segunda-feira, 23 de novembro de 2020

CRÍTICA ÀS PSEUDO-TRADUÇÕES DE IORUBÁ

Por IldásioTavares



[...] o conceito de oríkì pode estender-se desde um cântico de louvor ao Orixá (também narrativo, invocatório, presentificador), até um simples nome, um orukó, em que por um processo de aglutinação comum às línguas polissintéticas, o caráter básico de saudação curricular do oríkì pode estar tão fundido a ponto de ficar irreconhecível e eliminar a distinção um do outro. 

Cabe mesmo indagar se, reduzido o oríkì a seu mínimo, que seria o epíteto, na essência da filosofia onomástica iorubá, não estaria embutida a intenção laudatória [...] um nome como um mini currículo, um epíteto, uma louvação [...]

[...] aproximar-se dos oríkì mais longos, é um risco, uma temeridade, uma cilada, que não obstante, não inibem os vorazes e incautos tradutores que sem mesmo uma comezinha iniciação linguística invadem uma língua polissintética para transporta-la à mais exígua polissemia das línguas analíticas, sem sequer imaginar que entre estas existem um desfiladeiro de línguas sintéticas [...]

[...] Ninguém pode ser tradutor para o português sem saber latim. Contudo, vivemos o tempo das mistificações arquitetadas no computador com ignorância e falta de pudor [...]

[...] Pessoa que não sabem o iorubá e pouco dominam a língua portuguesa, vivem traduzindo de uma para outra língua afoitamente, e vivem publicando desavergonhadamente seus monstrengos pseudoliterários em que nem se aproximam do sentido literal [...]

TAVARES, Ildásio - "Oriki Oye Oruko" in: "Faraimará, o caçador traz alegria: Mãe Stella, 60 anos de iniciação", Pallas Ed. e Dist, RJ, 2000, pg. 213

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Pesquisa, transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

ORIXÁ YEWA



Se localize! Alguns Orisa em área yoruba são mais regionalizados! E tá tudo bem ! Sem qualquer drama. Embora alguns outros locais também tenham culto a Yewa - é Em Ogun State ( Estado de Ogun) - Nigéria onde Yewa está mais presente. - Aviso - Tradições podem mudar conforme local. Veja aí duas coletas sobre YEWA EM ÁREA YORUBA!



1- Yewa tem um rio com seu nome - e hoje uma grande região dentro do Estado de Ogun Nigéria é chamada de Yewaland

2- Um dos nomes conhecidos para Yewa no Egbado/Yewaland - Nigéria é Yewa Agbo dudu - Yewa o carneiro negro.

3- Conta uma lenda local que, quando a vila foi invadida por Fulanis (outro grupo étnico local - não yoruba - são pastores de gado) estavam carregando um rebanho de vacas pretas, quando as vacas foram beber agua no rio Yewa elas se afogaram.

4 - Yewa carrega o tabu de receber carneiro da cor preta e também de panos pretos Yewa gosta de tecidos brancos e animais brancos.

5- O local mais sagrado em Idogo de Yewa está dentro do rio Yewa, onde ali tem um "assentamento" um ojubo afundado nas águas.

6- A saudação comum é Eepa Yewa o, Omi oo!

7- Homens e mulheres são iniciados em Yewa.
(Infos até aqui - Solomon Mgbejume -Yoruba,Nigéria 2019)

(Infos adiante- Oyafunke Oyadina -Yewaland, Yoruba - Nigéria 2019)

8- A sacerdotisa diz que Yewa tem tabu de cebola e de receber galos e galinhas

9- Diz que Yewa teve uma filha com o corpo de uma cobra chamada Ota.

10- Diz que Yewa gosta de pó de Osun (avermelhado) #yewa #candomblé #candomble #orixa #orisa #orisha #orixás #orixas #orixá beijos - Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike . Você já falou com seu Orisa hoje ?

ORIXÁ OBA



10 coisas para saber sobre Oba na África Yoruba:


1- O rio Oba realmente existe e a Orisa Oba continua sendo cultuada nele até os dias de Hoje

2- Oba foi a primeira esposa de Sango

3- Em Oyo a cor de Oba é o Branco porque dizem que ela tem relação com cultuadores de Olufon em Boro/Oyo

4- Em Oyo uma das comidas favoritas de Oba é a canjica branca e o yan.

5- O oraculo que a família de Oba usa em Oyo é o Obi, e com ele faz todos os rituais, seja ritos de nascimento de uma nova criança a uma iniciação. A família não usa sistema de odu.

6- A lenda contada em Oyo sobre Oba e Osun é que as duas entraram em uma briga por ciúmes de Sango, nesta briga entre as duas Oba perdeu a orelha. 

7- Em Oyo dizem que quando Oba nasceu como ser humano na terra o nome dela era Asabo

8- (Segura que essa é forte) Os devotos de Oba no vilarejo de Oyo, se consideram consanguíneos de Oba, e dizem que só eles podem entrar em segurança no rio Oba.

9- Oba em Oyo não utiliza bebidas alcoólicas em seu ojubo, os devotos também não podem consumi-la , o dendê também é um tabu, e também não podem transportar fogo em uma cabaça.

10 - Uma das saudações de Oba usada em Oyo é Omi o! 

Se você tem algum amigo curioso marca ele ai!

Coleta: Renata Barcelos / Yemojagbemi Arike, Fontes: Asa Orisa Alaafin Oyo, Iya Obafoyeke Odetunde, Baba Obadaiisi, Baba Obagbemi, Iya Mofobake, Iya Obafunmike e Iya Obabunmi

ORIXÁ IBEJI



1-Os ibeji e ou nomes parecidos são cultuado não só por Yoruba mas também em outros grupos étnicos.


2- Curioso é que uma etnia extinta chamada Nok que viveu no norte da Nigéria tinham estátuas de gêmeos a mais de 1500 a.c. (Arqueologia Peter Breunig)

3- Assim como outros elementos da tradição Yoruba, em alguns lugares consideram Ibeji Orisa em outras regiões não, em alguns lugares dizem que há uma espécie de ritual para ibeji, outros consideram que os gêmeos são a própria representação de uma força na terra.

4- Em Igbo-Ora uma pesquisa realizada perguntaram para o povo pq achavam que nasciam tantos gêmeos ali .responderam: porque comem muito uma sopa feita com folhas de quiabo junto com o amala.(Agencia Routers)

5- Em muitos locais que nascem gêmeos é comum que a mãe faça estátuas de madeira os ere ibeji, que representem cada um dos gêmeos, eles acreditam que os gêmeos tem uma ligação forte, e precisam sempre permanecer juntos, como a vida é imprevisível , se um gêmeo morrer antes do outro, os laços deles continuarão conectados pelas estatuas de madeira e para que um irmão no Orun não queira com saudades puxar o outro da terra. 

6- O gêmeo mais velho para os yoruba é o ultimo a nascer e chamam ele de Kehinde, o mais novo é o que vem primeiro chamado de Taiwo. O mais novo é que anuncia para o mais velho se a terra está boa

7- Ewa Oloyin (feijão) é tipicamente preparado por muitas famílias yoruba no nascimento de gêmeos e é distribuído para a comunidade para assegurar as benções recebidas

8 -Em algumas comunidades para que se tenha alegria em casa, um casal de estátuas de ibeji pode ser vista, outros casos as vezes recomendado para mulheres que querem ter filhos, em outros casos casais de ibeji estão conectado com egbe orun para que apazigue as relações e de prosperidade.

9 - Diz um oriki :
Gêmeos tornam os pobres em ricos
Eles transformaram mendigos em chefes de família
Vêm gêmeos majestosos e lindos e me dê a bênção de uma criança

10-"Alagbara lo nbi ibeji - São aquelas mais respeitadas que tem gêmeos. 


beijos Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike

ORIXÁ YEMOO|YEMOWO



1-Yemoo é a esposa favorita de Obatala


2-É muito comum e usual em muitas regiões Yemoo estar “ assentada” ter o ojubo junto com Obatala

3-Sua cor é o Branco um de seus símbolos é um opa soro parecido com o de Obatala só que mais longo e um awe pote de agua.

4 -"Yemoo costumava fazer as roupas de Obàtálá.O lugar em que Yemoo faz as roupas de Obàtálá ainda está aqui até hoje, em Ilé-Ifẹ̀". (Lenda Obalesun -Ile ifé)

5- O local conhecido até hoje como Ita Yemoo foi um dos locais mais escavados por arqueólogos. inúmeros artefatos de bronze e terra cota foram encontrados no local que datam do século 14

6 -"Yemoo estava lavando roupa quando as Iyami chegaram, as iyami não gostaram do jeito que yemoo estava lavando a roupa pois a sujeira da roupa estava entrando dentro do rio e aquela agua era para ser bebida, por isso yemoo é magrinha, de tanto que a iyami falarem mal dela." ( Lenda Oyo)

7-Todos as vezes que damos comida para obatala damos comida para Yemoo (Oyo).

8- Yemoo é vista como uma mãe, se uma mulher não consegue engravidar, os sacerdotes de obatala recorrem a Yemoo para que ajude as mulheres engravidar (Oyo)

9 -(Hilda Davidson) afirma que em Ilé-Ifè Obàtálá e Yemòó representam casal primordial. Um odù (verso divinatório) informa que no tempo da criação em Ilé-Ifè, as divindades masculinas e femininas viviam separadas. O poder de Yemòó a elevou à posição de líder das Orisa femininas

10 - Jacob K. Olúpòna trás outra lenda importante que mostra a importancia de Yemoo no feitival de Itapa em Ile ife: 
“Quando Obàtálá casou-se com Yemòó, ela parou de beber água (omi) e começou (èjè)" e depois de uma intervenção de Obatala quando Yemoo o perseguiu um efeito magico dado por uma colher de pau criada por obatala para sugar eje dos animais, fez yemoo desmair, yemoo parou de consumir eje todos os dias passou a menstruar e a ter filhos.

11- Extra - Yemoo não é Yemoja. 

Fontes: Asa Orisa Alaafin Oyo Obalesun - Ile ife.
Itens 9 e 10 pesquisa ÌTÀPÁ: IDENTIDADE, RITUAL, E PODER NO FESTIVAL DE OBÀTÁLÁ E YEMÒÓ tradução Luiz. L Marins

Beijos
Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike

ORIXÁ OSANYIN



1-Alguns dizem que famílias especializadas no culto de Osanyin estão escassas. Outros que o culto de Osanyin está forte em algumas áreas, Outros que não existem mais, outros dizem que não querem ser identificados, que vivem reclusos até hoje em florestas. Alguns dizem que é Orisa e outros até que ele é um espírito na floresta que poucos sabem manusear. 


2-Osanyin esta relacionado com a proteção dos produtores das medicinas de todos os tipos.

3-dizem que seu assentamento faz misteriosamente sons de pássaros e outros sons , e que dão respostas verbais que podem ser interpretadas 

4-Em Ekiti um templo na floresta e uma fonte de agua que brota no chão, são locais consagrados a Osanyin.

5-etu - medicamentos em pó, Agbo - medicamento em infusão , aseje - medicamento com comida cozida, agunmu - medicina triturada - ose -sabão, são nomes populares de medicinas

6-Oruru nome da estatua de osanyin, alguns dizem que mulheres apenas quando entram na menopausa podem preparar algumas medicinas no clã de osanyin e durante o período da menstruação não podem colher as ervas, por isso algumas se tornam a vendedoras dos medicamentos e das plantas no mercado e nas ruas.

7-Em algumas famílias, o ofício de herbalistas é passado de pai para filho é realizado pela linhagem.  Algumas pessoas estão destinadas A tornar-se herbalistas ou um tipo de oraculista e isso só pode ser revelado ao consultar o oráculo. Para adentrar é preciso se iniciar nos segredos de Osanyin 

8-As medicinas tradicionais mesmo as que são vendidas em mercados populares e até por ambulantes nas ruas, são percebidas como detentoras de poderes sobrenaturais. 

9-Em Iseyin Osanyin ganhou tb a propriedade de combater os criminosos e trabalhos para negatividade 

10-Olosanyin é o que atua como um intermediário entre a divindade Osanyin e outros membros da sociedade 

11-Isiti é o nome da incisão feita na orelha para que eles possam interpretar as palavras de osanyin

Fontes
-The Utilisation and Role of Osanyin Deity in Crime Management in Iseyin Town, Nigeria
- Sobo, ABoyimi. O
- Peter Rutherford McKenzie

Beijos
Yemojagbemi Arike
iwa, não copia sem dar créditos.

TIKTOK ERICK WOLFF

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