Por Orisa Brasil
Postado em 19/11/2021, acessado em 21/11/2021 às 11:26
Adaptação Erick Wolff de Oxalá
O Eerindilogun jogo dos 16 búzios é usado por muitas famílias de Orisa em área Yorùbá como o principal oráculo.
Em Òyó os clãs de Esu , Obatala , Yemoja, Sango , Oya, Orisa Oko, Osun e Obaluaye fazem uso do jogo dos 16 búzios.
O clã de Orunmila utiliza o ikin e opele como oráculo.
Em Òyó Orisa Oba e Ògún usam Obi como oráculo.
Todos os oráculos contemplam sabedoria, filosofia, possuem um amplo conhecimento e são completos para seu próprio culto.
São micro religiões que interagem e preservam a sabedoria ancestral passada de geração para geração.
Lindo registro créditos : Eniesu Aweda Elesu - Eerindilogun na família de Esu em Òyó.
Compartilhado e comentários de Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi
Eu comentei: Saudações neste caso o oraculo de exu usa odu orisa ou odu ifa?
Resposta Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi
[...] eu entendo que os versos conhecidos por um sacerdote que usar eerindelogun são no máximo semelhantes aos que se utiliza para odu Ifa Orunmila... Tem quem acredite ser igual mas para mim não são iguais mesmo porque a receita e procedimentos podem variar muito conforme a divindade de que estivermos falando... Orisa Oko é um belo exemplo, certa vez um devoto de Oyo gravou video aqui mesmo na pagina de Asa Orisa recitando versos... isto gerou um certo incomodo a um dos filhos de Popoola, se eu não estiver enganado o comentário ainda esta lá... Complicado dizer quem tem razão pois seria dizer que um copiou o verso do culto do outro... Pela logica seria o mais velho a origem e o novo que pegou e adaptou... Mas em se tratando de versos antigos não há como comprovar nada se não sugerir. No caso da foto acima é odu eerindelogun, uma mensagem cifrada por odu como alguns escritores gostam de classificar, incluso acho que é a melhor forma de dizer pois assim acabasse com a deificação que alguns fazem de odu... e ainda nos da um boa prova de que Orisa não precisa de odu para nascer 'preparar' assentamentos... O que se faz em Ifa Orunmila ao risca odu para preparar porções são coisas com propósitos muito específicos que agregam 'força' mas sem estas preparações o Orisa continua sendo Orisa.... Por exemplo; preparar uma porção para agregar força aos trajes de Egungun é bom mas sem estas ''porções'' o Egungun continua sendo Egungun forte... Agora consagrar ícones para adorar Orisa unicamente usando preparações de Ifa como se a energia nascesse do vazio ou proveniente de Igbodu para mim é um erro terrível e o mesmo digo para Egungun [...]
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