ARTIGOS E PESQUISAS

Matérias publicadas por Erick Wolff8

A Entronação do Aláààfin e sua conservação: a nação Kambina no Batuque Nàgó do R.S
O propósito deste texto é fazer um paralelo da Nação Kanbina do Batuque do R.S., e suas possíveis origens no Alafinato Iorubá, e sobrevivências no culto afro-gaúcho, tentando mostrar que existe uma grande possibilidade desta nação ser originada dos nagôs.


O que diz o sistema de Ifá e a estrutura religiosa da tradição de Matriz Africana, no segmento Òrìsà?
É sobre a sexualidade e o conceito Yorùbá que abordaremos neste trabalho, para que possamos analisar quais são os fatores que levariam o homem a aproximar-se da espiritualidade ou a afastar-se dela.



A ESTRUTURA RELIGIOSA AFROSUL E OS CONCEITOS YORÙBÁ
O propósito deste texto é fazer um paralelo do Nàgó Afrosul e a cultura Yorùbá, apresentando o conceito de Nação deste segmento, e a possível formação de quatro raízes na cultura religiosa do Batuque do R.S., comparando as raízes do Nàgó Afrosul e seus costumes, divindades e a similaridade com a estrutura religiosa Yorùbá. Faremos uma comparação entre as tradições de cada uma das raízes, demonstrando a falta de elementos para caracterizar as Nações dentro do Batuque Afrosul. Serão apresentados elementos que possivelmente influenciaram a formação destas vertentes Afrosul, denominadas Kanbina, Jeje, Ijesa e Oyo.

Orí
Orí por Erick Wolff, um conceito Afro-Gaúcho da noção de pessoa.

Um comentário:

  1. estou feliz em poder participar de um blog onde posso encontrar meu tema predileto,que sao as coisas do axe,a mim vai acrecentar conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir