quarta-feira, 21 de julho de 2021

sábado, 17 de julho de 2021

IYEMOJA FAZ EBO A ORI PARA TER FILHOS

Extrato do texto Orí Nìkàn: O Culto de Orí como Òrìsà Individual, publicado na Revista www.olorun.com.br, n° 78 maio de 2020, Por Luiz L. Marins.

Um ese do odù ògúndá, recitado pelo Bàbálórìsà Salako de Òyó, coletado e publicado por Bascom (1993, pg. 451), mostra que Iyemoja cultuou seu Orí para conseguir ter filhos.







Resumo: “Iyemoja consultou o oráculo porque não tinha filhos. Foi dito a ela que ela deveria fazer uma oferenda para seu Orí. Ela seguiu a receita do oráculo, e ofereceu tudo para seu Orí. Depois que ela fiz isso, ela passou a gerar muitos filhos, inclusive, Dàda, Sàngó e Egúngún.”

Ògúndá
Iyemoja faz ebo a Orí para ter filhos

1. Quando sacrificamos ìgbín (caracol)
2. Nós não encontramos épón (vermelhão)
3. Ode ògòngò (larvas da palmeira) precisam ter sempre omi
4. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé
5. Filha de Aje'gòngò
6. Iyemoja disse:
7. “O que posso fazer para ter muitos filhos?”
8. Eles disseram que ela deveria fazer uma oferenda
9. O que ela deveria oferecer?
10. 26.000 búzios
11. 1 aso funfun (pano branco)
12. Omi tútù10 (água fria)
13. 16 ìgbín (caracóis)
14. 16 ògòngò
15. Eles disseram que ela deveria oferecer tudo para seu Orí
16. Ela deveria que ela deveria pegar um pote de omi tútù (água fria)
17. Colocar os dezesseis ògòngò e os dezesseis ìgbín, dentro
18. E beber dessa água todos os dias
19. Iyemoja ouviu, ela fez o sacrifício.
20. Depois que ela fez as oferendas
21. Ela começou a ter filhos,
22. E seus filhos foram numerosos
23. Ela deu nascimento a Dàda
24. Ela deu nascimento a Sàngó
25. Ela deu nascimento a Egúngún
26. Ela estava louvando os awo
27. E os awo estavam louvando Òrìsà
28. Eles estavam cantando:
29. “A pà'gbín
30. “Nwon ò k'épón
31. “Nós sacrificamos ìgbín (caracol)”
32. “Não encontramos épón (vermelhão)”
33. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé
34. Filha de Aje'gòngò
35. Òrìsà diz: ire omo!
36. Òrìsà diz assim.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

ÈSÙ


INGLÊS

The guardian of the Yorùbá compounds.
Yorùbá Tradition shows that the compound where the symbol of Èsù is not erected would not prosper.
The market where the symbol of Èsù is not erected would not have crowd.
Èsù in Yorùbá beliefs is not opposing the Supreme Creator’s (Olódùmarè) work.
Èsù is a powerful force.
Èsù in Yorùbá culture is not the Christian or Islamic devil.
Àsà Òrìsà Alàáfin Òyó

PORTUGUÊS (tradutor online)
O guardião dos complexos Yorùbá.
A tradição Yorùbá mostra que o complexo onde o símbolo de Èsù não foi erguido não prosperaria.
O mercado onde o símbolo de Èsù não foi erguido não teria multidão.
Èsù nas crenças Yorùbá não se opõe ao trabalho do Criador Supremo (Olódùmarè).
Èsù é uma força poderosa.
Èsù na cultura Yorùbá não é o demônio cristão ou islâmico.
Àsà Òrìsà Alàáfin Òyó Link da postagem - Facebook

terça-feira, 13 de julho de 2021

NOTA PÚBLICA DO IlÊ AXÉ NAGÔ KÓBI

Erick Wolff de Oxalá

Postado em Porto Alegre, 13/07/2021


(foto 01)

Esclarecemos que o Nagô Kóbi, não é, e nem nunca foi uma Nação, o que já deixamos claro em diversos textos e apresentações. O termo Kóbi é uma referencia ao local de extensão no Ilê Axé Nagô Kóbi onde se encontra o Kamuka e seus assentamentos, na tradição Kanbina do Batuque do R.S. 

O nome Nagô Kóbi 

A palavra Nagô é uma referencia aos ritos iorubas e seus costumes preservados na tradição da Kanbina do Batuque do Rio Grande do Sul; e a palavra Kóbi é uma correlação a determinados quartos de extensão que existem no palácio do Alaafin de Oyó, na Nigéria, que pertenceu aos Alaafins entronizados e o atual possui um, desta forma, criando um paralelo entre a religião tradicional do Batuque do Rio Grande do Sul e a religião tradicional Ioruba.



Saiba mais sobre –
KANBINA: ORIGENS IORUBÁ E CONTINUIDADE NO BATUQUE DO RS


*Legenda foto 01 - A réplica do òpá (cajado) Obàtálá 

domingo, 11 de julho de 2021

HOMENS FILHOS DE OBA, NO BATUQUE

Erick Wolff de Oxalá

Em 11/07/2021


No Batuque tradicional, assim como na religião tradicional iorubá há muitos homens filhos de Oba.

No Batuque temos exemplo Jackson de Oba (falecido), Carlinhos de Oba (sp), Bàbá Gilson de Oba entre outros.
Convido a verem neste vídeo os iniciados de Oba na religião tradicional de Ioruba.

Não se justifica o que atualmente dizem que não se faz Oba na cabeça de homem no Batuque. Talvez esta afirmação seja influencia de outra religião afro-brasileira.
Fonte - Orisa Oba usa apenas oraculo de obi, nao precisa de odu. - YouTube

domingo, 4 de julho de 2021

IFÁ É UM SISTEMA ORACULAR QUE NÃO USA BÚZIOS

Por Erick Wolff de Oxalá

Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.

02/07/2021



Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, neste ensaio estamos esclarecendo alguns conceitos sobre jogo de búzios do Batuque do Rio Grande do Sul e o uso da palavra Ifá pelos antigos. 

Com o passar dos anos, o culto de Ikin-Ifá veio para o Brasil, como este sistema não usa os búzios, como oráculo, torna inviável o uso desta denominação para o jogo do Batuque. 

Ikin-Ifá









(Ikin-Ifá - créditos da imagem ignorados: A saber)



No artigo Oxalá Oromilaia não é Orunmila-Ifá, esclarecemos diversos pontos sobre ambas religiões, inclusive citamos a referencia de sacerdote de Oxalá jogando com oito búzios em Ekiti. 

Link - 
ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI: OXALÁ OROMILAIA NÃO É ORUNMILÁ-IFA (iledeobokum.blogspot.com) 


Considerações finais 

Atualmente não convém mais que se use a palavra Ifá, para o jogo de búzios do Batuque, para não confundir com o Ikin-Ifá, que veio para o Brasil nas últimas décadas. 


TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc