sábado, 7 de novembro de 2020

SAUDAÇÕES À OSUN: OORE YEYE OO

 Por Educa Yoruba



Ẹ kú òsán gbogbo!

.

Vamos, hoje, jogar uma pá de cal no assunto: Você está chamando Òsun de gorda ao saudar "Ora yeye o"! Chama o irmão mais novo, o mais velhos, o amigos... Marca eles aí e vamos esclarecer isso!

.

Ọ̀ṣun, divindade cultuada no rio de mesmo nome, rege a prosperidade, fertilidade, progresso, amor, atração e tantas outras coisas benéficas. Normal, comum, seus devotos ao verem uma cachoeira, rio, riacho, saudar de maneira calorosa: Ora yeye o!!!! (Fonética: óra iêiê ô!)

.

Mas, à luz do idioma Yorùbá, surgiu a questão: Ora (Óra) não significa gorda? Não estaria eu ofendendo Ọ̀ṣun com esta saudação? ISSO É O QUE É PERGUNTADO!! NÃO É MINHA POSIÇÃO!!

.

Irei tratar das palavras e expressões, ok? A parte ofensa, particularmente não a chamaria assim, pois podemos sorrir para alguém e está amaldiçoando-o. E onde gorda seria ofensa? Aqui podemos ver uma imposição estética mais moderna dentro de uma cultura que nem privilegia isso (Já viram as roupas nigerianas?) E ofensa por ofensa, ainda lembro do Ilẹ̀ Àṣẹ́ Ògún (Terra da menstruação de Ògún). Quem sairia mais ofendido nesta história? Não havendo consciência, não vejo como ofensa. Até porque, em cantigas e reza, quem anda fazendo correto? Sabe-se lá o que saem dessas boquinhas, rs!! 

.

A palavra Ọra significa gordura (ponto).

.

Yèyé = mãezinha, forma mais carinhosa de chamar ìyá. Esta palavra entra na composição do nome de Yemọjá = Yèyé + ọmọ + ejá;

.

O = esta letra ao final é amplamente trata aqui, melhor seria o uso de oò! Intensifica a saudação!

.

De fato, Ọra yèyé o, estou dizendo mãezinha gorda, na verdade, mãe da gordura, pela ordem das palavras (Substantivo + substantivo), sendo o correto, mais adequado: Oore yèyé oò!

.

Oore = bondade, benevolência, clemência, benignidade;

.

Yèyé = mãezinha;

.

Oò = intensificador de saudações.

.

Agora eu tenho: Salve a mãe da benevolência. Salve a mãezinha bondosa! Ou, Clemência, mãezinha! Essa outra visão, a de que está se pedindo clemência, benevolência à Òsun, entra no sentido de apaziguamento. Um olhar pouco usado, mas bem pertinente, quando necessário!


Então, Oore yèyé oò é o correto! IMPORTANTE: COM A PALAVRA GORDA ESTAMOS MEXENDO COM N SITUAÇÕES, BANDEIRAS, "...FOBIAS", SENTIDO ESTÉTICO DA MULHER NA RENASCENÇA, DITADURA DO CORPO E ETC. ESTA POSTAGEM ESTÁ SENDO FEITA PARA RESPONDER A DÚVIDA. GORDA NÃO É OFENSA. EU TRABALHO COM PALAVRAS, A OFENSA, COMO DITO AMPLAMENTE NA POSTAGEM, VEM DA INTENÇÃO. HAVENDO PROBLEMAS, TEXTÕES NOS COMENTÁRIOS, A POSTAGEM SERÁ APAGADA!!!!

.

Ọ̀ṣun gbè yín gbogbo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF