segunda-feira, 14 de novembro de 2016

AS DEZESSEIS PEDRAS DE ORUNMILA - (EXTRATOS)

Luiz L. Marins
Novembro de 2016

(atualizado em 16/10/2020)



Introdução


Este não é exatamente um artigo ou dissertação sobre os elementos oraculares 
de Orunmila, e não tem a finalidade de investigar as origens de Ifa.

Este texto pretende apenas registrar rapidamente algumas fontes etnográficas, em apoio ao argumento da geomancia oracular árabe ter dado origem ao oráculo de Ifa 
tal qual hoje é conhecido na Iorubalandia, inicialmente utilizar-se de pedras, e não a semente de palmeira como se utiliza hoje.

Segue o registro das fontes.


 
Pg. 118

IFA DIVINATION: MYTHOLOGICAL NARRATIVES
Aderemi Suleimam Ajala
[...]

“O Oke-Ipori, conforme o Chefe Abifarin, 
era formado por pedras sagradas em número de dezesseis. 
Elas eram de cor escura, cristalina e oval em formato.
Quando Orunmila subiu ao céu, ele deixou seu Oke-Ipori. 
Depois seus filhos [...]”


[...]



P. 32
[...]


“ Ifa – Este é o principal oraculo que se consulta na Iorubalândia, e foi introduzido pelo rei Onigbogi, que dizem ter sido destronado por ter feito isso.
Outra tradição diz que foi introduzido na Iorubalândia por Setilu, nativo Nupe, 
que nasceu cego.
Isto foi durante o período da invasão muçulmana. ”


P. 33 [...]


“Como ele estava em idade avançada, ele começou a praticar a magia e a medicina. No começo de sua prática, ele usou 16 pequenas pedras e obteve grande sucesso obtendo o crédito daqueles que o procuravam por causa de suas aflições e angústias. ”




CONSIDERAÇÃO FINAL

Conforme o exposto o uso das sementes de palmeira como elemento natural do oráculo, foi em substituição às dezesseis pedras anteriormente utilizadas, 
como mostram as fontes citadas.




terça-feira, 18 de outubro de 2016

O PERIGO DO BEIJA-MÃO

Luiz L. Marins

18/10/2016


Por favor, peço que compreendam o que escreverei agora, e não julguem pela emoção sem antes refletir.

Muitas doenças podem ser transmitidas pela saliva, e um simples ato de beija-mão, principalmente quando realizado em FILA, implica em sério risco à saúde. Vejamos aqui uma lista de algumas doenças transmitidas pela saliva: http://w2.fop.unicamp.br/biosseguranca/tops/top2.htm
Nesta lista não está incluso a mais terrível de todas, que é a "hanseníase", popularmente conhecida como "lepra", e uma das formas de contato são as gotículas de saliva, conforme o site: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia:


"A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz.

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/ 

Por isso, apesar de todo amor, carinho e respeito com que é feito, ainda que os nossos mais velhos fizessem, expõe a pessoa em contato com saliva ao contágio de doenças como a hanseníase, e outras.

Não se trata aqui de falta de humildade. Este é um ato que precisa ser repensado em nome da saúde.  Podemos tocar a testa (iwájú orí) nas mãos da pessoa que queremos reverenciar. O efeito simbólico é o mesmo, e o axé também.

Por favor, pensem nisso, e não me julguem mal.

Ìlera! (Saúde)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O COSTUME DE ENTERRAR OS SEUS PARENTES MORTOS NO PÁTIO DA RESIDENCIA

Por Erick Wolff de Oxalá
17/10/2016

Após quatro anos da morte da mãe de Sola Atanda, ele faz uma simples homenagem na frente dos restos mortais da sua mãe, que está enterrada na frente da sua casa. Notem que os Ioruba não costumam enterrar os seus entes distantes da sua moradia, podendo chamar este local de Iboku, um local sagrado para manter os seus mortos por perto.

Vale observar os tambores Ioruba tocados com varetas, o que para algumas casas do Batuque do R.S., acreditavam que apenas os Jeje tocariam com estas varetas.

veja o vídeo;


TIKTOK ERICK WOLFF

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