Esta postagem foi coletada na comunidade Orisa University, Facebook, publicada por Luiz L. Marins, em 22/04/2025.
Ela faz uma importante reflexão sobre os costumes e tradições do povo Yoruba.
"Por Omo Obalóyè Òtùkò
3 ANOS SE PASSARAM ... e percebemos que tudo o que você disse ao Omooba Òtùkò eram profecias claras sobre as aventuras e fantasias espirituais irritantes de praticantes de Ifá na terra de Oodua.
Hmmmmm, o SÁBIO DE IFÁ nunca para de decepcionar OODUA [realizando] seus desejos, mesmo na morte [do Alaafin].
Tão doloroso [é ver] outros praticantes de IFÁ em OYO, que teriam apoiado o desejo [do] sábio se tornar realidade, que se entregaram abertamente à conspiração da Irmandade da Jihad, em face de incentivo financeiro, para frustrar o que seu BALOGUN do Império de Oyo havia organizado, para garantir a realidade do que você [Alaafin] havia proposto. O choque, no entanto, forçou seu verdadeiro amigo, o falecido Omololu Victor Olunloyo, a se juntar a você no mundo espiritual.
Com certeza, o galante purificador de SÀNGÓ, que não teve a oportunidade de usar seus trajes de SÀNGÓ, literalmente tem um monte de relatos desagradáveis sobre políticos de Oyo, e praticantes de IFA de Oyo, para compartilhar com você e outros ancestrais, por aí!
No entanto, todos nós fizemos o nosso melhor, e esperamos que OBA ABIMBOLA ABDUL-AKEEM OWOADE 1º tenha a coragem de se manter longe de igrejas e mesquitas, para seguir seus desejos. Será mesmo possível?
A implicação de apostasia do Islã que você explicou a Omo Onijebu seria irrevogavelmente levada a ele no Trono, sem sombra de dúvida."
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