Por Awórisà Oba Eríbode
Postado em 02/11/2020 revisado e aumentado em 10/04/2022 às 10:31
Como sacerdote de Ọbàtálá, hoje desejo conversar um pouco sobre o grande erro que veio a cometer por muitos anos os afrocubanos s Lucumi.
Também sobre a criação de diários que não existem entre os Yorùbá.
Entre a década dos anos 20, a cultura Yorùbá em Cuba começou a sofrer grandes mudanças após a morte de Ìyálòrìsà africana que chegou à ilha e muitos crioulos famintos por fama, dinheiro e reputação começaram a modificar muitas coisas dentro do culto.
Os Yorùbá levaram para o túmulo, muitos segredos que não quiseram revelar aos crioulos e também os seus ensinamentos foram curtos e um pouco confusos, para que os brancos não profanassem mais as suas práticas depois dos mortos.
UMA PARTE DESTA PROBLEMÁTICA, TEMOS COM O MEU ÒRÌṢÀ ỌBÀTÁLÁ QUE INVENTARAM UMA SÉRIES DE CAMINHOS, E CONFUNDIRAM-NO COM OUTRO ÒRÌṢÀ QUE NÃO TEM NADA A VER COM O SEU CULTO.
Vamos falar um pouco sobre a famosa invenção do caminho de Ọbàtálá Oshaguian... Em terras yorubaland não existe nenhum Ọbàtálá com este nome e também não é um avatar do Òrìṣà que veste de branco... Outra confusão a temos com o suposto Ọbàtálá guerreiro chamado Ayaguna, que também não é um Ọbàtálá nem um avatar do mesmo.
OSHAGUIAN É O NOME CORROMPIDO DE UM ÒRÌṢÀ MUITO CONHECIDO NA NIGERIA CHAMADO OGIRINIYAN (AKINJOLE) OU MELHOR DITO ÒRÌṢÀ OGIYAN FUNDADOR DO POVO EJIGBO NO ESTADO ÒṢÚN
Este Òrìṣà foi descendente de Odùduwà e irmão de Akire fundador do Ikire-Ile e Oranya (Oranmiyan) fundador do velho Ọ̀yọ́.
TAMPOUCO EXISTE UM ỌBÀTÁLÁ CHAMADO AYAGUMA, PORQUE AYAGUNA É A PALAVRA CORROMPIDA DE (AJAGUNAN) UM TÍTULO DO ÒRÌṢÀ OGIYAN EM EJIGBO.
COMO CHEIO DE OUTRO NOME DANDO AO ÒRÌṢÀ OGIYAN QUE SIGNIFICA DONO E SENHOR DA GUERRA.
Uma das diferenças deste Òrìṣà com Ọbàtálá é que OGIYAN sempre carregava um argamassa nas costas e o seu prato favorito depois de cada conquista era Ñame novo pego com Epo Pupa (Dendê) e quando aqui vocês viram que Ọbàtálá na nossa linhagem Lucumi Coma Epo Pupa?
Outras contribuições tiradas da página Òrìṣà Brasil da nossa amiga Renata Barcelo Yemọjágbemi Arike, podemos ver o que este Òrìṣà é cumprimentado da seguinte forma (Epa Ursa Epa)
AJAGUNAN GBA WA OR
AJAGUNAN GBA WA OR
OLOROGUN GBA WA IKU MA DODE
AJAGUNAN AJUDA
AJAGUNAN AJUDA
SR. D UMA GUERRA AJUDA A MORTE A NOS PERSEGUE
As seguintes cidades e aldeias, entre outras, estavam sob o seu comando: Ika, Igbon, Olosinmo, Ologede, Inisa, Aato, Ijimoba, Afake, Ilawo, Inisa Edoro, Isundunrin, Panela, Ado Ori-Oke, Ayegunle, Idigba, Ibogunde, Songbe, Olorin, Osuntedo e Iwata.
Para finalizar desejo deixar claro que ao Brasil, se chegar o culto deste Òrìṣà e vi que também se iniciam.
Em vez disso, em Yorubaland algumas famílias de Ọbàtálá ligam Òrìṣà Ogiyan dizendo que ele é filho de Ọbàtálá, mas não sei pode esconder que OGIYAN tem culto, padres e em Abéòkúta este Òrìṣà é muito venerado como podemos ver nos seus festivais do inhame.
AWORE DO REI DO ERIBODE
___________________________
___________________________
Primeira publicação em:
Transcrição: Luiz L. Marins, em 08/11/2020
Nota:
Pelo exposto por Awo Eribode, podemos concluir que Oxaguian é um descendente de Oduduwa; não é uma "qualidade" de Obatala, como se pensa em outras religiões afro-brasileiras.
Assim, mais uma vez, o Batuque mostra seu alinhamento com os conceitos iorubas tradicionais, pelo fato de não cultuar Oxaguian, e de não possuí-lo em seu panteão (exceto nas casas já aculturadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário