segunda-feira, 22 de março de 2021

TRATANDO DE ÈSÙ

Por Hérick Lechinski


Bàbá Èṣúdìran Àyándélé, de 88 anos, sumo sacerdote de Èṣù e de Àyàn em Ìsẹ́yín, propiciando Èṣù...

Eèpàà Èṣù,
Kábíyèsí Láàlú òòò.
Ilé Ìlù Òrìṣà

quarta-feira, 17 de março de 2021

O BISPO MARCELINO MANUEL DA GRAÇA NÃO É O PRINCIPE CUSTÓDIO

Por Erick Wolff
Postado em 17/03/2021

Esta imagem não é de quem pensávamos ser, ao contrário do que divulgam, este não é o príncipe Custódio e sim o Bispo Marcelino Manuel da Graça.

Black History Heroes

O Jornal do Batuqueiro postou hoje um artigo falando sobre o equivoco da foto usada em muitos terreiros, a qual muitos acreditam ser o príncipe Custódio, no entanto, esta imagem refere-se ao ilustre Marcelino, primeiro Bispo da primeira casa de Oração Afro-americana.

Jornal do Batuqueiro

ERRONEAMENTE
Erroneamente foi usada a foto deste Sr. em muitos estudos como se fosse Príncipe Cústodio, e vemos esta foto em muitos quartos de santos (Pejis) por aí a fora, na verdade este Sr segundo alguns estudos é MARCELINO MANUEL DA GRAÇA "Sweet Daddy" nasceu no Cabo Verde na Africa em 1881 e faleceu nos EUA em 1960. Fundador e primeiro Bispo da primeira casa de Oração Afro-americana.

Buscamos mais informações e encontramos nas pesquisas dados sobre o Bispo Marcelino. 

Uma foto do Bispo Charles M. Grace, um pastor e líder comunitário cabo-verdiano americano que nasceu na década de 1880 e morreu em 1960.



Esta foto do Bispo Charles Grace, ou Marcelino Manuel da Graça, retrata um importante membro cabo-verdiano da sociedade de New Bedford, que fundou a United House of Prayer em New Bedford. As grandes comunidades cabo-verdiana e portuguesa de Massachusetts originaram-se da indústria baleeira. Os navios iriam reabastecer as suas tripulações com escalas nos Açores (Portugal) e Cabo Verde; ao retornar a Massachusetts, esses membros da tripulação costumavam se estabelecer e mandar buscar suas famílias.

Fontes
 (6) Black History Heroes no Twitter: "Did you know evangelist Marcelino Manuel da Graça aka Sweet Daddy Grace was born 1881 in Cape Verde Islands, #Africa? http://t.co/7AnBW75mOB" / Twitter 


Jornal do Batuqueiro — Publicações | Facebook  
Imagem Comprobatória



A photo of Bishop Charles M. Grace, a Cape Verdean American pastor and community leader who was born in the 1880s and died in 1960. | DPLA

RITUAIS DE OBATALA EM ILE-IFE - OBALESUN

Postado por Baba Awodire Obatala Agbaye

Em 13/03/2021



 
A luz da divindade

Nova Yeye Olorisa Obatala agbaye no mundo dos templos da divindade em Ife
Fonte - (1) Facebook



sexta-feira, 12 de março de 2021

ORIXAÍSMO, UM ESTUDO DA RELIGIÃO IORUBA

Por Erick Wolff

REVISTA OLORUN n. 77, abril de 2020

WWW.OLORUN.COM.BR – ISSN 2358-3320



RESUMO


Este artigo tem por finalidade levantar a questão para a sociedade do culto a orixá sobre o conceito do estudo das religiões dos orixás, uma estrutura religiosa que não se alinha com o teísmo.


Leia mais >>>


domingo, 28 de fevereiro de 2021

O NOVO AARE ONIKOYI DA TERRA IORUBA

Postado por Paula Gomes Em 28/02/2021 O Alaafin de Oyo instala hoje o novo Aare Onikoyi da terra ioruba, Otunba Olutomori Williams.
A história relata que o Onikoyi de Ikoyi estava entre os reis da província de Oyo e é um dos mais antigos reis vassalos, como Timi od Ede, Olugbon de Igbon, Olofa de Ofa, Ompetu de Ijeru e Aresa de Iresa.






A instalação tradicional foi realizada pelos Olorisa e Onisango.
Asa Orisa Alaafin Oyo
Fonte - (1) Facebook

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CULTO A ORIXÁ É COLETIVO

Por Yemojagbemi Arike

Postado em 25/02/2021


A Auto-ajuda que alguém pode ter é rezar para Ori e saber a hora de buscar auxílio e evidente sustentarmos nossa boa conduta.

A auto ajuda é estar em coletivo, é de fato fazer parte da rede é isso que move uma comunidade de Orixá.
Não se trata de independência no trato de Ori ou Orixá, mas sim de estar harmoniosamente dentro do convívio social.
Veja que um dos princípios dos Yoruba é o Iwa pele o Iwa rere,( o carater gentil e o bom carater) isso esta intimamente relacionado a boa conduta para com o outro para com o meio que se vive. Ainda que parta da sua conduta, da sua postura é olhado a maneira como age em sociedade.
- Não é porque alguém sabe agora consultar o obi, que não precisara mais de ajuda, a prática yoruba não está para um ato auto centrado.
No mundo não faltam pessoas egoístas e auto centradas. Faltam pessoas que pensam em coletividade, e os yoruba nos ensinam isso.
Avalie os Ese/itan Orixá, verá todos os Orixás em algum momento pedem auxilio através do oraculo, e uma recomendação é feita, faça um ebo x, faça um ebo w. E vai tu se achando o bambambam das galaxias querendo centrar em fazer sozinho?
Isso não se trata de uma questão monetária, de alguém querer ganhar dinheiro com isso – la vem seu pensamento individual outra vez?
– se trata de uma rede de ajuda onde preservar a coletividade para harmonia é razão, e ainda a plena consciência que se tem que até mesmo um alto sacerdote não saberá tudo e sempre poderá contar com outros para ajudar . È a vida fica mais facil contando uns com os outros, não parece mais sensato?
Precisamos cuidar de nós mesmos? Sim! é obvio, mas não sozinhos entende a diferença?
Foto : minha sacerdotisa de Yemoja em Òyó cuidando do ori de outra sacerdotisa.
Patada: Alguns atos podemos fazer sozinhos ? Sim! respira !, mas não coma a galinha sozinho, se você está cultuando só para você está longe de entender orisa.
Beijos Fonte - (2) Facebook

TIKTOK ERICK WOLFF