Por Erick Òòsàálá
11/04/2012
Segundo Jonshon, History fo the Yorubas, Setilu seria de origem Nupe, e que, no início, a geomancia de Ifá era jogado com pedras, que depois foram substituídas pelas sementes de palmeira (ikin).
The History of the Yorubas, Samuel Jonhson, 1921, p. 33
Ifá é um sistema oracular, um princípio de adivinhação e interpretação através de 16 signos deste sistema chamados de Odù, que foram introduzidos por Setilu[1] na dinastia Odùdúwá, sabe-se que ele foi um grande sacerdote que apesar de cego, deu início ao sistema oracular de comunicar-se com os Odù e as Divindades africanas, dando inicio ao cargo de Bàbáláwo.
Cada Odù
é abstrato e não possui Ara (corpo), ou seja, diferentes das divindades Africanas,
nada mais são que mensagens dos pensamentos de Olódùmarè, em estados positivo ou negativo, estas mensagens recebem o nome de itàn.
Porem
é preciso destacar a cultura Afrosul e seu sistema oracular, baseado na leitura
vinculada apenas ao òrìsà, este sistema dispensa os Itán e o estado de cada
Odù, desta forma a base oracular do Nàgó Afrosul segue apenas a posição e a
vontade das divindades cultuadas por este povo, sem o vínculo com o sistema de
Ifá, fundado por Setilu.
A
origem religiosa da nação Africana Nàgó foi o culto a Òrìsà, tendo Olódùmarè
como o centro do estado religioso, porem Olódùmarè não interage com os
seres humanos, criando algumas divindades para auxiliar esta divindade quanto
aos seres humanos. (Johnson)
Sendo
assim é possível notar que a cultura Yorùbá, era voltada para o culto ao òrìsà,
com a vinda de Odùdúwá e sua comitiva, teve-se o início da nova cultura
religiosa trazida por Setilu. Baseado nisso, que o sistema oracular Afrosul
segue o sistema voltado apenas para òrìsà, dispensando o sistema tradicional
que envolve a maioria das afro-brasileiras. Desta forma notamos que a
humanidade primeira aprende a contar, criando assim um oráculo voltado para
comunicar-se com os órìsà, através do método Ìkà[2]
= O bà ni Ìkà “aquele que abaixa e faz conta”, ou, “o que se
lança para contar”, tradução livre do informante Luiz L. Marins
Após,
a humanidade aprende a ler e riscar sinais, criando parábolas através do método
Ìlà = O rù n’ mi ìlà “aquele que carrega sinais” também
uma tradução livre do informante Luiz L. Marins.
Outro
ponto interessante a destacar é que a divindade vinculada ao ritual Afrosul é cega
idêntica a Setilu, que enxerga através do sistema oracular. Que foi aglomerada e
cultuada entre os Òòsàálá desta cultura, sem falar que esta
divindade usa preto e branco, uma intervenção gravíssima à Òòsàálá, ou seja, muito difícil veremos um Òòsàálá carregando preto. O que pode ter havido de confusão no começo da
organização desta cultura é a confusão entre Setilu e Orunmiláia.
Nota - Este ensaio é apenas uma suposição, pois não existem dados que relatem a relação entre
Orumiláia (na cultura Afrosul) e Setilu.
[1]
Setilu - foi um grande sacerdote da
época Odùduwà quem iniciou e ensinou
os segredos dos Odù, dando o nome de Ifá, iniciando grandes sacerdotes na
cultura de Ifá, dando a origem ao
cargo de Bàbáláwo (pai, senhor dos
mistérios). [Johnson]
[2] Ìkà
– método de contar e calcular.
Bibliografia
THE HISTORY OF THE
YORUBAS
From the Earliest Times to the Beginning of the
British Protectorate
BY
The REV. SAMUEL JOHNSON
Bibliografia
THE HISTORY OF THE
YORUBAS
From the Earliest Times to the Beginning of the
British Protectorate
BY
The REV. SAMUEL JOHNSON
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