segunda-feira, 24 de maio de 2021

FUNDAMENTO, TRADIÇÃO E CULTURA NO BATUQUE

Por Erick Wolff de Oxalá
Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.



17/05/2021

Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos sobre o Fundamento, Festas e Obrigações, nos rituais do Ilê Axé Nagô Kóbi, tradição Batuque do Rio Grande do Sul.

Debatemos muitos sobre fundamentos, tradições e cultura, onde a tradição é praticada conforme a região e seus costumes, podendo sofrer influencia e até mesmo interferência do local onde tal pratica religiosa é feita. Já a Cultura é a base dos fundamentos, rituais, tradições e praticas de determinada religião. 

No entanto fundamento são elementos que compõem rituais, feituras, iniciações e ebós que envolvam determinada divindade ou religião. 

FUNDAMENTOS

Alguns elementos que compõem os fundamentos:


Ervas - podendo haver variações entre espécies de folhas, sementes, ervas ou raízes usadas em banhos, sacudimentos ou rituais. É comum durante os rituais ter um ou mais destes elementos nos assentamentos ou vasilhas de orixá, bori ou segurança, para que o poder destas ervas possam ativar, apaziguar ou fortificar aquele axé que está sendo movimentado. 

Por isso o conhecimento das ervas e suas propriedades é fundamental para o sacerdote no Batuque.

Comidas sagradas dos orixás - toda vez que irá ser praticado algum ritual, iniciação, ebó ou feitura, arria-se comidas sagradas, que pertencem aos orixás, variando de comidas simples às comidas de 4 pés, para rituais de feitura ou iniciações, para que estas comidas possam agradar aos orixás e ao mesmo tempo trazer o seu axé e força. Algumas destas comidas são primordiais para o ritual, feitura ou iniciação, desta forma estas comidas devem compor a  feitura, não ficando apenas arriada no quarto de orixá. 

As comidas podem e devem ser servidas aos filhos ou convidados, para isso, faz uma quantidade maior para que todos possam comer é deverá ser servida, separando das que ficam arriadas para os orixás. 

Importante salientar que a comida de orixá sempre irá ser arriada conforme o seu fundamento, não possuímos o costume de enfeitar ou colocar doces, restringindo apenas a ibeji os doces.

Pós - o efun (uma espécie de tabatinga branca), a cinza, pó de anil, pós de sementes são usados sempre que necessário, pois são elementos que fazem parte dos rituais de orixás e suas defesas. Evitando apenas o talco e o pó de carvão, pois ele restringe a rituais de egun. 


OBRIGAÇÕES 

Com os exemplos acima foi possível termos alguns exemplos do que é fundamento, por mais simples que seja o ritual, necessitamos dos fundamentos e da presença das divindades para consagrar determinada obrigação, e por conta da situação mundial ao qual vivemos, e da pandemia, agravando a nossa preocupação, o templo Nagô Kóbi fez um apejo com os orixás mais velhos da casa para tomar certos protocolos para que fosse cuidadosamente praticados qualquer ritual, evitando aglomerações e festas. Com isso preservando a saúde  e bem estar familiar. 


Considerações finais 


Nem tudo se resume ao ejé. Para o orixá o valor dos elementos que compõem o fundamento são importantes, preservando a vida e a comunidade. 

Em época de pandemia os rituais e tradições podem ser moldadas e repensadas conforme a orientação das próprias divindades, que estão aqui para nos proteger e nos ajudar. 

Mais sobre o Ilê Axé Nagô Kóbi

ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI | Fundado em 1989 (wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF