sexta-feira, 10 de novembro de 2023

CRENÇA TRADICIONAL DO POVO OWA, EM IKA NORDESTE, ESTADO DELTA.

Postado por alomão Omojie -mgbejume, na pagina pessoal do facebook, em 09/11/2023



"Os ancestrais do povo Owa acreditavam em um ser supremo chamado Oselobue, e Ehi, como o espírito guardião do homem, algo semelhante a um deus pessoal.

Este Ehi é visto também como o destino do homem, pelo antigo povo owa, daí eles dizem Oriehi (destino), além disso, eles também acreditaram, em várias divindades chamadas Nmor, a divindade principal do povo Owa é Olokun, que acredita-se ser o filho de Oselobue. Olokun é responsável pelo mar, e pela água em geral, no entanto, temos outros espíritos do rio, mas o famoso é iyi ama no kpurogbe, e Ezenughegbe.

Eles também acreditavam em Idigun como deus do ferro e Ohointe como também deus do ferro, na verdade o povo owa tem dois deuses do ferro e da guerra (Idigun e Ohointë).

Mkpitime - é deus do trovão, Ikpai é o deus do fogo, ohunweden - protetor de família, Akangbozi e Odele, Osun para a floresta, uwajiokun para a terra (inhame novo) festival.

Também igele que é um santuário de guerra

Ajan é a divindade do vento do povo Owa, e uma série de vários outros não mencionados, para não esquecer Efa também conhecido como Ominigbon, deus da adivinhação.

O povo Owa acreditava que o Ehi de uma pessoa pode trazer má ou boa sorte, portanto, acredita-se que a propiciação frequente da cabeça, pode conceder boa sorte e sucesso.

Então, no passado, nosso povo tinha um vaso em forma cônica, feito com búzios, este vaso continha giz nativo, e isso é usado na propiciação do Ehi (que reside na cabeça. Esta é também a razão para o festival igue, em que a cabeça é alimentada com itens rituais.

O povo owa tem uma guilda majoritariamente feminina que são os Okaiwina, que adoram a divindade idinowina. Esta guilda também são parteiras tradicionais, que também realizam a circunscisão, através de sua faca que é chamada de Osigu, eles também realizam a incisão ou marcas tribais do povo owa chamado Igu. Embora essa marca só possa ser encontrada em pessoas muito idosas hoje.

O antigo povo owa também acreditava que os humanos podem ser onyiugu-pessoa boa ou Eje-ihian (pessoa má).

Também a comunidade Owa acreditava que havia espíritos malignos conhecidos como ighionghai e ojuwu (diabo) e também os Uhuki (maldições) e que estes são espíritos que perturbam o homem na terra e, portanto, é importante adorar as divindades.

As crianças da água, chamado Igheleken ou dada, recebem tratamentos especiais.
Os sacerdotes de outras divindades são chamados de Ohenren, enquanto o de Ferro são chamados de Ojogun e para os cultos de Efa, é Obuh/ Idibie.

Outro aspecto importante da cultura Owa é que uma bruxa chamada Ogbome não pode ser enterrada em casa, mas no Ikoekpe (cemitério do mato) como qualquer pessoa owa, que é um Ogbome enterrado em casa, será rejeitada pela terra e isso faz com que muitos membros da família morram. Assim, sob o reinado de Obi Oghogbua no século 15, o chefe Ikpaemi chamado Ugbala, da aldeia de Idumuebor, em Owa Alero, criou o Imaihian - um sistema onde os mortos são interrogados para determinar a causa da morte e descobrir se a pessoa era onyiugu ou Eje-ihian (Ogbome).

O povo Owa também acreditava em uma realeza (Obiship) com um Edaiken (príncipe herdeiro) iniciado em Uselu em Owa -Oyibu. E três níveis de chefia - ogua ohaimen (chefes de palácio). ,ohaimen -Itebite (chefes hereditários) e Ohaimen ogbe (chefes da cidade)

Eles também acreditavam no culto ancestral, como o festival para adorar nossos ancestrais o Osiezi continua sendo o nosso festival mais importante.
Outros festivais importantes do povo Owa incluem - Festivais de Igue e ibiewere
Iwagi (Festival do inhame novo),
Ikaba
Ugboze
Idugie
Etc.
O povo Owa acreditava na reencarnação e, portanto, diz que uma pessoa deve viver uma boa vida, para que possa reencarnar em um bom estado.
A imagem abaixo é a de Erina iyase, a sacerdotisa-chefe de Olokun em Owa -Oyibu , desenhando os diagramas de Ikaye, para o culto de Olokun."

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