sábado, 28 de outubro de 2023

OYO MESSI INICIA AÇÃO LEGAL PARA GARANTIR SUCESSÃO DO ALAAFIN

 


Publicado em: 

ANCESTRALS.COM.NG

17/10/2023

Por Adeyinka Olaya

[tradução digital]

Os fazedores de reis da cidade de Oyo, conhecidos como Oyomesi no Conselho, iniciaram uma ação legal com o objetivo de impedir que o Governador do Estado de Oyo, Seyi Makinde, os destituísse e substituísse. Este desafio legal surge no meio de um processo controverso para selecionar o próximo ocupante do estimado banco Alaafin de Oyo.

Esta ação, com a designação HOY/38/2023, foi movida perante o Tribunal Superior do Estado de Oyo, em Oyo. Os requerentes neste caso consistem em cinco fazedores de reis. Eles também buscam uma liminar emitida pelo tribunal para proibir o governador e seus representantes de interferir no processo de seleção e nomeação do candidato para ocupar o lugar vago de Alaafin de Oyo. Os fazedores de reis afirmam que este processo de seleção foi devidamente conduzido pelo Alaafin da Chefia de Oyo.

Os principais indivíduos que apresentaram este processo incluem o Bashorun de Oyo, o Alto Chefe Yusuf Layinka; Lagunna de Oyo, Alto Chefe Wakeel Oyedepo; Akinniku de Oyo, Alto Chefe Amusa Yusuf; Areago Bashorun, Chefe Wahab Oyetunji; e o Alapo de Oyo, Chefe Gbadebo Mufutau.

Notavelmente, o Governador do Estado de Oyo, Seyi Makinde, juntamente com o Procurador-Geral do Estado de Oyo e o Ministério do Governo Local e Assuntos de Chefia do estado, estão listados como réus nesta ação legal.

Os fazedores de reis transmitiram que durante uma reunião em 30 de setembro de 2023, selecionaram por unanimidade o príncipe Lukman Gbadegesin como o próximo Alaafin de Oyo. Esta seleção destina-se a preencher o banco histórico do Alaafin de Oyo, que permanece desocupado desde abril do ano anterior devido ao falecimento de Oba Lamidi Adeyemi, o 45º Alaafin de Oyo.

Nas suas orações ao tribunal, os fazedores de reis solicitam que o Governador do Estado de Oyo e os seus agentes sejam impedidos de anular a selecção de Gbadegesin e de endossar ou reconhecer qualquer outro candidato como o próximo Alaafin. Eles argumentam que isso deve ser feito após um processo minuciosamente conduzido em conformidade com as leis e costumes nativos e a Declaração de Chefia do Alaafin de Oyo.

Além disso, os fazedores de reis estão buscando uma ordem judicial para impedir que o governador e os outros réus os destituam de seus papéis como fazedores de reis de Oyo. Eles estão preocupados que o Conselho de Oyomesi possa ser dissolvido ou que chefes mandatados possam ser nomeados ou selecionados para instigar um novo processo para preencher o assento vago de Alaafin de Oyo.

Os fazedores de reis também estão instando o tribunal a intervir e impedir os réus de assediar, perturbar ou impedir que cumpram os seus deveres e responsabilidades tradicionais como fazedores de reis da chefia Alaafin de Oyo.

O meio de comunicação Ancestrals havia relatado anteriormente que alguns dos criadores de reis de Oyo foram submetidos a escrutínio pela Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC) em 18 de outubro. Estas alegações resultaram de suspeitas de suborno relacionadas com a seleção do próximo Alaafin. O peticionário alegou que os fazedores de reis aceitaram subornos substanciais, potencialmente chegando a milhões de nairas, para favorecer um candidato específico. Isso levou a EFCC a convocá-los para interrogatório.

Durante este processo, os fazedores de reis que responderam ao convite da EFCC foram acompanhados pelos seus representantes legais e foram obrigados a prestar declarações. Posteriormente, eles foram autorizados a partir.

O Alto Chefe Lamidi Oyewale, o Samu da cidade de Oyo, confirmou o convite da EFCC, afirmando que tinham de facto sido convidados e desde então regressaram.

No momento, a data da audiência para o novo processo movido pelos fazedores de reis ainda não foi agendada.

Fonte:

Aláàfìn: Kingmakers Select Lukman Gbadegesin , Take Governor Makinde To Court Over Aláàfin Succession Dispute - The Ancestral News (ancestrals.com.ng)

_________________________________________________________

Transcrição e adaptação: Luiz de Lourdes Marins, em 28/10/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF