domingo, 5 de janeiro de 2020

ORISA IBEJI EM ILEBA / ILARO, ENTREVISTAS REALIZADAS COM ARUGBA IBEJI / OLOYE IBEJI.


POR SALOMOM OMOJIE



Grupo Orisa University

Facebook, 

05/12/2020



Os gêmeos também chamados de Ibeji são considerados como Orixás mágicos pelos iorubas. Diz-se que o nascimento de gêmeos traz a saúde e a prosperidade na família e no bairro, enquanto que a morte de um gêmeo atrai desgraças para os pais e para a sociedade.



Por isso, quando um dos Ibeji morre, os pais contratam um artista para fazer uma imagem do falecido em madeira. Esta imagem de madeira é cuidada como se fosse uma pessoa de verdade. Eles também estão vestidos, por isso o valor das roupas mostra o quão rico os pais são.



O primeiro nascido dos gêmeos chama-se Taiwo, enquanto o segundo é Kehinde. No entanto, os iorubas acreditam que Kehinde é o mais velho, já que diz que Kehinde é o que enviou Taiwo para verificar se o mundo é doce e habitável, por isso, a frase: A Aiye wo (Prove o mundo).



Informações recolhidas a partir de Oloye Ibeji em Ileba, (chefe Kehinde Babarinde) e Arugba Ibeji de Ilaro (Taiye) afirmam que Orisa Ibeji é o Orisa da fortuna, da alegria, da diversão.



De acordo com eles, aqueles que tratam bem Ibeji receberão bênçãos e todo tipo de boa sorte, mas aqueles que não os tratam bem, ficam com desgraças e doenças.



Eles disseram que Ibeji representa o Orisa no comando de múltiplos nascimentos, como gêmeos ou trigêmeos etc.



De acordo com o chefe Fasipe, de Ileba, um Itan (história) em Ejioko:



“Há muito tempo, os humanos primeiro deram à luz um único filho, e que foi o macaco chamado edun, que primeiro deu à luz gêmeos e que mais tarde. 



Os humanos oraram a Olodumare para fazê-los dar à luz filhos duplos como edun e mais tarde isso aconteceu e as mulheres deram à luz gêmeos, e por isso foram consideradas mágicas e foram deificados e venerados, então esta é a ligação entre Ibeji e edun, o macaco, pois ambos são considerados mágicos. ”



O chefe Fasipe disse, que nos tempos antigos, as mães de Ibejis eram predestinadas para o comércio de roupas ou óleo de palma ou vender feijão, para tornar-se bem-sucedido na vida.



Eu perguntei-lhe como é que o Orisa Ibeji é adorado? Ele disse que pode ser feito via:



1.  Yiya-Ere (imagem de madeira de Ibeji)

2.  Ojubo (altar de adoração)



Ele disse que uma adivinhação é feita para descobrir qual dos santuários será usado por um Ibeji e para que um santuário em particular será feito.



Então será oferendado com:



1.  Feijão cozido (Ewa)

2.  banana

3.  ekuru

4.  eko

5.  Eyele

6.  akuko / Abo Adie

7.  doces.

8.  oti (bebidas)



Ele também mencionou que são dois tipos de Ibejis: aqueles com uma placenta e aqueles com duas placentas.



Ele também mencionou que, nos velhos tempos, era o lugar de descanso das almas dos Ibejis, e que se a mãe dos Ibejis morresse, era feita uma adivinhação para descobrir se o primeiro será enterrado com a mãe, ou se será dada a um membro da família.



Ele disse também que os Ibejis que tem um cordão preto amarrado em torno da cintura, é para impedir que Abiku entre na família de quem o adora, e que Ibeji tem um link com Sango, e que o ewu Ibeji tipifica tais links, como as roupas que são feitas com búzios presos como o de Elegun Sango com moedas também ligadas.



Taiye (Arugba) (Arugba)



Ela disse que odun Ibeji dura 7 dias em Ilaro, e é meio ambiente e que eles vão a Imeko, ipokia e ijofi (todas as cidades de Egbado) para informar os reis. Então uma adivinhação é feita para escolher a data adequada.



Quando eu perguntei a ela qual era o seu trabalho como Arugba, ela disse, ela impede os antes de serem roubados, e que ela e alguns mais velhos estão a cargo de dar banho, roupa e alimentação, igbin, etc, para os Ibejis, e ela também leva o Igba (cabaça) que contém os Ibejis, com ambas as mãos, em dias de festival. Ela disse que eles não carregam na cabeça.



Perguntada sobre o que eles fazem por 7 dias, ela disse que eles propiciam Esu, Sango e Ibeji e também vão em procissão visitando vários santuários Ibeji dentro da cidade.



Oriki obtido através dela:



Taiye lolu ejire ,

Edun were were gbe Ori igi,

O de ki Ile kun ,

O de odede kun ,

Omo de Ile alakisa ,

O so alakisa di oni Igba aso .



Tradução.



Taiye o duplo chefe,

Pequeno edun (macaco) que vive nas árvores,

Aquele / ela que entra para encher a casa,

As crianças que entram na casa,

E tornam-se donos de 200 roupas.



Canção por chefe Kehinde Babarinde



Ibeji re omo Edun Ibeji re omo Edun  Kerekere Yan.



Este é Ibeji, filho de Edun

Este é Ibeji, filho de Edun





Ambos disseram que não há Idosu para Orisa Ibeji.

Eles também disseram que qualquer um pode propiciar Ibeji.



Orisa Ibeji, agbe de ooo, Ase







Transcrição e adaptação por Luiz L. Marins



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF