quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A HISTÓRIA DE ALAAFIN OLUEWU

Postado por Aremu Yunus 
Em 27/01/2021



O Alaafin Oluewu é um dos mais trágicos já que sua vida foi bagunçada por Ilorin. Este rei vibrante fez tentativas vigorosas de recuperar Ilorin, mas as coisas mudaram ao longo do caminho e foi tão ruim que ele teve que visitar Ilorin para se curvar diante do Emir, Shita (que era filho de Alimi), em homenagem.

Foi um dos pontos mais vergonhosos da história de Alaafinato e muitos até evitam falar sobre isso ou o fazem com grande tristeza. Quando Oluewu se curvou diante do emir Shita, ele agarrou o tambor real Gbedu dizendo que não pode haver dois reis em seu domínio. Oluewu nunca quis prestar homenagem em primeiro lugar, mas seus chefes o aconselharam a se rebaixar para conquistar. Ilorin era tão poderoso então ou deixe-me dizer que Oyo era tão fraco. Shita humilhou Oluewu profundamente, tanto que ele foi até Oyo e recusou terminantemente o segundo pedido de homenagem de Shita. Basorun e Asipa lhe disseram para ir, Alaafin jurou que isso aconteceria sobre seu cadáver. Ele então instruiu seus chefes a não irem também, mas Basorun e Asipa desobedeceram e foram se curvar diante de Shita em Ilorin.

Alaafin Oluewu permaneceu intransigente e recusou-se a aceitar o Islã, mas decidiu tomar medidas decisivas. Então, em 1835, ele reestruturou seu exército e formou uma das alianças militares mais formidáveis, chamada de Aliança Militar Oyo-Borgu. Ele estendeu a mão para o líder do Império Borgu (Bariba) (Borgawa Eleduwe Warikura) ao norte do Rio Níger e eles deram as mãos para enfrentar seu inimigo comum: o emirado Fulani em Ilorin.

Eles começaram a batalha e Alaafin Oluewu liderou as forças. Eles registraram uma tremenda vitória no início, era quase certo que ele iria reclamar Ilorin. Foi na última etapa de sua batalha para conquistar a porção norte de Yorubaland (particularmente Ilorin) dos Fulanis que ele foi morto. A morte de Alaafin Oluewu foi orquestrada por anciãos iorubás como Okedare Lanloke (Chefe de Ogodo), Príncipe Atiba de Ago, Timi o Bamigbaiye de Ede e outros. Eles foram contra o que haviam planejado inicialmente junto com Alaafin Oluewu e vazaram o plano de batalha para os Fulanis. Alguns deles até abriram o corredor para os soldados Fulani penetrarem. Oluewu não sabia que seu exército tinha gbabode-d. Os Borgus com os quais ele formou aliança o apoiaram até o fim, mas a traição e a traição de seu próprio lado não o permitiram realizar seu sonho e ele foi morto em batalha. O rei guerreiro Bariba Warikura também morreu lutando ao lado de Oluewu.

Este não é um artigo completo, estou apenas escrevendo brevemente porque acho que o esforço de Kabiyesi Oluewu não é muito conhecido. Ele é um dos meus reis favoritos e eu admiro sua resiliência. Muitos Alaafins fizeram um grande esforço para libertar outros Yorubas, outro exemplo é Alaafin Ojigi (1724-1735) que tentou libertar Igbomina Yorubas que eram mentidos pelos Nupes. Mais história chegando. Deixe-me atender meus clientes primeiro.

Fonte - 
https://www.facebook.com/groups/612009466174532/permalink/706375080071303/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc