Postagem publicada no perfil Yoruba Blog, do FaceBook, 19/12/2023, acessada em 20/08/2024.
O interesse de registrarmos esta postagem, é mostrar que os nativos mesmo convertidos para outras religiões, continuam a reverenciar os Deuses da sua terra.
Vejamos a fala de Yemoja Agbaka Godwin:"Mulheres dançando durante o Festival Yemọja, Abeokuta, c.1961No Brasil ela é chamada de Yemanjá, ou Mãe da Água e em Cuba - Yemayá ou Madre del Agua.Yemọja é um dos mais de 400 Orixás que se acredita ser a padroeira da maternidade, do parto, do útero ou da fertilidade, doadora da vida e de todas as coisas relacionadas à feminilidade.Foto: Manu Herbstein (autor sul-africano vencedor do prêmio)"
Comentário:
Eu sou um cristão nascido de novo, no entanto, não abandono e nunca abandonarei minha herança cultural tradicional africana por alguma ideologia cultural ocidental, tudo em nome do cristianismo.O que a maioria das pessoas não sabe é que YEMOJA simboliza.... Fecundidade, luz, paz, crescimento. Yemaya não é apenas uma deusa marinha ou ser / orixá que ela transcende acima e além.Como cristão, adoro e reverencio YEMOJA de mente aberta.Eu bato na fonte da maternidade." (tradutor online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário