terça-feira, 17 de setembro de 2024

ESTUDO DE CASO: A SUPOSTA FRASE DO ASSENTAMENTO DO XANGÔ KAMUKA

Esta postagem foi coletada da comunidade Kambina do RS, contendo 27.2 mil integrantes, na plataforma Facebook, postada em 02/09/2024, e coletada em 17/09/2024, às 18h32m.

O intuito desta postagem foi coletar informações sobre uma suposta frase que teria sido anunciada por um orixá, no entanto, não ficando claro se se tratava do pai Waldemar ou de outro sacerdotes, porém, até o momento via sendo vinculada a ele.

Vejamos a seguir:


"Boa tarde a todos, estes dias, passou por uma das pastagens uma questão importantíssima a qual pode compor a História e Cultura da Nação deixada por pai Waldemar.

Por isso, sem julgamentos, quem puder contribuir, terá grande valor para os nossos estudos e pesquisas.


-----------------------------------


"Saudações a todos ... respeitosamente ... tenho uma dúvida e gostaria de perguntar:

Estas palavras ...

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///

Como estas palavras foram ditas?

a) o pai Waldemar se ocupou com Sango Kamuka?

b) Sango Kamuka teria aparecido ao pai Waldemar (ou outra pessoa) e disse estas palavras?

c) Quem transmitiu estas palavras? Como elas chegaram até os dias de hoje?

É apenas uma dúvida, não estou questionando nada.

Por favor, se puderem responder, fico muito agradecido pelo esclarecimento.""

 

Ficando disponível durante a postagem, houve poucas participações, vejamos a seguir:


"Jussara Esteves Hermes

Acredito com todo respeito que é lenda mas é minha opinião


Andressa Paz

Poderia ter sido dito através do jogo de Búzios?

Pois antigamente se tinha o axé por merecimento e tempo, é raro mas ainda existe Babás e Yás que escutam o que o Orixá sopra nos ouvidos e enxergam o Búzio ..

Também gostaria de saber… 🙏⚖️


Santos Simone

Respeitosamente, discordo.

Penso que não foi bem assim.

A palavra pode ser interpretada de acordo com o ouvido de quem passou adiante a despedida deste Orixá dentro daquele yle, daquele filho que em breve deixaria este plano.

Certas coisas foram corrompidas de acordo com o interesse particular de alguns babalorixas e yalorixas, questão que ainda é bem atual.


Jackson Filho  · 

Desde que passou essa postagem também fiquei me perguntando. Mas como disse na outra, isso foi passada de pai pra filho e vem de geração em geração.

Por isso digo cada um acredita naquilo que quer e muita coisa na nação gaúcha ou Candomblé é questionável.

Ótima Terça-feira a todos.


Erick Wolff

[Jackson Filho, Santos Simone, Jussara Esteves Hermes, Andressa Paz, Jardel Rodrigues] e amigos desta comunidade.

Todas as pontuações foram importantes para as pesquisas, e serão analisadas, no entanto, "uma tradição oral não é uma folha seca ao vento, necessita das devidas fontes"... Além disso, necessitamos considerar se todas as famílias descendentes do pai Waldemar corroboram com fala:

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///


Erick Wolff

Nesta comunidade, a qual é formada pelos Kambina, descendentes religiosos do pai Waldemar, onde preservam os costumes e tradições deste segmento religioso, onde:

Há famílias que possuem a segurança do Kamuka no meio do salão;

Há famílias que possuem o Kamuka sento, sendo cultuado como orixá no pátio ou no quarto de orixá;

Há famílias que não possuem o Kamuka sento e nem a segurança dele no meio do salão.

Em todos estes exemplos existe a preservação dos costumes e tradições familiar, e o fundamento de uma família não deprecia a outra por tê-lo ou não sento, pois todos a seu modo praticam o respeito e o culto ao Kamuka.

Porém, a frase em questão, que até alguns anos, era considerada verídica, hoje por falta de referências, falta de fontes e possuir conflitos conceituais, começa a levantar dúvidas da sua veracidade… e nestes dias que aguardamos nenhuma manifestação em defesa foi trazida, aguardaremos mais alguns dias caso alguém tenha alguma informação que possa acrescentar.

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///


Erick Wolff

*REFLEXÕES*

Abrimos uma postagem em 02/09/2024, no grupo Kambina do RS, com 27,2 mil membros, entretanto, até hoje 15/09/2024, ninguém se pronunciou em defesa do tema.

Nesta postagem, solicitamos informações de como frase a seguir teria sido coletada, por quem ou como, tem levantado a curiosidade de muitos:

"Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"

Segundo informam, pai Waldemar era de Xangô Agodo, e possuía um Kamuka no pátio, lhe dando a fama de pai Waldemar do Kamuka.

Segundo informam, que Xangô Kamuka seria um orixá guardião, por isso não pegaria cabeças.

Sendo assim, a frase tema da postagem estaria se referindo ao Xangô Agodo de pai Waldemar, ou, ao Xangô Kamuka que ele possuía sento no pátio?

No caso, ao qual estaria se referindo ao Xangô Agodo de pai Waldemar, não teria motivos para associações com o Xangô Kamuka.

Caso se referisse ao Xangô Kamuka, em quem ele estaria manifesto, pois segundo informam pai Waldemar era de Xangô Agodo e não do Xangô Kamuka."


Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=10235143855123024&set=gm.3841161942782313&idorvanity=1444295859135612 

Imagens comprobatórios






Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF