domingo, 31 de janeiro de 2021

DIA 2 DE FEVEREIRO

Por Erick Wolff
31/01/202

“Jangadeiro em 2 de fevereiro, pega o Salgueiro e se atira ao mar...”

Todos os anos devotos de Yemanja praticavam livremente a sua fé, mas nos anos anteriores  não existia pandemia, nem o perigo das aglomerações... O mundo mudou, a situação exige mais responsabilidade, muita gente está morrendo, e tantos outros sendo internados por conta de uma doença cruel e assassina o covid-19.

Pensem e evitem comemorações públicas, onde haverá aglomerações, não sabemos quem estará saudável ou doente, evitem levar para seus familiares até está doença que ainda, não há controle, e muito menos sabemos se a vacina poderá lhe proteger.

E neste 2, de fevereiro, comemore na sua casa, templo ou pequeno quarto sagrado, sabemos que yemanja está em todos os lugares onde houver água. Yemanja está presente até mesmo numa bacia com água na frente do seu okuta.

Omi odo, Yemanja, abençoe à todos onde estiverem

 

sábado, 30 de janeiro de 2021

O JOGO DO BATUQUE NÃO É IFÁ

Por Erick Wolff de Oxalá

Em 30/01/2021



No Batuque, usualmente, a palavra Ifá sempre foi utilizada pelos mais velhos para se referir ao jogo do Batuque, que tradicionalmente utiliza oito búzios.

Apesar da nome que utilizavam, não havia nenhum paralelo com o sistema de ikin e opele, do culto de Ifá-Orunmila, tal qual se conhece hoje na internet.

Já fizemos referencia (aqui) à confusão que está ocorrendo entre uma qualidade de Oxala no Batuque chamada Oxala Oromilaia, ligada ao jogo de búzios, com Orunmila, orixá do oráculo que utiliza ikin e opele.

O jogo de búzios do Batuque também não deve ser chamado de eerindinlogun, palavra ioruba que significa dezesseis, uma vez que utiliza tradicionalmente oito búzios.

Portanto, que fique claro que nunca o batuque possuiu, ou possui nenhum jogo ligado ao culto de Orunmila, ou, que tenha origem no culto de Ifa-Orunmila (ikin ou opele), como querem alguns oportunistas acadafros.

Com a vinda do culto de Ifa-Orunmila para o Brasil nos anos 80/90 houve um choque cultural, que geraram equívocos, alguns provocados por falta de ética de alguns sacerdotes também acadêmicos. 

Sabemos que o sistema oracular de Ifá se baseia em odu, e não usa búzios, o que, para os ifaístas chega a ser um problema a confusão que alguns batuqueiros estão fazendo, do jogo do Batuque, com o sistema deles. 

Não somos, nem precisamos, ser iniciados em Ifa.

O oráculo do Batuque não precisa de odu, que é a base do oraculo de Ifá-Orunmila.

Se no passado a palavra Ifa foi utilizada no Batuque para se referir ao jogo de búzios sem ter nenhuma ligação com o culto de Ifa-Orunmila (ikin e opele), hoje, precisamos parar de utiliza-la, para não criarmos equívocos na mente dos mais novos.


Salomon fala sobre sacerdotes de Oxalá que usam um oráculo de 8 búzios:


 Tradução online:

 

"Solomon Omojie-mgbejume Jeff Gonzalez verdade. Você se lembra de dez kolanut lançando quando egbe estava sendo feito ib ilaro?

Em algumas áreas em Ekiti, sacerdotes Oxalá usam 8 búzios também. "





sábado, 23 de janeiro de 2021

20 PONTOS SOBRE NÀNÁ BÙKÚÙ

Por sacerdotes de Obalúayé em Oyo

Postado em 23/01/2021






Asa Orisa Alaafin Oyo
Oloye Obitunji Yosese
Jagun Obaluye priests in Oyo Alaafin
1. Mítica Nàná Bùkúù (Òrìsà) veio de Ìkòlé Òrun durante o tempo de Ìgbà Ìwásè (Início do Mundo) na Era de Odaye.
2. Mítica Nàná Bùkúù (Òrìsà) em Ìkòlé Òrun é um amigo próximo de Sànpànná, Obàtálá, Òsun e Ògún.
3. Mítica Nàná Bùkúù (Òrìsà) em Ìkòlé Òrun deu a Obàtálá o Òjé e a Ògún o Ferro.
4. Durante o tempo de Ìgbà Ìwásè (Início do Mundo) na Era de Odaye Nàná Bùkúù não se juntou no primeiro grupo de Òrìsà.
5. Elédùmarè deu a Nàná Bùkúù o poder de controlar Ìgbóná (febre).
6. Elédùmarè deu nàná Bùkúùthe èrò (medicina para pequenos vasos).
7. Nàná Bùkúù e adoração de Sànpànná é muito semelhante.
8. Tanto Nàná Bùkúù como Sànpànná estão encarregados de Ìgbóná (febre).
9. Nàná Bùkúù e Sànpànná têm a mesma função para afastar Ìgbóná (febre).
10. Nàná Bùkúù não usa faca.
11. Nàná Bùkúù não usa qualquer tipo de ferro
12. Nàná Bùkúù usa Pépé (Bambu) em vez de faca.
13. Nàná Bùkúù é muito gentil
14. Nàná Bùkúù símbolo é um símbolo de Bàbà (cobre).
15. Nàná Bùkúù é consultado com orógbó (cola amarga)
16. Nàná Bùkúù não gosta de àdí
17. Nàná Bùkúù come èkuru (bolo de feijão sem óleo de palma)
18.Nàná Bùkúù come ègo (milho branco cozido)
19. Nàná Bùkúù come èyan àgbàdo (pipocas)
20. Nàná Bùkúù come èko Fonte - Facebook

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

ISAPA UMA DAS COMIDAS FAVORITAS DA ORIXÁ OYA

Postado por Oyo Alaafin Brasil 
Em 21/03/2019


Isapa * refogado com cebolas, azeite de dendê e molho de tomate apimentado.

*Uma espécie de Hibiscus Sabdariffa, conhecido popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira.
Para o preparo apenas a espécie da planta da cor verde é utilizada, não usam a roxa.
Foto: Isapa na cidade de Oyo.

YAN - INHAME PILADO

Postado por Oyo Alaafin Brasil 
23/03/2019



Muitos Orixás gostam de inhame pilado, especialmente Obatala - Oxalá que é sua comida preferida.

Uma curiosidade : è que a maioria dos pratos servidos aos Orixá em terras iorubanas fazem também parte da alimentação diária da população : das casas a restaurantes locais.

IMPÉRIO DE OYO

Em 25/03/2019



Região onde hoje está Nigéria , Benin , Togo :

Visão da area no século 18 , oficialmente o império acaba apenas no século 19.
Livro Ogun in Africa - Old World and New - Sandra T. Barnes

Fonte - (1) Facebook 

TIKTOK ERICK WOLFF

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