Por Erick Wolff8
05/05/2012
A formação da estrutura religiosa e suas leis.
As leis que descrevem a vontade de um Deus foram criadas pelo homem, cada palavra narra conceitos segundo as experiências, vivências e propósitos humanos, já que está sujeita a visão de seus intérpretes e da cultura a que ele pertence, ou seja, a religião perpassa os desejos do homem. Desta forma um Deus criador e onipresente, serve aos propósitos de um sacerdote e da comunidade na qual ele está inserido. Neste conceito o divino reza a origem do homem pelos poderes celestiais, criando um reflexo entre o criador e a criatura, moldando a criatura a perfeição e semelhança do criador, fazendo-a sua imagem.
05/05/2012
A formação da estrutura religiosa e suas leis.
As leis que descrevem a vontade de um Deus foram criadas pelo homem, cada palavra narra conceitos segundo as experiências, vivências e propósitos humanos, já que está sujeita a visão de seus intérpretes e da cultura a que ele pertence, ou seja, a religião perpassa os desejos do homem. Desta forma um Deus criador e onipresente, serve aos propósitos de um sacerdote e da comunidade na qual ele está inserido. Neste conceito o divino reza a origem do homem pelos poderes celestiais, criando um reflexo entre o criador e a criatura, moldando a criatura a perfeição e semelhança do criador, fazendo-a sua imagem.
O primeiro passo será o de criar o conceito macho e fêmea, para ajustar e preservar os moldes da união entre um homem e uma mulher, garantindo assim a procriação dos seres humanos, na conjectura de uma única via de união que mantém a estabilidade social, qualquer exemplo que fuja deste molde deverá ser eliminado ou descriminado.
Esta lei garante a preservação da humanidade através da formação da família, caso isso não ocorresse não haveria a origem de novas crianças e tampouco a criação de descendentes, um dos pontos cruciais para a comunidade Yorùbá, assim como também é em praticamente todas as religiões que conhecemos, garantindo assim a formação de novas famílias e a manutenção das sociedades.
Esta lei garante a preservação da humanidade através da formação da família, caso isso não ocorresse não haveria a origem de novas crianças e tampouco a criação de descendentes, um dos pontos cruciais para a comunidade Yorùbá, assim como também é em praticamente todas as religiões que conhecemos, garantindo assim a formação de novas famílias e a manutenção das sociedades.
As religiões, de modo geral, estabelecem que deve existir apenas um modelo de casamento, baseado na união de casais heterossexuais, ou seja, um homem e uma mulher, desta forma as leis e bênçãos se aplicam a este único molde matrimonial, cuja finalidade é de trazer filhos e gerar a prole, assumindo-o como uma verdade universal para aquela comunidade.
O sacerdote cria as leis divinas seguindo seus conceitos e interesses, considerando assim como única e restrita a forma de união entre os seus adeptos e a sociedade que os cercam, sendo assim, não há espaço para qualquer outra forma de amor que não se enquadre nestes parâmetros pré-estabelecidos por eles, por exemplo as relações homoafetivas.
Até então o “casamento religioso” é um fator que envolve apenas casais heteros, pois ele possui a finalidade de abençoar os cônjuges para que gerem muitos filhos e descendentes.
Por isso o sexo entre homossexuais é considerado um tabu na cultura Yorùbá, pois não geram descendentes, através das vias convencionais e visa somente o prazer sem intenção de reprodução.
Leia mais
O HOMOSSEXUALISMO ABORDADO NA RELIGIÃO YORÙBÁ
http://www.olorun.com.br/documentos/O-HOMOSSEXUALISMO-ABORDADO-NA-RELIGIAO-YORUBA.pdf
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O HOMOSSEXUALISMO ABORDADO NA RELIGIÃO YORÙBÁ
http://www.olorun.com.br/documentos/O-HOMOSSEXUALISMO-ABORDADO-NA-RELIGIAO-YORUBA.pdf
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