terça-feira, 3 de novembro de 2020

ORIGEM DE OSUN EM IGEDE- EKITI & ASSENTAMENTO EM OSOGBO

Postado por Paula Gomes Alaafin Cultural Ambassador 
Em 03/11/2020



O bosque de Osun, em Osogbo, no Estado de Osun, é rico em história, mas pouco se sabe de suas ligações com Igede-Ekiti, Estado de Ekiti. Nesta entrevista de AKIN ADEWAKUN, comemorando a cerimônia de aniversário da coroação de 60 anos do Onigede de Igede-Ekiti, Oba James Aladesuru, o governante tradicional fala sobre a história do bosque e a relevância da antiga cidade para a cultura iorubá e religião.

Há três casas governantes - Onaowuro, Oborolada e Okiribiti e todas elas têm direitos sobre o trono, um após o outro. Eu sabia que meu pai era um rei. Ele faleceu quando eu tinha oito anos e dois reis reinaram depois dele antes de eu ser instalado em 1959.

Antes da era do cristianismo, Igede- Ekiti tinha sido a casa ancestral da lendária Osun, a lagoa elemi e outros pontos históricos que são relevantes para a origem da comunidade. De acordo com a literatura oral passada de uma geração para outra, a popular Osun Osogbo realmente deixou Igede como resultado de desacordo com seus irmãos em Igede e se estabeleceu em Osogbo, no atual Estado de Osun.

O povo de Igede se estabeleceu em Oke Esu e viviam em paz até que o seu pai e o rei Ake morreram. Após o falecimento de Ake, que tinha dezesseis filhos, não conseguiam concordar com quem sucederia seu pai. O desacordo levou às coisas desmoronarem. No final do dia, eles se transfomaram em para coisas diferentes, incluindo rios e lagoas. Ibaja entrou no chão, enquanto Orunro, Elemi, Ogbese e Osun se transformaram em água.

Se Osun era originalmente de Igede, como é que agora se tornou uma deusa em Osogbo com pouca referência a Igede?

Acabei de mencionar o fato de que os dezesseis filhos de Ake, incluindo Osun brigaram entre si e as coisas desmoronaram como Chinua Achebe diria. Osun encontrou o seu caminho para Osogbo depois de deixar Sango, seu marido em Oyo. Em Osogbo, ela se deparou com uma comunidade problemática, que procurou a sua ajuda. Sua intervenção valeu a pena , pois a calamidade na terra diminuiu. Claro, as pessoas imploraram para ela ficar e ela ficou. É por isso que até ao presente momento, as orações estão sendo respondidas no bosque de Osun Osogbo. Em sua fonte em Igede, as orações também estão sendo respondidas até a data.

Será que o povo de Osogbo sabe disso ou há alguma coisa que lembra os adeptos de Osun que tem sua fonte em Igede?

Os principais guardiões de Osun Osogbo e a instituição tradicional da cidade sabem , até ao dia de hoje , Osun Osogbo está sendo eulogizada como” Onibu Ola Ere Igede”. Não se esqueça, ainda temos Elemi e outros aqui. Elemi flui para o norte e para o leste em direção a Ogbese em Ikare , enquanto Osun flui para lá.

Surpreendênte é que os rios em Igede não nascem em nenhum lugar, mas têm suas fontes na comunidade.

Mais uma vez, até a presente data, uma pedra no modo de uma poltrona ainda está sentada no local Osun Igede. Temos também Aworo Osun e Iya Osun na pessoa da Sra. Victoria Ajiyegbe Ayodele. Oguardiões do núcleo de Osun Osogbo anualmente fazem uma visita à fonte em Igede antes do festival anual de Osun Osogbo.

Por
Oba Aladesuru, the Onigede of Igede-Ekiti
Nigeria Tribune Online- Aug 13, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF