, 2006 
(Instituto Ekun)

Créditos da imagem: Osun (awo imule)


Créditos da imagem: Obatala_isara-remo_foto-ejire-olorisa


Observem neste vídeo os vultos;





Sinopse: Babalaw Awe é um curandeiro / fetiche que vive na fronteira entre Nigéria e Benim. Desde sua pequena empresa de consultoria, ele recebe todos os domingos, uma multidão de pacientes vem por problemas tão variados como doenças, questões sobre o futuro ou mesmo problemas existenciais. O homem trabalha de acordo com uma concepção própria, uma vez que ele cobra suas consultas com o resultado. No entanto, para consultá-lo, é preciso ganhar sua confiança e a de seus fetiches (tradutor online)



VULTOS E OKUTAS NA TRADIÇÃO DO BATUQUE

Na tradição do Batuque do RS, os sacerdotes costumam usar pedras chamadas de okutá (abreviando por otá), ou vultos, estes que representam determinadas divindades;

- Okuta: Uma pedra com formato determinado conforme a divindade a qual será senta, o local que deverão buscar esta pedra varia entre rios, caminhos, encruzilhadas, pedreiras ou campos.

- Vulto: vultos esculpidos em madeira, ferro ou pedra, são muito usados para determinadas divindades. Estes vultos em alguns casos são vestidos.

Estes Okuta ou vultos ficam em vasilhas de barro, louça ou ferro, podendo variar conforme o fundamento da divindade. Ainda encontraremos assentamentos de orixá dentro cabaças, cascas, cascos de alguns animais, ou potes de cerâmicas ou barro.  No interior destas vasilhas sempre acompanham ferramentas, búzios e fundamentos que pertencem àquela divindade, que não devem ser vistos por qualquer um expondo os seus segredos de feitura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tanto os Vultos e Okutas são costumes que vieram da matriz para a diáspora através dos nossos ancestrais, assim como no vídeo pudermos ver os vultos na curandeira do sacerdote que vive na fronteira do Benin com a Nigéria. Saber o que cultuamos para sabermos quem somos. 

Um comentário:

  1. e muito interesante tambem e bem saber debaixo dor pes dos arvores eles tem tambem forma muito bem tradicional alafia

    ResponderExcluir

TIKTOK ERICK WOLFF