Mercy Agbeke Gbadamosi,
Julia Iniabasi,
Okeluse Orunmojo,
Sunshine Megaforce
Julia Iniabasi,
Okeluse Orunmojo,
Sunshine Megaforce
March 26, 2015
A partir da esquerda: HRH The
Ojima-Aujale of Okeluse, HRH The Olufon of Ifon Omimah, HRH The Olute of Ute
Ilogi @ Ute during Olute's Igogo
festival.
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OROLU
Orolu é
outro nome para a antiga cidade de Ifon no estado de Osun da Nigéria. O nome
Orolu é usado de forma intercambiável para Ifon. Às vezes, é chamado
Ifon Osun porque está localizado na divisão Osun do sudoeste da
Nigéria, agora Estado de Osun. A história desta cidade antiga é tão
grandiosa quanto sua evolução, cresceu simultaneamente com a história de Ilè-Ifè,
o berço de Iorubás.
Odùduwà, o
famoso pai da nação iorubá, derrubou Obàtálá em Ilè-Ifè e Obàtálá
foi para o exílio em Ilofi, um lugar ainda existente para os turistas em Ilè-Ifè
agora. Odùduwà reinou como o Olufè (o Chefe de Ife [Yorubas]). Odùduwà
teve apenas Okanbi que também teve sete filhos entre os quais Olowu de
Owu, Orangun de Ila, Owa Obokun de Ijesa, etc., e o famoso Oranmiyan,
o Governante do Reino de Benin e fundador do Império Òyó.
Após a
morte de Odùduwà, Obàtálá voltou a Ilè-Ifè e reinou como o
segundo Olufè, porque todos os netos de Odùduwà tinham ido estabelecer
seus próprios reinos.
Após a
morte de Obàtálá, alguns dos seus filhos contestaram o trono depois
dele, eles são Olaosa Aladikun e Akogun Erujeje, Obalufon Alayemore,
entre outros. De todos esses competidores, Obalufon Alayemore sucedeu
seu pai e os outros tiveram que estabelecer seu próprio reino.
Olaosa
Aladikun consultou Ifá para profetizar seu êxodo. Ele foi instruído a
estabelecer um reino onde ele visse muitos pássaros tecelões em uma árvore com
cogumelos por baixo.
Um ditado em
língua iorubá diz: “ibi ti olu ati olho
eega fon si” (onde cogumelo e pássaros tecelão se espalham) assim,
temos o nome curto “Olu fon” (propagação
de cogumelos) que é agora o título do rei de Ifon ou seja, o Olufon
de Ifon. Ifon pode ser simplesmente interpretado como (propagação,
aquilo que se espalha).
O TERMO
“OLU”
O termo “Olu”
quer dizer “cogumelo”. Embora seja uma planta fraca e frágil significa:
proeminência, realização.
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Gramaticalmente,
“Olu”, quando usado como um prefixo para um substantivo, significa primeiro
entre iguais, assim, Olu de Ibadan (Olubadan) significa: o Rei de Ibadan, Olu omo
significa: o melhor das Crianças etc. Assim Olufon (o governante de Ifon)
tem tradicional destaque sobre e acima de tudo outros Oba na
Iorubalândia.
Olufon
é um governante coroado. Uma vez em posse tanto de Ade Ire como de Ade
Sese-Efun, Olufon teve a reputação de ter coroado o Alaafin de Òyó com Ire
Crown para elevar o status de Alaafin ao de Oba contra Baale ( um mero chefe de
distrito). É por isso que a Olufon sempre foi membro permanente do Conselho de
Chefes desde o período do governo colonial.
O SIGNIFICADO DE OROLU
Orolu é
outro pseudônimo para Olaosa Aladikun a.k.a Akogun Erujeje (o fundador do Orolu
/ Ifon Orolu Kingdom). Ele conseguiu este apelido 'Orolu' depois de estabelecer
o Reino. A tradição oral diz que:
“o pai de Orolu tinha uma favorita entre
suas numerosas esposas, e as outras esposas maia velhas tinham muito ciúme da
esposa mais jovem. A esposa estava grávida enquanto o marido foi para uma
guerra.
Quando a jovem esposa estava em trabalho de parto, outra esposa sênior decidiu puni-la por inveja e a maltratou. Elas mentiram para ela dizendo que, quando tiveram o bebê: “nós sempre dormiríamos em grama de lenha em vez de esteiras”, “cozinhamos nossa sopa sem sal ou óleo de palma”, “andamos nuas até o banheiro”.
Quando a jovem esposa estava em trabalho de parto, outra esposa sênior decidiu puni-la por inveja e a maltratou. Elas mentiram para ela dizendo que, quando tiveram o bebê: “nós sempre dormiríamos em grama de lenha em vez de esteiras”, “cozinhamos nossa sopa sem sal ou óleo de palma”, “andamos nuas até o banheiro”.
As esposas principais reforçaram essa mentira para a esposa mais jovem durante seis dias após o parto. Se ela perguntasse por que eles estavam fazendo isso com ela, eles diriam: “Oro ilu wa ni” significando: “Tradição de nossa cidade é” (Oro ilu' - tradição da cidade) e quando escrita abreviada, diz: Oro'lu; assim, é comumente pronunciado Orolu.
Quando o Akogun retornou no sétimo dia e encontrou sua esposa favorita com o semblante franzido, ele perguntou qual era o problema. A mulher narrou sua provação, e Olaosa decretou que essa seria a tradição de todas as suas esposas que viesse a se deitar. Desde então, tem sido uma tradição se deitar. Desde então, tem sido uma tradição de toda mulher que se deita, na família real Olufon de Ifon.”
A RELIGIÃO
TRADICIONAL DO POVO DE IFON
Como um
descendente direto de Obàtálá, Olufon adora Olódùmarè (Deus Todo-poderoso através de Obàtálá, ou Òrìsànlá, também conhecido
como Òrìsà Olufon. Olufon tem o símbolo original de Obàtálá,
o caracol. Inhame picado, sopa de melão cozida sem óleo de palmeira. Olufon
continua a ser a cabeça espiritual dos adoradores de Obàtálá em todo o
mundo. Esta religião é popular na Nigéria, Brasil, Cuba e América do Sul.
RELAÇÃO DE OROLU COM OUTRAS COMUNIDADES
Durante o crescimento do reino de Orolu, muitas outras cidades surgiram, como Ifon Omima, a sede do governo local de Ose no estado de Ondo de Nigéria, Ilobu, Estado de Osun, que é também um vizinho que é um descendente da filha de Olufon Orisafi ASAKE, Ifon Sepeteri, na área Oke-Ogun, no Estado de Òyó da Nigéria, entre outros.
RELAÇÃO DE OROLU COM OUTRAS COMUNIDADES
Durante o crescimento do reino de Orolu, muitas outras cidades surgiram, como Ifon Omima, a sede do governo local de Ose no estado de Ondo de Nigéria, Ilobu, Estado de Osun, que é também um vizinho que é um descendente da filha de Olufon Orisafi ASAKE, Ifon Sepeteri, na área Oke-Ogun, no Estado de Òyó da Nigéria, entre outros.
Publicado por Okeluse Sons and Daughters. Acessado em
27/05/2018. Disponível em:
Transcrição, tradução, adaptação e layout: Luiz L.
Marins - www.luizlmarins.com.br