Quando àsé não é axé !
(Revisto e aumentado)
Luiz L. Marins
Dezembro de 2010
Em uma conversa descontraída com um amigo iorubá de Ijebu-Ode, mostrei a ele um jornal voltado para o segmento da religião dos Orixás. Ele começou a folhear e de repente parou numa página que trazia a propaganda de uma casa de candomblé e começou a rir disfarçadamente. Ao olhar a página, verifiquei que estava escrito em letras grandes a seguinte frase: Ilé Àṣẹ́ Sàngó.
Sem me dar conta, perguntei qual era o motivo do riso, e ele, esforçando-se por falar, entre risos, disse-me que ali estava escrito, mais ou menos isto: “Casa da Menstruação de Xango”, e explicou: àṣẹ́ não é àṣẹ.
Posteriormente consultei os dicionários de iorubá, e verifiquei que ele tinha razão.
Devido a nossa falta de hábito com a ortografia e gramática da língua iorubá, nós, falantes nativos de português, cometemos muitos erros quando tentamos escrevê-la corretamente, e na maioria das vezes não damos importância a detalhes que, para nós são insignificantes, mas que aos olhos de um iorubá nativo, o que escrevemos não faz sentido.
Vamos relembrar alguns aspectos básicos do idioma do iorubá e os tons:
( à ) tom descendente
( á ) tom ascendente
( a ) tom médio
( àá ) = ( ã ) tom duplo[1]
Vogais:
a e ẹ i o ọ u
Fonética em português:
a ê é i ô ó u
Consoantes
B D F G GB H J K L M N P R S ṣ T W Y
A letra s em português tem o som de X ou CH.
Assim, uma alteração no tom da palavra, tanto falada quanto escrita, altera completamente o significado, e neste estudo vamos usar como exemplo a palavra “axé”, devido às diversas formas que ela aparece escrita nos jornais distribuídos nas lojas de artigos religiosos, como também na internet.
Para elucidar melhor a questão, vamos transcrever dos dicionários de iorubá que dispomos, não apenas a palavra àṣẹ, mas também outras palavras similares que podem induzir-nos ao erro. Veremos que muitas palavras são realmente parecidas, motivo pelo qual devemos ficar atentos aos tons, pois são eles que fazem a diferença do sentido.
Entretanto, a questão maior não é nem mesmo a ortografia ioruba, mas transliteração e reinterpretação (ìtúùmò) para o iorubês[2], pois adaptados à fonética da língua portuguesa, muitos vocábulos são escritos da mesma forma.
Vejamos:
A Dictionary of the Yoruba Language, CMS, Ibadan, Oxford University Press, 1977 [1913]:
| YORÙBÁ | IORUBÊS |
| - Àse: festa, entretenimento. | assê |
| - Ase: um tipo de animal como o esquilo. | assê |
| - Asẹ́: coador. | assé |
| - Ãsẹ̀: porta larga. | ãssé |
| - Àṣẹ́: menstruação. | axé |
| - Àṣẹ: lei, ordem, instrução, comando. | axé |
| - Ãṣẹ: amém. | ãxé |
Dictionary of Modern Yoruba, R. C. Abraham, London, Hodder and Stoughton, 1981 [1946]
| - Àsè: ato de estar cozinhando. | assê |
| - Àsé: bloquear, represar. | assê |
| - Àsé: prefixo usado na composição de palavras. | assê |
| - Asẹ́: coador. | assé |
| - Àṣé: (expressão) to fora! | axê! |
| - Àṣe: prefixo usado na composição de palavras. | axê |
| - Aṣe: idem | axê |
| - Àṣẹ: uma ordem, um comando, um poder. | axé! |
| - Àṣẹ́: prefixo usado na composição de palavras. | axé |
| - Àṣẹ́: menstruação. | axé |
| - Aṣẹ́: prefixo usado em composição de palavras. | axé |
| - Áṣẹ́: tipo de pássaro (Macrodipteryx Longipennis) | axé |
| - Ààṣẹ̀: porta larga | aaxé |
De fato, podemos constatar que meu amigo ioruba tinha razão, e como vimos, esta palavra, e mais pelo menos uma centena delas, adaptadas ao iorubês, originalmente com significados completamente diferentes, tornam-se praticamente uma, gerando enormes erros conceituais quando tentamos reinterpretar e traduzir a nossa “herança fonética africana”[3].
Existe um sem número de palavras com as quais poderíamos nos estender neste espaço, por exemplo, orum. Esta palavra é uma verdadeira armadilha para pseudo-tradutores de plantão. A primeira tentação que vem à mente, é traduzi-la por céu, entretanto, aproveitando o tema, vejamos nos dicionários de iorubá outras palavras que, em iorubês, tem a mesma fonética, e que podem nos levar a errar um ìtùúmò.
A Dictionary of the Yoruba Language, CMS, Ibadan, Oxford University Press, 1977 [1913]:
| YORÙBÁ | IORUBÊS |
| - Õrùn: sol | orum |
| - Õrun: sono; dormir | orum |
| - Òrùn: aroma, cheiro, odor | orum |
| - Orun: inclinar a cabeça em reverência, laço, arco | órum |
| - Òrùn: pescoço | órum |
| - Òrún: uma centena, cem | órum |
| - Òrun: céu, mundo espiritu | órum |
Dictionary of Modern Yoruba, R. C. Abraham, London, Hodder and Stoughton, 1981 [1946]
| - Oorun: sono | orum |
| - Õòrùn: soL | orum |
| - Òórùn: odor, cheiro | orum |
| - Òrun: céu espiritual | órum |
| - Òrùn: pescoço | órum |
| - Orun: reverencia, saudação, arco | órum |
| - Orún: semana ioruba de cinco dias | órum |
| - Òrùń: cem, uma centena | órum |
Complementando, vejamos estas expressões que nos parecem seriam capazes de iludir até mesmo um falante nativo:
| – Olórùn: aquele que tem um pescoço | Olorum |
| – Olórun: Deus | Olorum |
| – Olóõrun: dorminhoco | Olorum |
| – Olóòórùn: cheiroso (ou fedido) | Olorum |
Outra palavra que tem gerado muita discussão é “bara”, que um certo livro- tese defende a ideia de ser o “ânimo” que dá vida e movimento ao ser humano, tese esta que não concordamos, pois contraria tudo que se escreveu até hoje sobre a Noção de Pessoa Iorubá. Apenas por curiosidade, sem entrar no âmago da questão, vejamos como esta palavra aparece nos dicionários:
Dictionary of Modern Yoruba, R. C. Abraham, London, Hodder and Stoughton, 1981 [1946]:
| YORÙBÁ | IORUBÊS |
| - Bàrà = melancia > citrullus vulgaris. | Bara |
| - Bàrà = mausoléu real onde são enterrados os Aláààfin. | Bara |
| - Bàrà = bàrà-bàrà = correr balançando o corpo. | Bara |
| - Bára = encontro, reunião. | Bara |
| - Bárà = uma coisa podre. | Bara |
| - Bààrà = expressão ligada ao ato de defecar. | Baara |
| - Báárà = o ato de estar começando algo. | Baara |
| - Bárá-bárá = o ato de amarrar algo com firmeza. | Bara-bara |
| - Bára-bàra = fazer algo superficialment | Bara-bara |
A Dictionary of the Yoruba Language, CMS, Ibadan, Oxford University Press, 1977 [1913]
| - Bàrà = planta rasteira que fornece o óleo de semente egunsi. | Bara |
| - Bara = deus do engano, o demônio, Ifá | Bara |
| - Bárabára = pequena quantidade. | Barabara |
| - Bàrabàra = rapidamente, apressadamente | Barabara |
Assim, pelo exposto, nota-se a facilidade de cometermos erros de tradução e de conceitos, contrários ou talvez até inexistentes, em suas raízes africanas.
Outrossim, sugiro que sejam revistas todas as reinterpretações apresentadas à guisa de tradução da nossa “herança fonética africana”, ou corremos o risco de reinventar a roda ao quadrado.
Axé para todos !
[1]Embora o “til” não corresponda exatamente à grafia do vocábulo.
[2]Expressão coloquial para designar uma palavra iorubá escrita em língua portuguesa, cuja ortografia não corresponde gramaticamente nem ao iorubá, nem ao português, visando apenas atender à adaptação tonal.
[3]Conjunto de canções, hinos e orações, sacras ou profanas, conservadas em dialeto de matriz africana em forma de tradição oral, transmitidas de uma geração à outra.
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