29/11/2018
Egba Oke-Ona
Osile
Tradução e adaptação:
(Foi respeitada a ortografia da fonte)
O Osile Oke-Ona foi,
anteriormente, o OLOKO OF OKO que também era anteriormente o ALAFIN OF OKO nos
primeiros dias. O trono foi fundado por ORANMIYAN
(Oranyan), que era filho de Okanbi e neto de Oduduwa. Ele
foi o primeiro Oba a ocupar este trono em Osile na velha Oko Orile, perto de
Ile-Ife.
Ele foi o primeiro Alafin de Ile-Ife naqueles
dias. Ele deixou Ile-Ife, fundou, e reinou, na antiga
cidade de Oko, que foi a sede do governo de Yorubaland por um bom tempo antes
de ser transferido para Oyo durante o reinado de Sàngó.
Para evitar dúvidas:
Oduduwa teve um filho chamado
Okanbi.
Okanbi deu nascimento a sete filhos, que agora ocupam todos os
importantes tronos em Yorubaland. O atual Osile de Oke-Ona Egba foi nomeado Oba
Alayeluwa, (Dr.) Adedapo Tejuoso CON, Karunwi III.
Eles são, por ordem de antiguidade:
Iyunade, mãe do primeiro Olowu de Owu.
Outra mulher, que deu à luz o primeiro ALAKETU OF KETU (não Alake de Ake) agora
na República do Benin
O Oba do Benim
O Orangun de Ila
Onisabe do Sabe (agora na República do Benin)
Onipopo de Popo (agora na República do Benin)
e
Oranmiyan (Oranyan)
Ele (Oranmiyan) foi o único que seu pai teve enquanto estava no trono em Ile-Ife. Ele,
portanto, por direito, também subiu ao trono em Ile-Ife como Alafin de Ile-Ife.
Mais tarde, ele a deixou; então fundou e reinou na antiga cidade
de Oko como Alafin Oko. De fato, ele reinou e morreu em Oko e fêz
a sede do governo iorubá em Oko, por algum tempo. (Mas)
o primeiro neto de Oduduwa era uma mulher pelo nome "IYUNADE", a mãe
do primeiro Olowu de Owu).
O trono de Osile (Oloko) foi
primeiro ocupado por Oba Oranyan, o último nascido das sete casas governantes
de Oduduwa.
O segundo ocupante do trono do
Osile (Oloko) também foi outro filho de Oba Oranyan conhecido pelo nome de Sàngó,
que hoje se tornou divinizado em toda Yorubaland e Egbaland. Você pode, portanto, ver que a coroa do Osile (agora em Abeokuta) é
tão antiga quanto qualquer outra coroa em Yorubaland.
Os Oba Osiles que reinaram em
Abeokuta desde 1897 até hoje são:
Oba Kariunwi I, o primeiro Osile
em Abeokuta reinou de 1897 a 1899. Ele conheceu o governador
McCallum quando o governador convocou todos os quatro Egba Obas (Alake, Osile,
Agura e Olowu) para um encontro cara a cara em 31 de janeiro de 1898, o que até
então era um tabu.
Oba Sanyaolu Adebare I, como o segundo Osile, reinou de
1900-1920; ele era um cristão e recebeu um enterro digno do Rev. Welbom da
Igreja Wesleyana.
Oba David Sokunbi Karunwi II,
foi coroado em 04/04/1904, ou seja, na segunda-feira de Páscoa, 4 de abril de
1904 pelo Bispo Oluwole. Ele foi descrito como o primeiro
cristão Oba educado em Egbaland. Oba karunwi II juntou-se
aos seus antepassados em junho de 1918.
Oba Suberu Adedamola I, 1918-1932
Oba Adedotun Yesufu, 1933-1934
Oba Alimi Adeniran Adedamola II instalado em 1951 e reinou
até 1988, quando se juntou aos seus antepassados.
Oba Dr. Adedapo Adewale Tejuoso Karunwi III, foi instalado 20
de maio de 1989 como o Osile e ainda reina até hoje.
Oke-Ona Egba é um dos quatro pilares (seções) que fundaram e se estabeleceram
em Abeokuta em 1830. Os quatro pilares são a seção Egba Alake (sob o Oba
Alake), a seção Oke-Ona Egba (sob Oba Osile), a Seção Gbagura. (sob o Oba
Agura), e a seção de Owu (sob Oba Olowu).
As cidades importantes que seguiram Sodeke para
estabelecer-se em Abeokuta no dia 5 de agosto de 1830 como listado por A.K.
Ajisafe eram:
Ake,
Oke (Oke-Ona),
Iporo,
Kenta,
Kesi,
Ikereku,
Idomapa,
Ido Orun,
Igbein,
Igbore,
Itoku
e outros.
Oke-Ona Egba em Egbaland e Abeokuta hoje consiste nos
seguintes municípios em ordem de antiguidade:
Ago Oko
Ikija
Ilugun
Ikereku
Ilawo
Ago-Oko
Idomapa
Ibere Kodo
Imala
Aqueles que se desviaram para Egba Alake,
mas estão prestes a retornar para Oke-Ona Egba são:
Idofin
Idere
Efon
Municípios que formalmente pertencem a
Oke-Ona Egba:
Ejigbo
Ijeja
Erunbe
Ifote
Erinja
Ikanna
Ikire
Ilogbo
Imo,
etc.
O povo Ijaiye, por exemplo, na chegada a
Abeokuta em meados do século XIX, foi estabelecido em Ago-Oko, Oke-Ona Egbaland.
Eles normalmente deveriam estar sob Oke-Ona Egba, mas não
surpreendentemente, o povo Egba Alake, erroneamente, os reivindicou como parte
do Egba alake devido ao poder de incumbência do Alake.
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Publicado na
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