domingo, 30 de janeiro de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS V

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 09/01/2022



ORIXÁ FALA E DANÇA QUANDO QUISER
Observamos que na tradição do Batuque, os orixás depois de muitos anos de chegada, após alguns rituais, eles começam a falar, para se comunicar diretamente com as pessoas, se expressar ou cantar alguma orin (cantiga) quando necessário...

https://iledeobokum.blogspot.com/2022/01/orixa-fala-e-danca-quando-quiser.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XVIII

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 25/01/2022



SETILU (AGBONIREGUN) E O ORÁCULO DE IFÁ

A importância deste texto é destacar que Orunmila-ifa depende do ikin ou do opele para oraculo, e não sabe usar jogo de búzios. Quem deseja usar odu é necessário que se decore centenas de versos, ou quem sabe milhares para que se possam fazer um uma consulta oracular, através do oráculo de Orunmila-ifa.
Lembrando que Oxalá de Oromilaia do Batuque não tem nada a ver com Orumila-ifa.

https://iledeobokum.blogspot.com/2012/04/setilu-e-o-oraculo-de-ifa.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS VI

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 13/01/2022



AMALÁ DE XANGÔ EM OYO, NIGÉRIA

O tradicional amalá de Sango servido pelo povo de Sango, Oyo, Nigéria é muito semelhante ao que fazemos no Batuque, observem que Sango não gosta de quiabo.
Em Oyo, Nigéria o amalá chama-se Oka.
Incluindo o amalá de banana
https://iledeobokum.blogspot.com/2020/12/amala-de-xango-em-oyo.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSÁVAMOS II

Por Erick Wolff de Oxalá
Posta em 06/01/2022


Continuidade: uma vez em São Paulo, no ano de 2012, estava com uma filha recolhida para se aprontar, e uma amiga da religião (preservaremos o tabu da ocupação) foi nos visitar e o orixá de chegou bem na hora que ela pisou em casa, levei até o quarto de orixá e depois acordei minha filha para pode falar com este orixá… e o orixá ficou algum tempo falando com a minha filha abençoando e dizendo muita coisa importante.
O mesmo ocorre com a renata da yemoja e o orixá Oya indo visitá-la, só que ocorre em Oyo, na Nigéria:
OYA VISITA EMOJAGBEMI OMITANMOLE ARIKE 
https://iledeobokum.blogspot.com/2021/12/oya-visita-emojagbemi-omitanmole-arike.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 05/01/2022





Até uns 20 anos atrás éramos perseguidos por outras religiões afro brasileiras, que diziam que o batuque era uma Umbanda assassina de cabrito, ou que éramos candomblé dos cabeludos (pejorativamente), depreciando por que não raspávamos, ou porque que os nossos orixás falavam (chamavam de caboclo) ou que ficavam de olhos abertos (que estavam mistificando), no entanto com o tempo que com o poder da internet, foi mais fácil o contato com a origem do culto ao Orixá, que mandavam vídeos e entrevista especialmente para nós, e vejam o quanto o nosso batuque preservou da nossa origem, Sango ocupado no falecido elegun, em Oyo na Nigéria, falando com os devotos e abençoando, assim como os orixás do Batuque:


SÀNGÓ ABENÇOANDO E ORIENTANDO O POVO DURANTE O FESTIVAL DE 2020

domingo, 23 de janeiro de 2022

20 PONTOS SOBRE NÀNÁ BÙKÚÙ

por Oloye Obitunji Yosese

Postado em 23/01/2021, acessado em 23/01/2022 às 19:18



Sacerdote Jagun Xapanã em Oyo Alaafin


Asa Orisa Alaafin Oyo


1. O mítico Nàná Bùkúù (Òrìsà) veio de Ìkòlé Òrun durante o tempo de Ìgbà Ìwásè (Início do Mundo) na Era de Odaye.


2. O mítico Nàná Bùkúù (Òrìsà) em Ìkòlé Òrun é um amigo próximo de Sànpànná, Obàtálá, Òsun e Ògún.


3. O mítico Nàná Bùkúù (Òrìsà) em Ìkòlé Òrun deu a Obàtálá o Òjé e a Ògún o Ferro.


4. Durante o tempo de Ìgbà Ìwásè (Início do Mundo) na Era de Odaye Nàná Bùkúù não se reuniu no primeiro grupo de Òrìsà.


5. Elédùmarè deu a Nàná Bùkúù o poder de controlar Ìgbóná (pequenos potes).


6. Elédùmarè deu a Nàná Bùkúùthe èrò (remédio para varíola).


7. A adoração de Nàná Bùkúù e Sànpànná é muito semelhante.


8. Tanto Nàná Bùkúù quanto Sànpànná são responsáveis ​​pela Ìgbóná (varíola).


9. Nàná Bùkúù e Sànpànná têm a mesma função de afastar Ìgbóná.


10. Nàná Bùkúù não usa faca.


11. Nàná Bùkúù não utiliza nenhum tipo de ferro


12. Nàná Bùkúù usa Pépé (Bambu) ao invés de faca.


13. Nàná Bùkúù é muito gentil


14. O símbolo Nàná Bùkúù é uma ère (escultura) feita de Bàbà (cobre).


15. Nàná Bùkúù é consultado com orógbó (kola amarga)


16. Nàná Bùkúù não gosta de àdí


17. Nàná Bùkúù come èkuru (bolo de feijão sem óleo de palma)


18. . Nàná Bùkúù come ègo (milho branco cozido)


19. Nàná Bùkúù come èyan àgbàdo (pipoca)


20. Nàná Bùkúù come èko 

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