ENTENDENDO A UMBANDA: POR EDUARDO, TATA MATAMORIDE

Registramos este belo artigo sobre a Umbanda de SP, onde o tata Matamoride esclarece vários pontos sobre esta religião que se estende pelo mundo todo.

No artigo detalha as entidades, cores e até forças energéticas de cada linha.  



Por Eduardo Brasil (Taata Matâmoride)

A Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. O anunciador desse credo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Essa religião abrange aspectos dos Orixás do Candomblé, Espiritismo e Catolicismo. Além disso é considerada como patrimônio imaterial do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desde 2016.

Aspectos da religião

A etimologia da palavra Umbanda é atribuída a língua Quimbunda de Angola. O termo corresponde a "magia" ou “a arte de curar”. A palavra também foi remetida em outro sentindo após o I Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda, realizado em 1941, como “aum” e “bhanda”, nos quais correspondem ao “limite no ilimitado”.

A Umbanda é uma religião que agrega aspetos de várias outras crenças como religiões de Matriz Africana, Catolicismo e o Espiritismo, entre outras. Apresenta também várias vertentes, como por exemplo:

•. Tradicional.

•. Mista.

•. Esotérica.

•. Astrológica. 

•Branca.

No entanto, os princípios de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em Orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.

 

Cumprimentos na Umbanda

Só existe um Saravá; serve para a direita, para a esquerda; entre os da mesma fé, padrinhos e madrinhas.

 

O Congá

Congá ou Gongá é uma palavra de origem africana (Banto) utilizada na Umbanda para nominar o altar onde ficam as firmezas de cada casa; é um poderoso ponto focal de energia divina. Mas ao iniciar o trabalho, todo o terreiro, incluindo os médiuns, se torna um grande Congá.

A palavra altar tem sua origem no latim e significa nutrir, alimentar. Além desse significado, também está associada aos verbos animar, crescer e desenvolver. Além disso, é um ponto de força que, auxiliado por imagens, velas e 

lâmpadas, nos remetem ao sagrado e por tabela suprem energeticamente o trabalho realizado no terreiro. E principalmente captador das energias dos Orixás e entidades de luz que ali estão para nos auxiliar.

 

As Sete Linhas da Umbanda

1) Linha de Oxalá

Essa linha representa o princípio, o início, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "Chefia de Cabeça". Caboclos e Pretos Velhos vêm nessa radiação.

2) Linha de Iemanjá 

Essa linha é também conhecida como Povo d'Água. Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha. Respondem nessa linha as Ondinas, Sereias do Mar, Caboclas de Rio e Fontes, Marinheiros

3) Linha de Xangô
Xangô é o Orixá que coordena toda lei do retorno, é o dirigente da alma humana e do senso de justiça, 
o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual. Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras. Há Caboclos e Pretos Velhos e Baianos que vêm nessa radiação.

4) Linha de Ogum
A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do destino. 
É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc. Vêm nessa radiação Ciganos, Baianos, Caboclos Guerreiros, Compadres e Linha dos Malandros.

5) Linha de Oxossi
A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas. Caboclos e Caboclas e Boiadeiros.

6) Linha de Crianças
Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de Céu e em mantos sagrados. Nessa radiação não confundir com Erê, pois o Erê do Candomblé é a palavra do Orixá como um mensageiro. 

7) Linha das Almas
Essa Linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. 
São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas cármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras "mirongas". Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.
Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. 
Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias"- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um ritmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade. Pretos e Pretas Velhas de fala muito mansa e conselheiros.

Firmeza de Esquerda
Kalunga não quer dizer firmeza de Esquerda, nem Kalunga grande quer dizer cemitério. Calunga ou Kalunga na mitologia Angola Bantu dos Luenas, Ambós e Dongas de Angola, é a Deusa Criadora e está associado aos fenômenos naturais. O termo também é utilizado pelos Lundas, Chócues e Luchazis, para os quais o deus supremo é Zambi. No contexto Chócues, às vezes os termos aparecem associados, talvez indicando que são conceitos distintos para o Ser Supremo dos Bantos.
É um local normalmente na frente do Terreiro onde é construído um minialtar para a Esquerda com suas oferendas.

Pontos:
São formas de evocarmos o divino; podem ser cantados com os atabaques ou não.
As imagens do Congá também são um ponto focal de evocação de forças divinas.

 

As Guias
Colares ou guias são solicitados ou demandados pela casa outras vezes pelo Guia. Na Umbanda, as cores das guias mais usadas ou aceitas pela maioria:

 

• Oxalá = branca
• Nanã = lilás
• Iemanjá = azul leitoso 
• Omolu = branco-preto-vermelho 
• Ogum = vermelho
• Obaluayê = branco-preto 
• Xangô = marrom 
• Exu = preto e vermelho 
• Iansã = amarelo 
• Pombagira = vermelho
• Oxum = azul vivo 
• Oxóssi = verde

Zé Pelintra
A história mais aceita dessa entidade é que ele tenha nascido no povoado de Bodocó, sertão pernambucano. E sua família precisou mudar para Recife, devido a uma grande seca que devastou toda a região.
Infelizmente, quando menos esperava, o menino José dos Anjos perdeu toda sua família, vítima de uma doença desconhecida. Sem ter para onde ir, se criou na rua no meio do porto, se sustentando como podia.
Dormia em meio a malandragem e trabalhava como garoto de recados, cresceu tendo a noite em suas mãos: amava os jogos e as mulheres.
Zé possuía grande habilidade com facas, ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, era temido até mesmo pela polícia. 
Na juventude decidiu então mudar-se para o Rio de Janeiro, e logo passa a ser conhecido nas áreas boêmias da cidade. 
O caboclo de sangue quente encontra-se em um cenário de transformação, onde os mais pobres começam a povoar pedaços das cidades em desenvolvimento, surgindo assim as favelas.
Exímio conhecedor de tratamentos com ervas (adquirido entre o povo nordestino), temido nas mesas de jogos e apostas, e principalmente um grande galanteador, não se sabe ao certo como aconteceu o assassinato do Zé, mas pode-se afirmar que foi pelas costas. Pois não havia ninguém no litoral carioca capaz de enfrentar o Pelintra frente a frente.

Quem são os marinheiros?
Os marinheiros se conceituam como uma linha de trabalho dentro da religião que se organiza dentro de um grau e traz consigo o universo e a espiritualidade do povo d’água.
Essa cultura de quem provém seu sustento, ofício, morada e toda a sua vida ligada à água, ao mar, aos rios e aos portos, configura o arquétipo dos Marinheiros. Desses povos temos a compreensão de que do mar não se extraí apenas o alimento ou o sustento econômico, a eles desprende-se também uma relação espiritual e de vida – em todos os seus sentidos – com o ambiente marítimo e ribeirinho.
Quem foram os marinheiros?
Os espíritos dessa linha também caracterizada como Povo D’água, realmente foram em terra como nome mesmo já destaca pessoas relacionadas às águas, sejam elas doces ou salgadas. Em muitos casos, pescadores, jangadeiros, navegadores, piratas, oficiais e todos os povos litorâneos.

Linha dos Baianos
Os Baianos representam a força daqueles que ficam à margem da sociedade, e que sofreram e aprenderam na “escola da vida” e, portanto, podem ajudar as pessoas. O reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma linha de entidades de grande importância nas giras de todo o país, nos últimos anos.
Povo de fácil relacionamento, comumente aparece em giras de Caboclos e Pretos-Velhos, sua fala pode ser mais fácil de se entender que a fala dos caboclos. Conhecem de tudo um pouco e, por isso, podem trabalhar desfazendo feitiços.
Enfrentam os invasores (kiumbas, obsessores) de frente, chamando para si toda a carga a ser neutralizada. Buscam sempre o encaminhamento e doutrinação, mas quando o kiumba não aceita e insiste em perturbar algum médium ou consulente, então o Baiano se encarrega de “amarrá-lo” para que não mais perturbe ou até o dia que tenha se redimido e queira realmente ser ajudado.

Linhas do Exus e Pombo Giras
As entidades conhecidas como Exús e Pombagiras são espíritos que já vivenciaram diversas encarnações, há muito tempo atrás. No nosso trabalho usamos a nomenclatura compadres e comadres como era antigamente.
Hoje em dia encontram-se em um estado evolucionário superior que permite ajudarem a quem a eles recorrer, vencendo problemas e diversos obstáculos na vida.
À medida que ajudam os encarnados, encontram também evolução espiritual; sendo uma troca mútua de boas energias.
Essas entidades têm uma vibração energética muito alta, e trabalham em questões práticas do dia a dia com muita eficiência.
Atuam com maestria nas relações amorosas afastando a concorrência com rivais: Pombagiras e Exús são o primeiro escudo de proteção espiritual aos que desejam sua ruína no amor.
Pombagiras e Exús são especialistas também em quebra de feitiços e proteção contra macumba, daí a grande necessidade de cultuar essas entidades para nos proteger.

 

Exús e Pombagiras são entidades regentes  
Na Umbanda dizemos que cada um tem um Exú e uma Pombagira Pessoal ou Regente que zelam por você.
Pode ocorrer de alguns médiuns mais desenvolvidos trabalharem com mais de uma Pombagira ou mais de um Exú.
Os Exús e Pombagiras de uma pessoa estão ligados aos Orixás principais que compõem a coroa.
A qual Orixá pertence meu Exú e Pombagira?
Pombagiras e Exús trabalham em todas as falanges da Umbanda, sob a autoridade de todos os Orixás.
Os nomes das entidades geralmente nos dão dicas sobre a origem da falange que atuam.
Por exemplo: Pombagira do Rio, Exú 7 Rios, Exú Beira-Rio, Pombagira da Cachoeira são entidades da Falange de Oxum.
Existem entidades que atuam em falanges cruzadas. Por exemplo: Exú Abre Mata, que atua tanto na Falange de Ogum, quanto na Falange de Oxóssi.
Pombagira Regente e Exú Regente são entidades que devem ser homenageadas regularmente, pois intercedem levando os pedidos e orações aos Orixás, criando um escudo protetor contra feitiços e más energias ao seu redor.

Como fazer os banhos
As ervas podem ser compradas em casas especializadas em produtos naturais ou esotéricos. Em posse das ervas escolhidas, de acordo com o seu problema, amasse-as dentro de uma bacia. Na sequência, despeje sobre elas um litro de água fervente e abafe tudo por cinco minutos. Espere o líquido esfriar e jogue-o no seu corpo, do pescoço para baixo, depois de seu banho diário. Faça isso pensando no seu desejo. Em seguida, deixe o corpo secar naturalmente. Por último, jogue os restos das ervas no lixo.

1 - Abre-Caminhos: essa planta é conhecida por ajudar nos problemas com grana.
2 - Alecrim: traz paz e dá mais ânimo e energia.
3 - Alfazema: é ótima para acalmar e relaxar.
4 - Aroeira: acaba com todo olho gordo das pessoas.
5 - Boca-de-leão: traz proteção.
6 - Boldo e saião: combinação tiro e queda contra a inveja e o mau-olhado.
7- Capim-limão: tem ação calmante.
8 - Colônia: descarrega e acalma.
9 - Erva-doce, cravo, canela e noz-moscada: trazem paz.
10 - Erva-Pimenteira: combate energias pesadas e o negativismo.
11 - Levante: traz mais energia e abre os caminhos. Junto com o alecrim, atrai mais dinheiro.
12 - Língua-de-sogra: corta a inveja e mau-olhado.
13 - Macassá: ajuda a pensar melhor, a relaxar e a deixar mais forte o amor em sua vida.
14 - Manjericão: traz paz de espírito. Também afasta o negativismo.
15 - Oriri: manda embora pensamentos ruins e protege das más energias.
16 - Rabo-de-lagarto: tem o poder de espantar os maus espíritos.
17 - Rosa branca: descarrega, tira mau-olhado e quebranto.
18 - Sansevéria: esta planta dispersa o mau-olhado.
19 - Verbena: é poderosa contra olho gordo na vida a dois, afasta a tristeza e a negatividade.

Banhos especiais
Os banhos a seguir são preparados de um jeito especial, como se fosse um ritual. Confira!

 

20 - Corpo fechado
Coloque as pétalas de duas rosas brancas, uma colher de mel e algumas gotas do seu perfume preferido em dois litros de água fervida. Depois de amornar, coe o preparado e jogue o líquido no corpo, da cabeça aos pés. Os restos do banho devem ser jogados em um jardim.

 

21 - Xô, olho gordo
Em um dia de Lua Minguante junte uma colher (chá) de mel, três folhas de laranjeira, três de eucalipto e um Punhado de camomila seca. Coloque tudo em três litros de água. Deixe ferver e, em seguida, espere o líquido amornar. 
Por último, coe e despeje no seu corpo, do pescoço para baixo, antes do seu banho diário. Jogue as sobras no lixo.

 

22 - Abrir caminhos
Em uma sexta-feira, ferva pétalas de um cravo vermelho, de três cravos amarelos, galhos de levante e de verbena com três litros de água e espere amornar. Tome seu banho habitual e despeje a mistura do pescoço para baixo. Jogue os restos do banho no lixo. Use a vasilha normalmente depois de lavada.

 

23 - Longe do Azar
Ferva três pitadas de açúcar, três sementes de girassol e três flores secas de camomila em meio litro de água. Espere amornar e jogue o líquido pelo seu corpo enquanto reza três Salve-Rainhas. Feito isso, se enxágue e jogue os restos do banho no lixo. Use a vasilha normalmente depois de lavada.

 

24 - Sem confusão no amor
Faça esse banho durante todas as quartas-feiras do mês, começando na Lua Cheia. Em dois litros de água ferva um punhado de manjericão. Depois que a água esfriar, tome banho habitual dizendo alto: "Nada nem ninguém vai conseguir atrapalhar a paz e o amor que existem no meu relacionamento, pois eu tenho a proteção de todos os anjos". 
Jogue os restos do banho no lixo.

Apêndice
Para O Primado do Brasil existe uma divergência nas sete linhas, são elas:
1ªLinha: Santo ou Oxalá Dia: Domingo Cor: Branca
FALANGE DE SANTO ANTONIO
FALANGE DE SÃO COSME E DAMIÃO
FALANGE DE SANTA RITA
FALANGE DE SANTA CATARINA
FALANGE DE SANTO EXPEDITO
FALANGE DE SÃO BENEDITO
FALANGE DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

2ªLinha: Iemanjá: Dia: Sábado Cor: Azul
FALANGE DAS SEREIAS - CHEFE: OXUM
FALANGE DAS ONDINAS - CHEFE: NANÃ BURUQUE
FALANGE DOS CABOCLOS DO RIO - CHEFE: YARA
FALANGE DAS CABOCLAS DO MAR - CHEFE: INDAIÁ
FALANGE DOS MARINHEIROS - CHEFE: TARIMÁ
FALANGE DOS CALUNGAS - CHEFE: CALUNGUINHAS
FALANGE DA ESTRELA GUIA - CHEFE: MARIA MADALENA

3ªLinha: Oriente (Xangô Cao) Dia: 6ª-Feira Cor: Rosa
FALANGE DOS INDÚS - CHEFE: ZARTÚ
FALANGE DOS MÉDICOS E CIENTISTAS - CHEFE: JOSÉ DE ARIMATÉIA
FALANGE DOS ARABES E MARROQUINOS - CHEFE: JIMBARUÊ
FALANGE DOS JAPONESES, CHINESES, - CHEFE: ORI DO ORIENTE
MONGÓIS E ESQUIMÓS
FALANGE DOS EGÍPCIOS, ASTECAS E - CHEFE: INHOARAIRÍ
INCAS
FALANGE DOS INDIOS CARAÍBAS - CHEFE: ITARAIACÍ
FALANGE DOS GAULESES, ROMANOS E - CHEFE: MARCUS Iº Imperador 
OUTRAS RAÇAS EUROPÉIAS

4ªLinha: Oxossi Dia: 5ª-Feira Cor: Verde
FALANGE DE CABOCLO URUBATÃO
FALANGE DO CABOCLO ARARIBÓIA
FALANGE DO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS
FALANGE DOS PELES VERMELHAS - CHEFE: AGUIA BRANCA
FALANGE DOS TAMOIOS - CHEFE: GRAJAÚNA 
FALANGE DOS GUARANIS - CHEFE: ARAÚNA
FALANGE DA CABOCLA JUREMA 
 
5ª Linha: Xangô Agodô Dia: 4ª-Feira Cor: Amarela
FALANGE DE INHANÇÃ
FALANGE DO CABOCLO DO SOL E DA LUA
FALANGE DO CABOCLO PEDRA BRANCA
FALANGE DO CABOCLO DO VENTO
FALANGE DOS CABOCLOS DAS CACHOEIRA
FALANGE DO CABOCLO TREME TERRA
FALANGE DOS PRETOS QUENGUELÊ

6ª Linha: Ogum Dia: 3ª-Feira Cor: Vermelha
FALANGE DO OGUM BEIRA-MAR
FALANGE DO OGUM ROMPE MATO
FALANGE DO OGUM YARA
FALANGE DO OGUM MEGÊ
FALANGE DO OGUM NARUÊ
FALAMGE DO OGUM MALÊ
FALANGE DO OGUM NAGÔ

7ªLinha: Iofá (Africana) Dia: 2ª-Feira Cor: Laranja ou Roxa
FALANGE DO POVO DA COSTA - CHEFE: PAI CAMBINDA
FALANGE DO POVO DO CONGO - CHEFE: REI DE CONGO
FALANGE DO POVO DE ANGOLA - CHEFE: PAI JOSÉ
FALANGE DO POVO DE BENGUELA - CHEFE: PAI BENGUELA
FALANGE DO POVO DE MOÇAMBIQUE - CHEFE: PAI JERÔNIMO
FALANGE DO POVO DE LUANDA - CHEFE: PAI FRANCISCO
FALANGE DO POVO DA GUINÉ - CHEFE: ZUM GUINÉ

EXPRESSÃO DOS ORIXÁS
OXALÁ= Inteligência, Sabedoria, a Força Suprema.
IEMANJÁ= Amor- a União Entre os Seres.
XANGÔ CAÔ (Oriente) = Ciência- Estuda a Natureza dos Seres e as Forças que o Regem.
OXOSSI= Lógica- Rege os Poderes da Cura, Dentro da Própria Natureza.
XANGÔ AGODÔ= Justiça- A lei de Dar a Cada Um o Que Lhe é Próprio.
OGUM= Ação- A Luta da Natureza em Fortalecimento dos Seres.
IOFÁ (Africana) = Filosofia- A Força de Elevação Moral dos Seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF