QUE MOTIVOS
SERIAM A CAUSA DE SE MODIFICAR A MITOLOGIA IORUBA, PARA QUE UM TIPO DE
SACERDÓCIO QUEIRA PARECER SUPERIOR AOS DEMAIS?
Baba Osvaldo Omotobatalá
12/10/2016
Publicado como postagem na página Owó Ero Merindinlogun, Facebook.
JOGO DE BÚZIOS NÃO NASCEU DE IFÁ
A história que jogo de búzios vem
ou "nasceu" Ifá, um sistema posterior na terra iorubá que foi trazida
pelos africanos arabizados, levando as pessoas da diáspora a acreditarem que,
graças a Ifá, é que existe o jogo de búzios e, portanto, o babalaô e odu Ifá
teriam um status mais elevado, não é verdade.
Dizem alguns: "se você não é
babalaô não pode acessar o conhecimento oracular completo com caracóis, e será
limitado". Uma frase comum com a qual discordamos.
O conhecimento é exatamente o
mesmo, mas como as pessoas não tem esclarecimento do assunto, vão querer ser
iniciados em Ifá para "ganhar conhecimento" que, supostamente, só
através de Ifá seria a melhor maneira para determinar o Orixá protetor.
TODOS OS BABALORIXÁS PODEM FAZER ESENTAYE E ISOMOLORUKO
A história que "só babalaô
pode" fazer esentaye, isomoloruko ou outras cerimônias pertencentes à
cultura Yoruba também é falsa, pois, qualquer sacerdote de qualquer orixá pode
fazer, desde que saiba como se procede.
SÃO OS BABALORIXAS QUE DEVEM ASSENTAR
ORIXAS, NÃO BABALAÔS
Isso que só Babalaô são os mais
adequados para assentar Exu e Ogún, ou em outros casos Exu, Ogún e Oxóssi
(guerreiros) também é falso, pois os mais aptos, na Iorubalândia são, e sempre
serão, os sacerdotes daqueles Orixás, um babalorixá de Exu, um de Ogún e um de
Oxóssi, etc. Então os mais qualificados são os sacerdotes de Orixá, também na
diáspora, e que possuam essas divindades.
JOGO DE BÚZIOS VEIO POR OBATALÁ, NÃO POR
ORÚNMILA
A história que algumas famílias
de babalaôs divulgam que Orúnmila deu a jogo de búzios de Oxun, e
presumivelmente, a outros Orixá, porque o jogo de búzios teria saído de Ifá, é
uma tentativa de ofuscar os cultos de Orixá, ou colocá-los em uma situação
submissão ao culto de Ifá.
A maioria das linhagens Orixá na
Iorubalândia, e mesmo babalaôs, dizem que o primeiro dono do oráculo jogo de
búzios foi Obatalá e que ele foi quem deu o sistema oracular para a maioria dos
Orixá, incluindo Orúnmila, a quem deu a profissão de adivinho, quando ele não
tinha trabalho definido para fazer e, claro, foi Obatalá quem entregou o jogo
de búzios para Osun.
DONO DA FACA É OGÚN, NÃO ORÚNMILA
A história que Orúnmila é o dono
da faca que faz sacrifícios aos Orixá, e que babalaô seria o mais apto para
essa necessidade, porque supostamente Orúnmila guardou as armas de Ogún, é
outra grande mentira, porque Ogún sempre foi e será o dono todas as lâminas com
que sacrifícios são feitos. É Ogún, o ferreiro divino.
FUNÇÃO DE BABALAÔ NÃO É ENTREGAR ORIXÁ
A história que há Orixá que são
entregues por babalaô, e outros por Olorixá, esta afirmação é tão falsa como a
que há um Jesus que está no lado do evangelista e outro do lado católico. Uma
tentativa dos babalaôs de ganharem os espaços no culto Orixá e de tornarem-se
importantes naquilo que realmente não são sua função.
NÃO É NECESSÁRIO FAZER IFÁ PARA CULTUAR
ÒRÌSÀ
A fusão de Orixá-Ifá por algumas
linhagens Babalaô é mais uma tentativa de querer monopolizar todos Orixá e
centraliza-los sob sua liderança e monopólio. Desejam obter seguidores da
diáspora que estavam acostumados a receber todos os Orixá por um babalorixá ou
uma ialorixá.
Fazem as pessoas acreditarem na
diáspora que é necessário primeiro fazer Ifá, que ninguém pode fazer Orixá sem
itefá, porque não recebeu seu odu pessoal, etc. e que deve haver a presença
indispensável de um babalaô em sua iniciação Orixá.
No entanto, aqueles que dizem
isso parecem ignorar, ou subestimar, o fato de que cada pessoa que iniciada em
Orixá recebe odu, tabus, nome, etc, através jogo de búzios sem precisar
iniciar-se em Ifá.
Há também a história de que, por
Ifá, você já faz idosu em Orixá, fazendo com que as pessoas acreditarem na
diáspora, que esta é a maneira correta de proceder na terra ioruba.
É mentira de que um babalaô pode
entregar qualquer Orixá, só porque o conhecimento estaria no odu-ifá. Ninguém
pode dar o que não tem, não importa quanto conhecimento tenha.
TÍTULOS EM IFÁ SÓ TEM VALOR DENTRO DO IFÁ
As mulheres na diáspora tem sido
as mais exploradas, pois foram levadas a acreditar que, se iniciarem em Ifá,
terão "o mais alto título" na religião: "iyanifa".
No entanto, nem
"iyanifa", nem "babalaô", nem mesmo título de
"Araba" são os mais altos na religião Yoruba, e esses títulos só têm
valor dentro do culto Ifá. Nenhum desses títulos tem relevância em outros
cultos de Orixá. No culto de Xangô, por exemplo, um dos títulos mais altos é
geralmente o de Mogba.
SÓ TER IGBÁ-ODÙ NÃO DÁ DIREITO A DAR
ORIXÁ
A história de que um babalaô que
tem igba-odu pode entregar qualquer Orixá porque Orixá nasceria de odu [é outra
mentira]. Mesmo que tenha igbá-odu, se não tiver Orixá, não pode dar.
Transcrição, revisão e adaptação de Luiz L. Marins – www.luizlmarins.com.br
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