"Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi
Administrador · 15 de setembro às 18:14 ·
Quando eu tenho o desprazer de ler ou ouvir um individuo escrever ou falar que “Iaô é feito com galinha de angola”, fico imaginando se realmente essa pessoa sabe iniciar alguém dentro do Culto Afro Brasileiro denominado de Candomblé.
Será que essa pessoa em questão tem pelo menos a noção que o Rito de Iniciação dentro da Nação de Ketu é um conjunto de cerimônias litúrgicas, onde a galinha de angola faz parte apenas de uma dessas cerimônias?
De nada adianta ter a Ẹtu e não ter o Òs̩ú; assim como de nada adianta ter ambos e não ter Ewé, e assim sucessivamente. Poderia enumerar várias etapas da iniciação, mas não estou aqui para ensinar candomblé a seu ninguém, e sim causar polêmicas, e acima de tudo colocar as pessoas para refletir e pensar, se assim o desejar.
Doa a quem doer, mas agora eu entendo o porquê de tantas iniciações dentro do Candomblé de Ketu, estarem totalmente comprometida.
Bàbá Guido Olo Ajagúnà"
Em debate segue:
"Juan Pablo
Olá irmã, uma boa noite, sua benção.
Entendo perfeitamente sua opinião, mas a persona que cita isso, não está querendo dizer que não é só com animais de quatro pés que se faz um feitura? Ou até mesmo não ser necessário o uso deles ?
Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi
Juan Pablo nao entendi o texto dessa forma. Ele diz que não é com uma dangola somente que se faz uma iniciação.
Luiz L. Marins
Colaborando com o tema, temos duas imagens dos livros de José Beniste que ajudam esclarecer:
Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi
[Luiz L. Marins] olha só meu querido irmão, conheci Beniste pessoalmente e tive e tenho muito respeito por ele, mas não devemos impor apenas uma fonte de estudo e pesquisa, já que td aqui foi misturado desde os navios negreiros e com o continente africano enorme e complexo como é, nao nos deixa uma visão única de absolutamente NADA. Essa página é destinada à pessoas simpatizantes da Religião, leigos e com o único inteteresse de informar, encantar e também impedir que pessoas sem caráter e desonestas invadam a vida deles e os desanimem com o Sagrado. Espero que tenha sido entendida. Agradeço imensamente à sua colaboração, porem o Professor Beniste é do Afonja, sendo assim sua liturgia é do Àṣẹ dele de Origem. Meus respeito e sua benção.
Luiz L. Marins
Aqui Beniste informa que o idosu no Brasil substituiu outras formas iniciáticas da matriz Ioruba (orun-aiye, p. 325)
Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi
Luiz L. Marins vc deveria fazer uma pagina irmão.
Luiz L. Marins
Aqui Beniste esclarece que o idosu no Brasil é um ipin do axé coletivo DA CASA de axé. (Aguas de Oxala, p. 177)
Erick Wolff
Respeitando a prática e fé de cada um, segue uma contribuição:
IDOXU NO BRASIL É DO ORIXÁ, OU DA CASA?
Este ensaio faz algumas reflexões sobre o Idoxu, a necessidade de fazer ou não, a quem o Idoxu pertence, e quem pode fazer.
O Idoxu é um preparado que contém segredos do orixá ao qual está sendo feita a iniciação.
O Idoxu tradicional na matriz, deve ser feito por sacerdotes deste mesmo orixá que haverá a iniciação, ou seja, indivíduos de outros orixás não colocam a mão nem participam na confecção do Idoxu de um orixá que não sejam iniciados.
Lei em:
https://iledeobokum.blogspot.com/2021/06/idoxu-no-brasil-e-do-orixa-ou-da-casa.html"
Link fonte - https://www.facebook.com/photo?fbid=7931289876992722&set=gm.1679727192790846&idorvanity=505152733581637
Imagem comprobatória:
Nenhum comentário:
Postar um comentário