quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CULTO A ORIXÁ É COLETIVO

Por Yemojagbemi Arike

Postado em 25/02/2021


A Auto-ajuda que alguém pode ter é rezar para Ori e saber a hora de buscar auxílio e evidente sustentarmos nossa boa conduta.

A auto ajuda é estar em coletivo, é de fato fazer parte da rede é isso que move uma comunidade de Orixá.
Não se trata de independência no trato de Ori ou Orixá, mas sim de estar harmoniosamente dentro do convívio social.
Veja que um dos princípios dos Yoruba é o Iwa pele o Iwa rere,( o carater gentil e o bom carater) isso esta intimamente relacionado a boa conduta para com o outro para com o meio que se vive. Ainda que parta da sua conduta, da sua postura é olhado a maneira como age em sociedade.
- Não é porque alguém sabe agora consultar o obi, que não precisara mais de ajuda, a prática yoruba não está para um ato auto centrado.
No mundo não faltam pessoas egoístas e auto centradas. Faltam pessoas que pensam em coletividade, e os yoruba nos ensinam isso.
Avalie os Ese/itan Orixá, verá todos os Orixás em algum momento pedem auxilio através do oraculo, e uma recomendação é feita, faça um ebo x, faça um ebo w. E vai tu se achando o bambambam das galaxias querendo centrar em fazer sozinho?
Isso não se trata de uma questão monetária, de alguém querer ganhar dinheiro com isso – la vem seu pensamento individual outra vez?
– se trata de uma rede de ajuda onde preservar a coletividade para harmonia é razão, e ainda a plena consciência que se tem que até mesmo um alto sacerdote não saberá tudo e sempre poderá contar com outros para ajudar . È a vida fica mais facil contando uns com os outros, não parece mais sensato?
Precisamos cuidar de nós mesmos? Sim! é obvio, mas não sozinhos entende a diferença?
Foto : minha sacerdotisa de Yemoja em Òyó cuidando do ori de outra sacerdotisa.
Patada: Alguns atos podemos fazer sozinhos ? Sim! respira !, mas não coma a galinha sozinho, se você está cultuando só para você está longe de entender orisa.
Beijos Fonte - (2) Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF