terça-feira, 18 de outubro de 2016

O PERIGO DO BEIJA-MÃO

Luiz L. Marins

18/10/2016


Por favor, peço que compreendam o que escreverei agora, e não julguem pela emoção sem antes refletir.

Muitas doenças podem ser transmitidas pela saliva, e um simples ato de beija-mão, principalmente quando realizado em FILA, implica em sério risco à saúde. Vejamos aqui uma lista de algumas doenças transmitidas pela saliva: http://w2.fop.unicamp.br/biosseguranca/tops/top2.htm
Nesta lista não está incluso a mais terrível de todas, que é a "hanseníase", popularmente conhecida como "lepra", e uma das formas de contato são as gotículas de saliva, conforme o site: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia:


"A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz.

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/ 

Por isso, apesar de todo amor, carinho e respeito com que é feito, ainda que os nossos mais velhos fizessem, expõe a pessoa em contato com saliva ao contágio de doenças como a hanseníase, e outras.

Não se trata aqui de falta de humildade. Este é um ato que precisa ser repensado em nome da saúde.  Podemos tocar a testa (iwájú orí) nas mãos da pessoa que queremos reverenciar. O efeito simbólico é o mesmo, e o axé também.

Por favor, pensem nisso, e não me julguem mal.

Ìlera! (Saúde)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O COSTUME DE ENTERRAR OS SEUS PARENTES MORTOS NO PÁTIO DA RESIDENCIA

Por Erick Wolff de Oxalá
17/10/2016

Após quatro anos da morte da mãe de Sola Atanda, ele faz uma simples homenagem na frente dos restos mortais da sua mãe, que está enterrada na frente da sua casa. Notem que os Ioruba não costumam enterrar os seus entes distantes da sua moradia, podendo chamar este local de Iboku, um local sagrado para manter os seus mortos por perto.

Vale observar os tambores Ioruba tocados com varetas, o que para algumas casas do Batuque do R.S., acreditavam que apenas os Jeje tocariam com estas varetas.

veja o vídeo;


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

WILLIAM BASCOM E O SEU LEGADO AO POVO DE IFÁ

Por Erick Wolff de Oxalá
29/092016


William Russel Bascom
não foi iniciado nos mistério do segmento Ifá, porém criou algumas obras que são a referencia para o estudiosos e iniciados, até hoje. 

 Biografia
 William Russel Bascom, nasceu Princeton, Illinois, 23 de Maio, 1912 - faleceu 11 de Setembro, 1981) foi um folclorista, antropólogo, e diretor de museu dos Estados Unidos. Morreu 11 de setembro de 1981, San Francisco , Calif.) Antropólogo americano que foi um dos primeiros a fazer uma extensa pesquisa de campo em África Ocidental. Ele serviu como presidente (1956-1957) da antropologia departamento e diretor interino de estudos africanos (1953, 1957) na Northwestern University , Evanston, Ill.
 
 
Depois de completar um período de serviço do governo na África Ocidental durante e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1943-1946), Bascom tornou-se um estudioso de investigação Fulbright (1950-1951). Em 1957 foi feito a professor e diretor da Robert H. Lowie Museum da Universidade de Califórnia , Berkeley. Um especialista em Africano folclore , Bascom, em seu tratado sobre Ifa Adivinhação: Comunicação entre deuses e homens na África Ocidental (1969), esclareceu a Yoruba adivinhação sistema, que é transmitida oralmente pelos sacerdotes de Ifa para aprendizes. Outros escritos incluem Arte Africana (1967) e O Yoruba do sudoeste da Nigéria (1969).

(fonte - https://www.britannica.com/biography/William-R-Bascom)


Obras mais importantes

    "The Relationship of Yoruba Folklore to Divining," Journal of American Folklore (1943)
    The Sociological Role of the Yoruba Cult-Group (1944)
    Ponape: A Pacific Economy in Transition (1947)
    "Four Functions of Folklore," Journal of American Folklore (1954)
    "Urbanization Among the Yoruba," American Journal of Sociology (1955)
    "Verbal Art," Journal of American Folklore (1955)
    co-editor, with Melville J. Herskovits, Continuity and Change in African Culture (1959)
    "Folklore Research in Africa," Journal of American Folklore (1964)
    "The Forms of Folklore: Prose Narratives," Journal of American Folklore (1965)
    The Yoruba of Southwestern Nigeria (1969)
    Ifa Divination: Communication Between Gods and Men in West Africa (1969, recipient Pitrè International Folklore Prize)
    African Art in Cultural Perspective: An Introduction (1973)
    "Folklore, Verbal Art, and Culture," Journal of American Folklore (1973)
    editor, African Dilemma Tales (1975)
    editor, Frontiers of Folklore (1977)
    Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980)

TIKTOK ERICK WOLFF