quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O BABALORISA A IYALORISA E A FAMILIA ESPIRITUAL

POR ERICK WOLFF DE OSAALA



Constantemente ouço falarem sobre caráter, ética e responsabilidade espiritual por parte do sacerdotes da cultura Afro-religiosa, o que acho muito válido e necessário, quando sabemos da importância de cuidar da vida espiritual de alguém e, de poder ajudar a um individuo a encontrar bons caminhos a responsabilidade aumenta.

O sacerdote pode estudar muito, porem não existe uma escolha ou faculdade que lhe ensine os segredos do seu sacerdócio, por que lhe é ensinado pelos seus mais velhos ou por quem lhe iniciou, e não esquecendo as próprias divindades que orientam e dão apoio à sua jornada, por isso a importância de uma família e uma tradição.

São tantos os caminhos, as decepções e as alegrias, que fazem parte da vida de um sacerdote diante a sua jornada espiritual, que preencheriam uma enciclopédia para contar a sua historia, e bem feitorias.

Todos sabemos que muitos jovens são ignorados pela sua família, outros sofrem abandono sentimental, ou até mesmo sofrem violência passiva de falta de amor, quando não sofrem violências físicas ou piores. Assim também encontramos idosos que são mau tratados pela família, mesmo sendo  pessoas amáveis, responsáveis e compreensíveis, algumas pessoas que nascem em famílias desajustadas.

O sacerdote Afro-religioso com o tempo vai agregando experiencia e sabedoria, junto com o Àse que carrega do orisa, e se torna um verdadeiro pai ou mãe, como se adotassem seus iniciados como filhos,  estando ao seu lado quando precisam, fazendo o máximo que podem para dar bons conselhos, estarem presentes nas suas vidas quando necessário e claro que dar amor e confiança.

Não seria difícil entender o por que, chamam de Pai ou Mãe os sacerdotes os sacerdotes, basta olhar que na sua maioria os jovens ou idosos que procuram os templos, encontram não só caminhos espirituais, mas também acalanto no coração. Por isso, cabe ao sacerdote apaziguar a cabeça e o ori de cada iniciado seu, não esperando jamais reconhecimento ou agradecimentos, apenas fazendo o seu papel de amar incondicionalmente.

O sacerdote não precisa esbanjar riqueza ou luxuria para que seja um bom sacerdote, basta ele cumprir o seu papel de honestidade, bondade e responsabilidade com aquele individuo, não pensar que um filho é mais uma cabeça como gado, saber que este sacerdote estará ajudando e um dia poderá receber ou não em troca tudo o que fez em vida, sem esperar nada em troca.

Por isso uma familia espiritual é importante, talvez igual a sua família biológica, nesta família não existe pureza de uma raça por que agregara qualquer individuo de qualquer raça, nesta família agregara todos os gêneros sem discriminar os sexos, poderão fazer parte ricos ou pobres, basta ter bom coração e bons sentimentos. 

Boa noite à todos, assim é a nossa família. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF