Comentários de Luiz L. Marins pulicado no canal do Patrick Olivera, em 09/11/2021 às 9:29, vídeo Bara o senhor do mercado.
Reconheço a boa vontade do autor em louvar Èsù, entretanto, há alguns equívocos conceituais sérios que precisam ser comentados para que os mais novos possam compreender melhor a religião iorubá, sem os vícios da literatura acadêmica afro-brasileira.
Em 00:55, Èsù não dá a vida, pois isto é um ato de Olódùmarè, após Obàtálá criar o corpo.
Em 03:31, Èsù não é o princípio cósmico, pois a atributo da criação foi dado a Obàtálá por Olódùmarè.
Em 03:54, Èsù é representado por um ota-pedra (não confundir com òtá -inimigo, nem com òta -aquele que é o melhor de todos), mas não existe na cultura ioruba o conceito que Èsù dá vida ao ayé (mundo físico), pois na religião tradicional iorubá, o Òrìsà da criação da criação no ayé, é Obàtálá.
Em 04:31, Olódùmarè não criou o ayé diretamente, porque isto é um conceito teísta cristão. Na religião tradicional ioruba, o ayé foi criado por Obàtálá com o àse (poder) que ele recebeu de Olódùmarè.
Em 04:35, Èsù não é princípio da existência, pois, repetindo, o atributo da existência está nas mãos de Olódùmarè e Obàtálá.
Em 05:00 a 06:00, Èsù não vive no corpo de ninguém. Ninguém nasce com Èsù no corpo (Elegun Sango Oyo Alaafin). O que há aqui é uma confusão de "Bará" (abreviatura de Elégbárá, aquele que tem o poder), com, Báara (a parte espiritual da própria pessoa, que acompanha o corpo do ser humano). Um equívoco do livro "Os Nagô e a Morte" devido à autora não compreender a Noção de Pessoa Ioruba.
Em 06:15, Èsù não é dono do corpo e não tem nada a ver com a manutenção da vida. Isto é um equívoco conceitual no tema Noção de Pessoa Ioruba. A vida é garantida ao ser humano por èémí (respiração) - não confundir com èmí (espírito) - e Èsù não tem nenhuma relação com isso.
O QUE HÁ PARA SE LER:
* Introdução à Noção de Pessoa Ioruba (Luiz L. Marins)
* Os Nago e a Morte, um estudo das fontes (Luiz L. Marins)
* Noção de Pessoa e Linhagem Familiar entre os Iorubas (Pierre Verger)
* Etnografia Religiosa Ioruba e Probidade Científica (Pierre Verger)
* Reflexo Negro em Olhos Brancos (Brumana)
Estes trabalhos podem ser encontrados em:
Um extrato da fala do elégun Sango Oyo Alaafin dizendo que não existe Èsù do Corpo pode ser encontrado no Youtube, no endereço abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=DG21xryXCM8&t=7s
(sugiro aos leitores que explorem este canal que esclarece muitos equívocos conceituais afro-brasileiros).
(sugiro aos leitores que explorem este canal que esclarece muitos equívocos conceituais afro-brasileiros).
Para o bem da verdade científica, peço amigavelmente ao autor que mantenha esta postagem.
Àse a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário