sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ORANGUN IGBO

Este texto foi compartilhado por Ricardo Régis na pagina pessoal do facebook, em 07/11/23.





Por Dotun Oyeniyi,

"Na terra iorubá, Ila Orangun não é apenas uma das cidades mais antigas, é também uma onde as tradições e culturas iorubás enterram suas raízes e são observadas e exibidas com religiosidade de tirar o fôlego e esoterismo irrestrito. Isso, talvez, seja uma manifestação da posição de Orangun na casa de Oduduwa - o primeiro filho masculino de Oduduwa e um verdadeiro guardião da cultura iorubá.

 

O festival de Egungun é celebrado em todas as cidades iorubás em memória ou reencontro com os espíritos dos antepassados. Em Ìlá, o festival dá um passo além. No final do festival, o rei dos Egunguns, um monarca ancestral chamado Orangun Igbo emerge do bosque, vestido com regalias reais. Ele segura mosca frisada, cetro frisado, usa sapatos frisados e uma coroa frisada sob seu traje; e senta-se em um trono com um enorme guarda-chuva real lançado sobre sua cabeça, cercado por servos.

 

Com os "dois Obas" frente a frente, eles rezam por paz e progresso para a cidade e o Orangun reinante que não deve se vestir realmente para esta ocasião (para evitar a competição com Orangun Igbo) ofereceria presentes ao ancestral real antes que o convidado real desembarcasse no bosque.

 

To ba ru'ju, e bi Ile lere
To ba ru'ju, e bi ila empty
Ila l'ade wa, won o kowo ra'de."


Link https://www.facebook.com/ricardo.regis.1238/posts/pfbid02NHYVpgcEv7ME8pE1bvPKT5B5JYsUP995vWvfh3NYWbwXRc9NoRmG7MMrkm6NSPtyl 

Imagem comprobatória 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF