quarta-feira, 14 de maio de 2025

CONTROVÉRSIA COM OYO SE MOBILIZANDO PARA RETIRAR ALAAFIN DO CONSELHO DE OBAS

 

CONTROVÉRSIA COM OYO SE MOBILIZANDO PARA RETIRAR ALAAFIN DA PRESIDÊNCIA PERMANENTE DO CONSELHO DE OBAS - MONARCAS DE OKEOGUN SE ENFURECEM

 


‘Seyi Makinde, governador do estado de Oyo, aparentemente tomou a iniciativa de tornar os Alaafin de Oyo, Soun de Ogbomoso e Olubadan de Ibadanland copresidentes do Conselho de Obas e Chefes, desafiando a supremacia do monarca de Oyo, um arranjo que replica a retaliação contra os Alaafin feita pelo ex-governador Alao Akala.

Um projeto de lei, visto com exclusividade pelo OYOINSIGHT.COM, está pendente na Assembleia Legislativa com o objetivo de implementar uma emenda que permitirá que os Alaafin compartilhem a presidência com os monarcas de Ogbomoso e Ibadan.

O desenvolvimento ocorre em meio à renovada controvérsia sobre a supremacia entre os Ooni de Ifé e os Alaafin.

Durante décadas, o falecido Alaafin, Oba Lamidi Adeyemi III, lutou para afirmar sua supremacia como presidente permanente do Conselho de Obas, tanto no atual estado de Oyo quanto no antigo estado de Oyo, onde se envolveu em intensa rivalidade com o falecido Ooni Okunade Sijuwade. Em algum momento no antigo estado de Oyo, Alaafin Adeyemi teve que levar o ex-governador Bola Ige ao tribunal para impedi-lo de nomear o Ooni como presidente permanente do conselho.

No entanto, a nova ação da liderança da Assembleia Legislativa do Estado de Oyo para destituir

o Alaafin de Oyo como presidente permanente do Conselho Estadual de Obas e Chefes de Oyo é uma réplica da ação retaliatória do falecido ex-governador Adebayo Alao Akala.

Numa nova proposta intitulada projecto de lei do Conselho de Obas e Chefes (emenda adicional), 2025, patrocinada por cinco legisladores, incluindo o Presidente, Adebo Ogundoyin, a Assembleia deverá aprovar um acordo segundo o qual “a Presidência do Conselho será permanente e simultânea ao Alaafin de Oyo, Olubadan de Ibadan e Soun de Ogbomoso”.

O projeto de lei também determina que "em qualquer reunião do Conselho, o Alaafin de Oyo presidirá, na ausência de Alaafin de Oyo, o xale Olubadan de Ibadan presidirá. Se ambos Alaafin de Oyo e Olubadan de Ibadan estiverem ausentes, o Soun de Ogbomoso deverá presidir".

Esta medida, OYOINSIGHT.COM pode relatar com autoridade, é um retorno da polêmica peça legislativa instigada pelo falecido ex-governador Alao-Akala.

Este jornal lembra que, em 2011, após perder sua candidatura à reeleição para o falecido ex-governador Abiola Ajimobi, do Congresso de Ação da Nigéria (hoje extinto), Alao-Akala influenciou a Assembleia Legislativa do Estado a alterar a lei e retirar o falecido Alaafin de Oyo, Oba Lamidi Adeyemi, da presidência permanente do Conselho de Obas e Chefes, devido ao papel que o monarca desempenhou no fracasso de sua candidatura à reeleição.

O OYOINSIGHT.COM apurou com exclusividade que essa iniciativa da Assembleia Legislativa de dividir a presidência permanente do conselho entre três monarcas não agrada a muitos membros do conselho estadual, particularmente ao Conselho de Obas e Chefes de Oke-Ogun.

Querendo manter o anonimato, um dos monarcas disse ao OYOINSIGHT.COM que um consenso de que o Alaafin de Oyo deveria ser o único e permanente chefe do Conselho foi alcançado no início deste ano.

A posição deles, apurou este jornal, é "em vista da posição do Alaafin de Oyo em Yoruba e considerando o fato de que o Alaafin de Oyo foi fundamental para o uso da coroa tanto pelo Olubadan de Ibadan quanto pelo Soun de Ogbomoso".

Em contraste, os monarcas propuseram um acordo de liderança tripartite, no qual o Alaafin é o presidente permanente do conselho, a presidência é rotativa por um mandato de dois (2) anos entre o Olugbon de Ile Igbon; Okere de Saki; Aseyin de Iseyin; Eleruwa de Eruwa; Olubadan de Ibadan e Soun de Ogbomoso, e a vice-presidência é rotativa entre vários outros monarcas.

Reagindo ao desenvolvimento, um grupo sociocultural, o Movimento Renascentista Isese Yoruba, descreveu a medida como uma deturpação do direito consuetudinário do estado.

Em uma declaração disponibilizada ao OYOINSIGHT.COM por seu coordenador, Esugbemi Sangoleke, os membros do grupo exigiram a revogação do projeto de lei.

"Tememos que a proposta possa ser motivada por considerações externas e motivações políticas, em vez de uma herança cultural", argumentaram.

 

https://oyoinsight.com/exclusive-controversy-as-oyo-moves-to-strip-alaafin-of-permanent-chairmanship-of-obas-council-okeogun-monarchs-fume/

 

Prova documental:

 


 

 

quarta-feira, 23 de abril de 2025

3 ANOS SE PASSARAM, REFLEXÃO SOBRE COSTUMES E TRADIÇÕES

Esta postagem foi coletada na comunidade Orisa University, Facebook, publicada por Luiz L. Marins, em 22/04/2025.

Ela faz uma importante reflexão sobre os costumes e tradições do povo Yoruba. 



 
3 ANOS SE PASSARAM ... e percebemos que tudo o que você disse ao Omooba Òtùkò eram profecias claras sobre as aventuras e fantasias espirituais irritantes de praticantes de Ifá na terra de Oodua.

Hmmmmm, o SÁBIO DE IFÁ nunca para de decepcionar OODUA [realizando] seus desejos, mesmo na morte [do Alaafin].
 
Tão doloroso [é ver] outros praticantes de IFÁ em OYO, que teriam apoiado o desejo [do] sábio se tornar realidade, que se entregaram abertamente à conspiração da Irmandade da Jihad, em face de incentivo financeiro, para frustrar o que seu BALOGUN do Império de Oyo havia organizado, para garantir a realidade do que você [Alaafin] havia proposto. O choque, no entanto, forçou seu verdadeiro amigo, o falecido Omololu Victor Olunloyo, a se juntar a você no mundo espiritual.
 
Com certeza, o galante purificador de SÀNGÓ, que não teve a oportunidade de usar seus trajes de SÀNGÓ, literalmente tem um monte de relatos desagradáveis ​​sobre políticos de Oyo, e praticantes de IFA de Oyo, para compartilhar com você e outros ancestrais, por aí!
 
No entanto, todos nós fizemos o nosso melhor, e esperamos que OBA ABIMBOLA ABDUL-AKEEM OWOADE 1º tenha a coragem de se manter longe de igrejas e mesquitas, para seguir seus desejos. Será mesmo possível?
 
A implicação de apostasia do Islã que você explicou a Omo Onijebu seria irrevogavelmente levada a ele no Trono, sem sombra de dúvida."
 

TIKTOK ERICK WOLFF