Por Yoruba Blog
Publicado em 24/08/2021, acessado em 21/11/2021 às 11:51
No início, a Terra era vazia, cheia apenas de água - sem terra, plantas e animais. Obatalá (uma divindade, o filho de Deus) sentiu que poderia recriar a terra e torná-la mais bonita. Então, ele se aproximou de Olódùmarè (Deus) em busca de consentimento e poder para recriar a Terra. A permissão e o poder de criar foram concedidos e Obatalá prosseguiu em sua jornada do céu à Terra, com corrente feita de ouro, concha de caracol preenchida com areia e uma galinha branca.
Obatalá usou a corrente dourada para descer à Terra e descobriu que a corrente não era longa o suficiente para chegar à Terra, enquanto ainda na corrente, ele despejou a areia da concha na água abaixo dele e imediatamente ela se transformou em uma terra seca. com a terra seca, Obatalá conseguiu descer à Terra e deu ao lugar o nome de ILe Ife - que é como é chamado até hoje.
Obatalá colocou a galinha no chão e mandou que ela espalhasse as areias por toda a terra, o que a galinha fez de forma desproporcional, e os lugares que as areias atingiram tornaram-se terras secas, por isso temos uma mistura de terra, rios e oceanos na Terra.
Até hoje, Ile-Ife continua sendo a fonte da raça ioruba, com os sacerdotes Ifa oferecendo sacrifícios ao criador, enquanto as pessoas adoram e celebram de tempos em tempos.
(tradução online)
Imagem comprobatória
Fonte - https://www.facebook.com/100201065147155/posts/357100472790545/?d=n
Nenhum comentário:
Postar um comentário