Este é um registro da postagem no perfil Oyo Empire, na mídia social Facebook, o tema aborda informações sobre Ooni.
"A HISTÓRIA DE OONI, CRIAÇÃO DO CONSELHO TRADICIONAL DE OBAS, DA ADMINISTRAÇÃO PRÉ-COLONIAL E DA NIGÉRIA COMO DOCUMENTADA NOS ARQUIVOS

Escrito por: Engr. Ade Adekunle (para Oyo Empire)
Quem é um Ooni?
Ooni, que é um nome e título foi originalmente escrito como Oni, mais tarde tornou-se um título transferido do tempo antigo para o início da recém-fundada Ule Ufe, primeiramente chamada Otu Ife, criada no ano de 1860 pela ordem de Alaafin Adelu Agunloye (o único rei documentado conhecido durante este período) que perguntou a Basorun Ogunmola Orisagunna (líder de Ibadan Guerreiros sob a jurisdição
Ooni teve um começo na história da Yorubaland como filho de omo Oluwoni (o filho da mulher condenado a ser sacrificado pelas divindades que mais tarde foi poupado devido à gravidez da criança que ela concebeu e deu à luz. Essa criança, foi nomeado "Adimu (detentor de algo) e tinha o nome expandido de "Adimu-ola (detentor de tesouros).
O que são tesouros e quem é o dono dos tesouros? Os tesouros eram artefatos tradicionais e culturais (outros itens incluídos nos tesouros) que se ligavam à religião tradicional de Ifa, que era a religião fundadora do grupo étnico iorubá que ocupava principalmente o sudoeste da Nigéria.
Oni título e nome era originalmente de "omo Oluwoni", mudou para Owoni, mais tarde Oni e agora Ooni
Durante esta época do ano de 1860, que foi o início do novo Ule Ufe conhecido como Otu Ife, Ooni foi documentado como "Chefe Religioso de Ifa", como mostrado na imagem carregada obtida dos arquivos.
Quando Adimu-ola cresceu mais velho para um estágio de jovem, ele foi solicitado pelo rei de Oyo, Alaafin Oranyan, que era o governante supremo do grupo étnico Yoruba, para assumir o comando dos tesouros contendo artefatos e outros. E o Adimu-ola começou a cumprir a diretiva do Rei e transmitiu as atividades no santuário para o Alaafin o tempo todo e Alaafin também ordenou que alguns guerreiros vigiassem para evitar que ladrões invasores carregassem os artefatos e outros itens.
Tome nota que diferentes vários clãs / tribos sem relacionamento de sangue tinham governado sobre o povo Ule Ufe antes da era de Adimu-Ola omo Oluwoni mudou para Oni e agora Ooni.
Naquela época, o rei dos iorubás estava baseado em Oyo Ile (Oyo Empire) supervisionando a proteção da terra e governança Yoruba.
As atividades das coisas estavam sendo relatadas diretamente ao Alaafin pelo Adimu-ola.
Essa ordem tornou-se a tradição que foi mantida por um período de tempo até o aparecimento repentino dos colonialistas da Europa que trouxe a civilização e a educação sobre governar com o regime militar invadiu com força várias partes do Yorubaland que Oyo Atiba também invadiu no ano de 1890 como guerra de Ogun Pepe (Guerra de Pepe, invasão britânica de Oyo).
Antes do ano de 1835, Fulani devido à traição de alguns elementos descontentes de Oyo expôs o poder e os métodos de proteção do Império Oyo aos Fulani, e esse tempo foi o tempo do jihadismo que os Fulani tinham segundas intenções de impor a religião islâmica e a Emirship em toda a área chamada Nigéria.
Essa época trouxe a invasão vigorosa de Yorubaland e Oyo Ile, a Sede do Yoruba, foi invadida.
O príncipe Atiba (o descendente de Alaafin Abiodun Adegoolu) não estava por perto em Oyo Ile naquela época, pois ele estava baseado em um lugar atual conhecido como Oyo Atiba.
Naquele ano de 1835, após a invasão da sede de Yoruba e do rei foi com a invasão Fulani, o príncipe Atiba foi coroado o novo Alaafin em Oyo Atiba, onde ele começou a governar o Yoruba.
Naquela época, a tribo Ule Ufe sob a liderança do chefe de Ifa, descendente do Adimu-ola, havia se tornado refugiado de guerra em Oke Igbo, perto da terra de Ondo Osemawe.
Após a morte de Alaafin Atiba, seu filho mais velho, o príncipe Adelu Agunloye foi coroado o Alaafin Oyo.
Alaafin Adelu Agunloye teve que convidar Basorun Ogunmola Orisagunna para reassentar os refugiados da guerra liderados pelo descendente de Adimu-ola. Mas, um novo Chefe foi trazido de Oopo Labiran Quarters Ibadan, o Ojaja que eu popularmente conheci como Ayikiti ninu Aran e fiz o novo Oni. Então, Ojaja I não era um descendente de Adimu-ola como ele foi trazido de Oopo Labiran Quarters em Ibadan.
Depois de vários anos de ocupação da área chamada Nigéria, os britânicos trouxeram todas as áreas sob a Nigéria consistia em Hausa / Fulani, Yooba, Ibo e outras minorias como Nigéria. Criando um país conhecido como Nigéria, que foi o ano de 1914. Antes da formação da Nigéria, cerca de 6 líderes foram convidados de cada tribo predominantemente líder que Alaafin Ladigbolu Siyanbola Onikepe I representou Yoruba do Sudoeste e assinou a fusão da Nigéria, o documento que cria o país chamado Nigéria.
Esculpir para formar outro país estavam outras minorias descendentes de Yoruba, como Sabe, Pobe na região de Dahomey e os colocaram dentro da República do Benim, separando-os de Oyo Yooba e do outro Sudoeste da Nigéria.
Antes da independência da Nigéria, houve pressão dos principais políticos nos principais grupos étnicos que formaram a Nigéria para a independência. A pressão era muito profunda que fez os britânicos para iniciar o sistema de democracia onde o sistema de governança viria a existir.
Naquela época, todos os principais governantes da categoria de primeira classe compreendiam: Alaafin, Awujale, Alake, Oba de Benin e Oni, iniciado conselho de Obas, que foi realizada na capital da Yorubalândia "Oyo". Havia amor entre todos os governantes de primeira classe que fizeram Oba de Benin para vir de uma cidade distante de Benin para Oyo. Os britânicos criaram o pagamento de salários para os governantes e Alaafin estava sendo premiado e pagou o maior salário de cerca de £ 4.200 libras esterlinas, enquanto o mínimo foi Ooni sendo pago em torno de £ 220 libras esterlinas. Naquela época, não havia rivalidade e competição de superioridade, pois o amor era a palavra de ordem e cada governante entendia sua respectiva classificação e jurisdição.
Mas, infelizmente! A Região Ocidental começou pelos políticos a quem os britânicos entregou a governança, veio em Awolowo em particular impediu o método que está sendo usado pelos britânicos e começou a se infiltrar no conselho de Obas, iniciando primeiramente a lei que rege e regulando os governantes tradicionais no Yorubaland, atacando e posicionando a si mesmo e aqueles comitê que ele instalou para trazer regras que regulam e dirigem a instalação, remoção e regulamentação dos governantes tradicionais na Região Ocidental.
O Awolowo notou que Alaafin Adeniran Adeyemi II.que sucedeu Alaafin Ladigbolu Siyanbola Onikepe I, não estava apoiando seu partido político chamado "Grupo de Ação" (Grupo de Ação), que Alaafin Adeniran Adeyemi II estava apoiando NCNC (Conselho Nacional da Nigéria e Camarões).
Assim, quando a eleição regional da Região Oeste foi conduzida, Awolowo ganhou o primeiro-ministro da região ocidental, tendo assim o poder de governança para controlar os sistemas constitucionais e monárquicos da região ocidental. Então, Awolowo trouxe Ooni (um chefe da Ifa), impôs-o como o governador da região ocidental.
Essa época foi a base da desarmonia e da acrimônia no tradicional conselho de Obas em Yorubaland criado pelo Awolowo.
N:B: Qualquer pessoa que determine ler mais deve entrar em contato com Arquivos do governo da Nigéria sob o Ministério da Cultura e Turismo, bem como livros historicamente apoiados e documentados sobre a história do Yoruba."
Imagens complementares
Fonte - https://www.facebook.com/share/p/1KazEPcSwj/
Imagem documental
















Nenhum comentário:
Postar um comentário