domingo, 21 de novembro de 2021

A CRIAÇÃO DO MUNDO NA MITOLOGIA YORÙBÁ

Por Yoruba Blog

Publicado em 24/08/2021, acessado em 21/11/2021 às 11:51





No início, a Terra era vazia, cheia apenas de água - sem terra, plantas e animais. Obatalá (uma divindade, o filho de Deus) sentiu que poderia recriar a terra e torná-la mais bonita. Então, ele se aproximou de Olódùmarè (Deus) em busca de consentimento e poder para recriar a Terra. A permissão e o poder de criar foram concedidos e Obatalá prosseguiu em sua jornada do céu à Terra, com corrente feita de ouro, concha de caracol preenchida com areia e uma galinha branca.

Obatalá usou a corrente dourada para descer à Terra e descobriu que a corrente não era longa o suficiente para chegar à Terra, enquanto ainda na corrente, ele despejou a areia da concha na água abaixo dele e imediatamente ela se transformou em uma terra seca. com a terra seca, Obatalá conseguiu descer à Terra e deu ao lugar o nome de ILe Ife - que é como é chamado até hoje.

Obatalá colocou a galinha no chão e mandou que ela espalhasse as areias por toda a terra, o que a galinha fez de forma desproporcional, e os lugares que as areias atingiram tornaram-se terras secas, por isso temos uma mistura de terra, rios e oceanos na Terra.

Até hoje, Ile-Ife continua sendo a fonte da raça ioruba, com os sacerdotes Ifa oferecendo sacrifícios ao criador, enquanto as pessoas adoram e celebram de tempos em tempos.

(tradução online)

Imagem comprobatória


Fonte - https://www.facebook.com/100201065147155/posts/357100472790545/?d=n

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

E-BOOK DOCUMENTA HISTÓRIAS DE BATUQUES E BATUQUEIROS DE RIO GRANDE, PELOTAS E PORTO ALEGRE

Marco Mello e Fernanda Panerai. 







Brasil de Fato | Porto Alegre | 19 de Novembro de 2021 às 12:39

Link - https://www.brasildefators.com.br/2021/11/19/e-book-documenta-historias-de-batuques-e-batuqueiros-de-rio-grande-pelotas-e-porto-alegre



ORIXÁ ANCESTRAL: POR DENIS DE ODÉ

Texto por Erick Wolff de Oxalá 

Publicado em 19/11/2021 ás 9:30, revisado e aumentado em 22/11/2021 às 15:26


Devido aos últimos debates na internet, sobre orixá não virar egun, o professor Denis prestou esclarecimentos sobre o tema.


ORIXÁ NÃO VIRA EGUN

Neste vídeo o professor Denis declara que orixá não vira Egun, mas que ele passa a ser cultuado como um orixá ancestral, e não como um egun ancestral. Veja o vídeo:




Também são importantes os comentários no canal do Professor Denis, aos quais printamos e colocamos abaixo, onde ele esclarece que 
o Okuta não tem mais finalidade. 


Figura 2 

A seguir o professor completa, sobre o okuta não possuir finalidade alguma após o desligamento.

Figura 3

Nesta fala o professor Denis, esclarece Orixá do culto de Egun são distintos:

Figura 4



Fonte da imagem - https://www.facebook.com/ode.keto

Considerações finais

Segundo o professor Denis, Orixá não viraria um Egun, pois ele se tornaria um orixá ancestral do morto.

Ainda, segundo o professor Denis,  Okuta não teria mais finalidade alguma após o desligamento, desta forma, entendemos que seria inútil qualquer tentativa de utiliza-lo em rituais ligados ao morto. 

E finalmente o professor Denis, esclarece que se canta para Orixá e Egun em rituais fúnebres.

Fonte - https://www.youtube.com/watch?v=bnNzUwIahj8 

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

IKU A MORTE

Postado por yemoja_arike

Em 11/11/2021, acessado em 18/11/2021 às 11:42



Nós muitas vezes tentamos justificar uma morte para nos trazer certo afago.


Acabo de ler um texto de um amigo babalawo e não poderia concordar mais! Como ele disse No caso Marília Mendonça certamente só se saberá a razão de sua partida se uma consulta divinatória fosse realizada.

E digo ..
Difícil é estabelecer uma causa única, cravar com toda certeza a razão ! haviam mais pessoas no avião que também morreram. Acidentes é causa prevista em oráculo , o infortúnio de escolher data errada meio de transporte errado, até mesmo estar na rua quando talvez devesse estar mais em casa. O acidente pode ser previsto e pode ser evitado em alguns casos. Até mesmo o piloto do avião poderia ser avisado que não era um bom dia para pilotar , que deveria estar com olhar redobrado ou que deveria ter feito preparos espirituais ( nossa crença ) para se previnir de acidentes . Acidente pode arrastar a vida de outras pessoas que muitas vezes não precisavam partir naquela hora, que não tinham pacto com Orun com nada e ninguém e não sofriam com feitiço . Se assim não fosse tb ficaríamos conformados com alguém que pega uma arma e tira a vida de alguém resumiríamos era hora daquela pessoa por qualquer razão e por isso o assassino tirou sua vida .. que? ele está então trabalhando para o Orun .. nem deveria ser preso . Percebe ? Todo cuidado é pouco ou justificamos atrocidades.

Nem toda morte è a hora certa, não è tudo que é Iyami , ou pacto com egbe Orun , abiku , assim como tb nem todas mortes são mesmo que em acidentes só casualidade e algumas são ! .. mas seria preciso apurar a fundo cada uma das pessoas ali .. afirmar sem apurar muito bem è brincar de ser Olodumare.

Beijos
Yemojagbemi Arike
Fonte - https://www.instagram.com/p/CWE711PA8-N/

10 COISAS PARA SABER SOBRE ORISA OKO

Postado por yemoja_arike

Em 12/11/2021, acessado em 18/11/2021 às 11:38



Lá vem Orisa Oko - cada Orisa seu próprio universo de informações, em área yorùbá é comum encontrar sacerdotes especializados em um Orisa.


- Lembro que ainda assim as infos podem mudar de local a local em área yoruba.

1 - Em Òyó, Orisa Oko é louvado como um grande caçador.”Orisa Oko era um caçador muito forte que vivia na floresta”. Um livro de 1873 da ordem missionária -Juvenile Instructor volume IX foi o registo mais antigo que eu encontrei descrevendo Orisa Oko como agricultor e caçador. - alguns relatos dizem que primariamente ele é um ode - um orisa caçador, e com o tempo a função foi atribuída para a agricultura por algumas famílias.

2 - Sua insígnia principal é uma lança grande, que fica geralmente encostada na parede e em alguns locais coberta com pano branco, ela é usada para invocar Orisa Oko.

3-Orisa Oko è devotos tem eewo tabu de comer o inhame novo. Só comem inhame depois do festival deste Orisa quando o inhame já está mais velho. è tabu raspar a cabeça novamente depois da iniciação de Orisa Oko.

4- Algumas comunidades de Yemoja dizem que Oko casou com Yemoja, outros até que é filho dela

5- Orisa Oko é louvado por seus devotos para todo tipo de situação, esterilidade, por fartura , para vencer inimigos e tudo.

6- os ileke podem ser brancos, brancos rajados de azul, e em alguns locais até vermelho .

7 - Usa aparu e ou Irukere, fios com búzios, efun

8- Uma das saudações : Epa Orisa Oko..

9- O clã de orisa oko usa como oraculo 16 Buzios e obi

10- Dizem que cidade de Origem de Orisa oko é Irawo

11 - Homens e mulheres são iniciados em Orisa Oko

Baba Orisa Oko - Adeopa Aderomu - Ifé Odan - Estado de Osun - Efunade Abiola Olorisa - Oko - Asa orisa alaafin oyo - e outras fontes no texto.
Fotos: Orisa Oko em Oyo e Erindilogun Orisa Oko Oyo - Asa Orisa Alaafin Oyo
Não copia não!
Beijos
Yemojagbemi Omitanmole Arike
Contato no perfil
Fonte - https://www.instagram.com/p/CWGLT8oNnfo/

7 COISAS PARA SABER SOBRE ORISA OKE

Postado por yemoja_arike

Em 16/11/2021, acessado em 18/11/2021 às 11:05



Oke além de ser conhecido orisa das montanhas, é também conhecido como Orisa caçador em Oyo.


2 - Oke é um culto a Orisa que possui hierarquia própria.

3-Oyo tem vários locais de culto a Oke - uma grande montanha anualmente acontece festival para Orisa Oke que tem cerca de 500 metros de altura, muitos devotos escalam até o topo durante o festival, onde tem um ojubo próprio e depositam ali oferendas, outras rochas menores também são feitos rituais para Oke.

4-Comum a cor relacionada a esse Orisa ser o branco, em alguns locais o ileke pode ser branco e preto

5 - Orisa também muito forte por ser grande protetor de pessoas sem defesa, historicamente muitas montanhas em áreas yoruba serviram de abrigo e proteção contra perseguições, alguns reinados como de idanre foi construído primeiramente acima das montanhas.

6-Alguns yoruba se referem a orisa Oke como o orisa das alturas, aquele do alto.

7 -Trecho do Ese Odu Erindilogun - Ejiogbe
Quatrocentos e vinte enxadas
Quinhentos e trinta facões
Quatrocentos e vinte pássaros
Quinhentos e trinta ratos
Quatrocentos e vinte homens
Quinhentos e trinta vilões
Eles conspiraram juntos para fazer guerra contra Oke a montanha
Oke foi consultar os sacerdote e ele fez ebo.
Esu acrescentou uma medicina para ele beber
Oke quando começou sua existência
Sofreu ataque
As enxadas e facões quebraram
As bocas dos ratos sangraram
Os bicos dos pássaros quebraram
Não podiam prejudicar Oke

A MONTANHA NÃO MORRE
É POR ISSO QUE AS MONTTANHAS NUNCA MORREM
Orisa diz que Ire Aiku, a vida longa é que está prevista aqui
Está em Ejiogbe

Beijos
Yemojagbemi Arike
Contato no perfil 
Fonte - https://www.instagram.com/p/CWIu9SwtrlM/

TIKTOK ERICK WOLFF