terça-feira, 21 de setembro de 2021

#KAMBINA OU #CABINDA

Por Ramão DeOxalá

Postado em 21/09/2021


NOSSAS ORIGENS E MATRIZES.  Peço escusas para a minha ousadia e impertinência, mas quero externar sobre a dificuldade que tenho de reconhecer que a nossa matriz de origem étnico-cultural seja oriunda do vatíssimo tronco Banto/Bantu, por diversas características e por diversos indícios. Respeitosamente, considerando toda a riqueza cultural dos irmãos do centro-sul da África, tenho convicção de que nossas matrizes rituais provém das porções mais ocidentais daquele continente.

A primeira evidência é pautada pela língua, o maior bem cultural de um povo e que a proferimos, mesmo de forma caricata, de um linguajar adaptado ou aportuguesado, a utilizamos para denominar as divindades com idioma yorubá;

ORIXÁ A segunda evidência aparece quando cantamos, invocamos e saudamos em um dialeto, seja por não existir um padrão na pronúncia ou uma fluência e um entendimento padronizado nos orins e nas rezas, como são conhecidos os cânticos de louvação ao nosso sagrado.

Ademais, os itans (lendas) dizem que nosso rei é Xangô, senhor de Oyó, reino (hoje cidade) localizados na Nigéria, na yorubalândia (Ìlẹ-Yorùbá);

Terceira evidência se dá na origem das deidades de nosso panteão, que são as mais diversas, seja Fon, Jeje, Ijexá, Ewe, Oyó, etc… todos oriundos de uma macrorregião conhecida como sendo os sudaneses, denominada “mina” (Costa da Mina, na faixa litorânea dos atuais estados de Gana, Togo, Benim e Nigéria).

Quarta evidência ocorre onde os mais antigos no nosso Estado, se denominavam Cambina/Cambinda (Kambi/Kànbína) que Erick Wolf atribui à linhagem dos Alafins de Oyó, em sua obra “A Entronação do Aláààfin e sua conservação: a nação Kambina no Batuque Nàgó do R.S”. Como contraponto, digamos que fôssemos mesmo de origem do território de Cabinda (cidade/província da Angola), deveríamos, por princípio, falar ou ter grande influência dos diversos idiomas daquele vasto e riquíssimo tronco, que inclusive historicamente modificou o idioma português em terras brasileiras, como bem define e orienta a professora Yeda Pessoa de Castro; porém, são raríssimas as palavras que utilizamos, muito em função do uso nacional e devido a presença da miscigenação, como o dendê, a kangika, kilombo, umbanda, kizomba, etc.. se fôssemos bantos, denominaríamos as divindades (Orixás) de Inkices, a alimentação (ounjẹ/ajeum) de makuriá, as festas (xirê) de Kumbi ngôma, etc, etc, etc,… o que ao meu ver, não ocorre.

Para ler:
WOLFF, Erick. A entronização do aláààfin e sua conservação: a raiz religiosa Kànbína, na religião batuque nàgó do rio grande do sul. Revista Olorun n, 2014. http://www.olorun.com.br/documentos/kamuka-nago-kobi.pdf
CASTRO, Yeda Pessoa de. Marcas de africania no português brasileiro. Africanias. com, v. 1, p. 1-7, 2011. http://www.africaniasc.uneb.br/.../n_1_2011/ac_01_castro.pdf Imagens comprobatórias Artigo adaptado para o Blog por Erick Wolff de Oxalá

sábado, 18 de setembro de 2021

LÚCIFER NÃO É O DIABO!

Respeitando a liberdade e a fé de cada um, este ensaio tem por finalidade registrar um vídeo com informações sobre Lúcifer, nele relata que a palavra Lúcifer é mau interpretada.






Fonte - tiktok @lucas_belami, acessado em 18/09/2021 as 14:30



sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O JOGO TRADICIONAL DE OBATALA

Por Yemojagbemi Omitanmole Arike (Renata Barcelos)

Postado em 07/11/2018



Conversei com Baba Adisa - sacerdote de Obatala de Oyo membro da Asa Orisa Alaafin Oyo sobre o jogo de búzios e para tirar MINHAS duvidas com ele. Desculpem o inglês ruim.. não sou obrigada.

Baba quem deu o erindilogun para os Orisa? Para Osun para Yemoja?
Respota: Obatala

Orunmila poderia ter dado o erindilogun para os Orisa?
Não, Orunmila não faz consulta com erindilogun , Orunmila faz divinação por método geomântico por sistema árabe, por que você sabe quando você quer fazer uma consulta com Orunmila se usa Ikin e você tem que ver o símbolo, o erindilogun é usado o sistema de contar e é começa um a um.. okanran , ejioko , ogunda .. todos 16 odu, mas Ejilasebora é o ultimo que é recitado.

Baba o senhor acredita que os itan dos odu ifá são melhores que os itan do erindilogun de alguma maneira?
Não , porque antes dos ikin chegarem na terra era o erindilogun que era usado para saber o que nós precisávamos. E com as mensagens que saem no erindilogun podemos dar inclusive mensagens de Orunmila e de qualquer outro Orisa.

Um Olorisa não precisa de um babalawo para nada? Não precisa para esentaye. não precisa para fazer iniciação?
Resposta: antes do ikin chegar nós costumávamos usar o erindilogun para fazer esentaye, nós temos a "ate" onde nós fazíamos e fazemos a consulta.

É verdade que se usava ossos para fazer consulta de erindilogun antes dos búzios?
Sim, usávamos ossos de elefante.



Link acessado em 10/09/2021 às 10:51 - https://www.facebook.com/yemoja.renata/videos/325150354947587/

AS SETE PERSONALIDADES DE OGUN!!!

Por Maike Figueredo Gomes

Postado em 03/06/2019 



São sete personalidades em um único ser:
Ogun Onire- Ogun,rei e guerreiro da cidade de ire.
Ogun ikóla- Ogun,homem da navalha,que faz circuncisões e marcas faciais.
Ogun Gbenagbena - Ogun,o artesão que trabalha com todas as artes.
Ogun Alagbede - Ogun,o ferreiro.
Ogun Onigbajamo- Ogun,poeta e historiador,que canta e entoa Ijala e iremoje.
Ogun Makinde- Ogun,guerreiro e caçador.
Ogun Alara- Ogun, o sábio que transforma a terra em riqueza.
Através dessas 7 personalidades é que cantamos para Ogun:
Aaaa Ogun meje Ire
Meje meje logun meje ooo
Aaaa Ogun meje ire
Ogun meje meje ...
Muito axé para todos !!!

Link acessado em 10/09/2021 às 10:45 - https://www.facebook.com/babakekere1/posts/2233661623408167

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O BATUQUE POSSUI TODO AXÉ QUE OS NOSSOS FILHOS PRECISAM

Por Erick Wolff de Oxalá

Publicado em  06/09/2021



Me perguntaram sobre a iniciação do meu filho no Batuque. Farei algumas considerações:


1 - O Pietro possui outro nome, assim que a documentação ficar pronta, seu novo nome (Pietro) será oficial.

2 - O Pietro ficou no abrigo, desde o seu nascimento. Desta forma não foi batizado em nenhum segmento da igreja cristã.

3 - Não necessitamos batizar em nenhum segmento cristão, pois não seguimos a fé cristã, desta forma não tem fundamento batizá-lo.

4 - A escolha de esperar que o Pietro tenha maior idade para optar por sua religião, inclusive iniciar ou não no Batuque, partirá da sua vontade, não devemos impor algo.

5 - A opção de não batizar segue com apoio e bênçãos das divindades, que nos asseguram que a nossa religião possui axé e poder, para não precisarmos recorrer a nenhuma outra religião.

6 - A nossa religião tem muito a oferecer além da iniciação, fornecendo opção para que o Pietro possa ter acesso a cultura, tradição e axé, sem que seja necessário a iniciação.

O nosso conhecimento, cultura e o apoio das divindades (orixás) já é o suficiente, para sabermos que o nosso filho terá tudo que necessita para crescer sadiamente e com muito amor. Não precisamos e não iremos recorrer a nenhuma outra religião, pois como sacerdotes do Batuque do Rio Grande do Sul, já obtivemos axé e benção dos orixás.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

ELESU FAZ SAUDAÇÕES PARA INICIO DO FESTIVAL

 Today the palace of the Alaafin receives the Elesu priest for prayer

Hoje o palácio do Alaafin recebe o pai Elesu para oração (tradutor online)

Postado por Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè em 16/08/2021



Link acessado em 02/09/2021 às 11:17 https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/photos/a.623713781420406/1300537127071398/

TIKTOK ERICK WOLFF