CARTA EDITORIAL: O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL

Por Erick Wolff de oxalá
04/08/2022




O Batuque é uma religião afro-brasileira, assim como algumas Umbandas, Candomblés, etc., importante saber que não existe registro de Batuque, Umbanda, Candomblé, Catimbó, Quimbanda, etc., em nenhum local da África sendo assim consideramos que nenhuma destas religiões vieram de lá.

Desta forma, quando falamos que uma religião é Afro-brasileira, entendemos que o Batuque foi fundado aqui e adaptado para a nossa realidade, o que para os brasileiros é ótimo, ou seja, mesmo sendo uma religião que nasceu aqui, sabemos que as divindades são africanas, por isso, que cantamos e praticamos rituais do segmento do orixá, sendo assim, por mais que seja uma religião nascida no Brasil, o Batuque possui elementos afros, com elementos africanos do segmento Iorubá.

E aquele pensamento equivocado que possuíamos sobre a cultura Africana não terem nada a ver com o Batuque, vem se desfazendo com as informações que estamos recebendo de Oyo, e outras regiões da Nigéria, onde estamos notando que o Batuque preservou uma herança riquíssima dos nossos ancestrais religiosos (os fundadores), que apesar de termos perdido algo, como o idioma, orin (cantigas), folhas e etc... estamos tendo oportunidade de resgatarmos a nossa origem sem descaracterizar o Batuque. Não podemos ignorar o belo trabalho que os nossos ancestrais semearam para os batuqueiros. 

Estamos fazendo neste blog um grande acervo cultura-afro-religioso, para os nossos descendentes terem um bom conteúdo para poder estudar.

Agradeço a todos que diretamente ou indiretamente tem auxiliado a proporcionar este belo trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF