quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CURIOSIDADES SOBRE ÒRÌṢÀ EM TERRA YORÙBÁ:

Nesta postagem Nathan, que já morou por muitos anos entre os Ioruba., fala da sua vivencia com este povo. 

Postado em 03/02/2022 revisado e aumentado


"Tem pessoas, principalmente ocidentais do Brazil ou Cuba, que afirmam que tem famílias em terra Yorùbá que cultuam apenas um òrìṣà. Ou pior - ainda existe no Brazil e entre pessoas praticantes da Santeria Cubana o mito que apenas um òrìṣà é cultuado em cada cidade, povoado ou aldeia em Terra Yorùbá. 

Porém, todas as familias que eu conhecí en terra Yorùbá até agora, que são mais de 20 anos indo pra terra Yorùbá, tem sempre mais de um orisa. Alias, quase sempre são vários òrìṣà numa familia só.

Quem tiver apenas um òrìṣà deve ser porque uma pessoa só da família é de òrìṣà e os demais são muçulmanos e/ou cristãos. Também pode ser o casa de uma familia que voltou à cultuar òrìṣà depois de muitos anos ter deixado o culto dos òrìṣà para o islã ou cristianismo.

E tem varias familias assim que eu conheço pessoalmente - não preciso especificar estes últimos exemplos. Mas existem, e estão recebendo outros òrìṣà aos poucos.

Estou falando de Iorubalândia, tanto na maior parte que fica dentro da Nigéria como também na República de Benin.

***Foto cortesia de @obatala_efunwale do santuário da casa da familia consanguínea de @seyiadebanjo"


Fonte - https://www.facebook.com/oluwin/posts/10158294897337161

Imagem comprobatória:


Comentários complementares, atualizado em 18/01/2023, às 08:59: 

Olatunde Aninure
Isso é muito verdade. Cada Orisa tem propósitos diferentes que não são peculiares a uma única família. Só que alguns Orisa são mais dominantes em uma família do que em outra.

Nathan Lugo
Sul Olatunde "Só que alguns Orisa são mais dominantes em uma família do que em outra."
👏 👏 👏
Exatamente!
(tradutor online)

Imagem comprobatória 

CALENDÁRIO YEMANJA

Por Yemojagbemi Omitanmole Arike

Postado em 03/02/2022



Yemoja não tem um dia fixo de festival em área yoruba.

Também aqui nas Américas muitas datas são dadas a ela, ainda que no Brasil a mais popular seja o dia 2 de fevereiro.
Abaixo o calendário mais yemojaistico que alguém pode ter, as datas de Ose 2022 e também datas dos principais festivais nas Américas e também em área yoruba.
Fonte - https://www.facebook.com/yemoja.renata/posts/1105053850290563?comment_id=1105589193570362&notif_id=1643896023490307&notif_t=close_friend_comment&ref=notif

CANDOMBLECISTAS NO BATUQUE

 Por Erick Wolff de Oxalá

Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul

02/02/2022



Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos e rituais de origem Ioruba sobre o Orixá e a tradição do Ilê Axé Nagô Kóbi, da religião Batuque do Rio Grande do Sul. 

Diante do crescente movimento e da divulgação do segmento Batufá (Batuque + Ifá) e Batublé (Batuque + Candomblé), que não sabemos quem deu origem, mas que tem tomado visibilidade nas atuais mídias sociais, o Axé Nagô Kóbi, vem a publico esclarecer alguns pontos sobre os seus costumes e tradição. 

Primeiramente na família Kóbi existem ex-candombecistas que abandonaram a sua antiga religião para seguir e amar o Batuque, assim como houve Batuqueiros que abandonaram a sua tradição e seguiram Ifá, ou o Candomblé. Todos possuem o direito de ir e vir, e ao se converterem à uma nova religião é natural que abandonem a antiga e recomecem tudo de novo. E será sobre este recomeço que iremos pautar este ensaio. 

1 - Qualquer individuo que se converta para o Batuque dentro do Ilê Axé nagô Kóbi, este irá despachar todos os seus fundamentos, louças e okuta, caso tenham, e recomeçar tudo de novo, pois respeitosamente não reaproveitamos igbas, okuta ou qualquer louça que tenha sido sacralizado em outra religião. 

2 - A iniciação: o orixá ao qual aquele individuo foi feito será mantido, houve casos aos quais a pessoa não era de determinado orixá ao qual informava, e, diante um apejo ( de alguns sacerdotes da família, foi feito um apejó (assembleia de sacerdotes) e definido qual procedimento será tomado, acompanhado pela orientação do oraculo e das próprias divindades. 

3 - Orixás não cultuados na tradição do Batuque: respeitaremos e, esta pessoa será indicada para casas de candomblé (conhecidas) para que possam cuidar e dar continuidade do espiritual daquele individuo. Assim não trocando de orixá da pessoas, somente para manter na nossa casa. 

4 - O orixá do Batuque é o mesmo Orixá do Candomblé, desta forma, não haverão duas possessões, mas quando assim houver manifestação do orixá, este seguira os fundamentos e costumes do Batuque inclusive ao referido tabu da ocupação, e terão liberdade de serem eles mesmos. Não poderão falar até o dia ao qual seja dado o axé de fala, pois o orixá do Candomblé não passa pelo axé de fala e nem possui o mesmo.  


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em nossa casa, o individuo que migrar do Candomblé para o Batuque deverá seguir apenas o Batuque. 
O orixá do Batuque e do Candomblé é o mesmo, sendo assim não existe duas manifestações do mesmo orixá.
O orixá quando desejar manifestar, seguirá os fundamentos e costumes do Batuque, se comportando como os orixás do Batuque se portam.  
Importante destacar que não haverá múltiplas iniciações, nem mesmo terá orixás diferentes um para cada religião.   

Orixá do Batuque possui o axé de Fala, e quando assim o tiver pode cantar e falar livremente no salãoo orixá do Candomblé não possui axé de fala. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XXIII

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 02/02/2022



YEMANJA NA TRADIÇÃO DO BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL


A sua saudação no Batuque tradicional é Omi (água) Odo (rio), o seu culto na matriz nasce no rio Ogun. Onde houver água está o axe de Yemanja. https://iledeobokum.blogspot.com/2020/01/yemanja-na-tradicao-do-batuque-do-rio.html

domingo, 30 de janeiro de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSÁVAMOS IIl

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 06/01/2022

 

Nesta postagem destacaremos que o jogo do Batuque não usa e nem precisa de odu-orisa ou odu-ifa, assim como Oba, Ogun e outras divindades.
Sabemos que sacerdotes de Obatala em Ekiti usam 8 búzios como oráculo.
[…] Tradução online; Solomon Omojie-mgbejume Jeff Gonzalez verdade. Você se lembra de dez kolanut lançando quando egbe estava sendo feito ib ilaro?
Em algumas áreas em Ekiti, sacerdotes Oxalá usam 8 búzios também. […]

https://iledeobokum.blogspot.com/2020/04/o-opasoro-de-oosaala.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS IX

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 17/01/2022



OGUN E A SERPENTE
Este artigo foi escrito em 2013 e atualizado em 2017, quando o Batuque era perseguido por outros segmentos afro-religiosos que debochavam e criticavam os costumes e tradições do Batuque, por não se enquadrarem com as “referencias” da diáspora, sem olhar diretamente para a matriz, pois a segundo aquela época, a serpente só poderia pertencer ao culto de Osumare, Ewa, Dã e mais algumas divindades.... Jamais Ogun, no entanto, segue o artigo para que nunca mais nos persigam pelos nossos costumes e tradição:

https://drive.google.com/file/d/0B7oGeEZgb95gbmNRdFcxcHdEMFE/view

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc