segunda-feira, 23 de novembro de 2020

ORIXÁ YEMOO|YEMOWO



1-Yemoo é a esposa favorita de Obatala


2-É muito comum e usual em muitas regiões Yemoo estar “ assentada” ter o ojubo junto com Obatala

3-Sua cor é o Branco um de seus símbolos é um opa soro parecido com o de Obatala só que mais longo e um awe pote de agua.

4 -"Yemoo costumava fazer as roupas de Obàtálá.O lugar em que Yemoo faz as roupas de Obàtálá ainda está aqui até hoje, em Ilé-Ifẹ̀". (Lenda Obalesun -Ile ifé)

5- O local conhecido até hoje como Ita Yemoo foi um dos locais mais escavados por arqueólogos. inúmeros artefatos de bronze e terra cota foram encontrados no local que datam do século 14

6 -"Yemoo estava lavando roupa quando as Iyami chegaram, as iyami não gostaram do jeito que yemoo estava lavando a roupa pois a sujeira da roupa estava entrando dentro do rio e aquela agua era para ser bebida, por isso yemoo é magrinha, de tanto que a iyami falarem mal dela." ( Lenda Oyo)

7-Todos as vezes que damos comida para obatala damos comida para Yemoo (Oyo).

8- Yemoo é vista como uma mãe, se uma mulher não consegue engravidar, os sacerdotes de obatala recorrem a Yemoo para que ajude as mulheres engravidar (Oyo)

9 -(Hilda Davidson) afirma que em Ilé-Ifè Obàtálá e Yemòó representam casal primordial. Um odù (verso divinatório) informa que no tempo da criação em Ilé-Ifè, as divindades masculinas e femininas viviam separadas. O poder de Yemòó a elevou à posição de líder das Orisa femininas

10 - Jacob K. Olúpòna trás outra lenda importante que mostra a importancia de Yemoo no feitival de Itapa em Ile ife: 
“Quando Obàtálá casou-se com Yemòó, ela parou de beber água (omi) e começou (èjè)" e depois de uma intervenção de Obatala quando Yemoo o perseguiu um efeito magico dado por uma colher de pau criada por obatala para sugar eje dos animais, fez yemoo desmair, yemoo parou de consumir eje todos os dias passou a menstruar e a ter filhos.

11- Extra - Yemoo não é Yemoja. 

Fontes: Asa Orisa Alaafin Oyo Obalesun - Ile ife.
Itens 9 e 10 pesquisa ÌTÀPÁ: IDENTIDADE, RITUAL, E PODER NO FESTIVAL DE OBÀTÁLÁ E YEMÒÓ tradução Luiz. L Marins

Beijos
Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF