sábado, 2 de julho de 2022

OS MONGES DE OKO - Bela obra de ficção

 

Baba Akerena

 

Leia uma breve sinopse do livro

 

Os Monges De Oko: A Vingança De Ajogun

 

Os Monges são guardiões da paz e de um dos tesouros da Criação, descendentes de Orixá Oko, o Deus da Agricultura, da caça e do combate não-letal, dois irmãos gêmeos: Adeagbo e Akinjole, estavam prestes a serem iniciados como sacerdotes de seu Deus Ancestral, mas sua cidade foi invadida por àkúdàáyàs (Mortos-Vivos) sendo este um sinal claro do retorno de um antigo mal... Os Ajogun, entidades que são a personificação dos males do mundo.

 

Após a queda de Abomé, ambos se separam e fazem escolhas diferente de acordo com suas crenças e valores, um luta para trazer uma nova ordem aos Nove Òrúns; o outro pela liberdade e sobrevivência do seu povo, mas ambos passarão por provações, desafios e experiências através de lutas e descobertas sobre si mesmos como sacerdotes-èlà, descendentes dos orixás que podem manifestar o axé, a essência vital, herdada da divindade, e canalizá-la através de rezas, feitiços, armas especiais para controlar, criar, curar ou ferir, seja pelos quatro elementos naturais, elementos mistos, ou domínios singulares, os èlà podem ter os mais variados poderes, mas seus dons são ligados a sua ascendência divina.

 

Akinjole e Adeagbo explorarão o Àiyé, a terra, conhecendo cidades, reinos e impérios. Além deles outros heróis, e vilões, estarão nessa campanha, cada um com suas próprias metas, medos e sonhos que , por vezes, acabarão se chocando e isto poderá definir os resultados mais inusitados.

No final, seus destinos se encontrarão.

Ficha técnica:

Título: Os Monges De Oko: A Vingança De Ajogun 

Autor: Walter Kiffmann

 

Formato: eBook Kindle

Tamanho do arquivo: 1443 KB

Número de páginas: 375 páginas

Quantidade de dispositivos: Ilimitado

Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

https://livrariapublica.com.br/os-monges-de-oko-a-vinganca-de-ajogun-walter-kiffmann/ 


Extrato:


Geografia - Aiyê: O Labirinto das Cabeças Descartadas - Parte I

 

Existe uma construção no Aiyê, mais precisamente no Estreito de Igbaru, ou "Os Pilares de Tẹ̀llà Òkò", local que liga o continente Àríwá (Norte) com o Ìwọ̀-Oòrùn (Oeste), um labirinto, que por fora é modesto e pequeno, mas por dentro é exuberante, colossal e aterrador.

 

Do lado externo, uma simples porta dupla de madeira encerada e bem acabada; as paredes são de barro branco e preenchidas com pinturas azuis e de outra tonalidade branca referentes a Àjálá, o aspecto de Òṣálá que cria os Orís (Cabeças); e o telhado sustentado por madeira com palha. Do lado interno, a temperatura era baixa, durante todo o tempo cristais de gelo e neve caíam de um teto mágico com pinturas de Ọbàtálá criando o homem: a modelagem com os quatro elementos; a ajuda de Nanã e Yemọjá; o barro e a água primordial; e os moldes defeituosos, as cabeças rachadas e imperfeitas. Portanto, a retratação do aperfeiçoamento de Ọbàtálá até alcançar a perfeição que seriam os Ènìyàn (humanos). O tamanho do labirinto era desconhecido: as paredes detinham dez metros altura, o chão era todo coberto por névoa, as chamas que iluminavam toda aquela imensidão eram incolores, quase cinzas, e por todos aqueles muros havia um número infindo de... Cabeças.

 

Aquelas cabeças eram os modelos falhos, os moldes deficientes de Orís feitos por Ọbàtálá desde a Criação, por isso o labirinto sempre se transformava e expandia, pois o Grande Orixá jamais cessou o seu ofício. Toda vez que sua modelagem saia imperfeita, Ele descartava a Cabeça e o corpo para o Labirinto. 

 

O labirinto se modificava o tempo todo de acordo com o novo descarte de cabeças. A estrutura em si é um Templo de Ọbàtálá, porém, o único inabitável e amaldiçoado pelo Senhor do Pano Branco, porque lá se encontravam as provas que Òṣálá podia errar e tamanha exposição de sua persona divina, o enfurecia. Logo, o Òrìṣà Nlá determinou que aquele local jamais deveria ser visitado, ou explorado, por qualquer ser vivo, além disso, se algum descendente dele ousasse contrariar a sua vontade, este seria renegado por Ele

 

 Informação pessoal complementar via Facebook


 Facebook. Acesso em 02/07/2022

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0tutvC8cuPGNi2pW8yNchtpHn1sQgg2RrXaGDvQEUzUPRY95aozmnxg9cybuwnHodl&id=100057596436248


ADENDO:

Na data de 30/08/2023, Baba Akerena esclarece o público que seu livro "Os Monges de Oko" é uma obra de ficção, que não deve ser usada como embasamento histórico acadêmico.




 

sexta-feira, 1 de julho de 2022

COMO IFA MODIFICA O CULTO DE ORIXA NA MATRIZ

 Introdução:

Este texto pretendo mostrar um rápido estudo de caso sobre informações na internet que demonstram como Ifá vem modificando o culto de Orixá na matriz africana.

Este registro é importante para registrar às futuras gerações de estudiosos da religião dos orixás como e por quem as antigas tradições vem sendo modificadas e possivelmente, daqui algumas dezenas de anos, tais modificações sejam apresentadas como tradição da época, porém, terão o registro que não eram assim antigamente.

Breve histórico

Baba Ifagbemi publicou em sua página no Facebook um vídeo de um ritual religioso no qual se vê o okuta (pedra) de Oya "comendo" junto com o okuta de Xangô.

Solicitado por Luiz L. Marins, Baba Ifagbemi informou que o ritual foi realizado pela familia de Ifa Jokotoye Bankole, Ogbomoso, Nigeria, familia ligada ao Adifala Center for Ifa Research - ACIR.

Manifestou-se no post Dra. Paula Gomes, Embaixadora Cultural do falecido Alaafin Oyo, deixando claro a indignação dela com o ritual publicado, dizendo em boa letra que os babalaôs sabem de Ifa, e não tem conhecimento do culto aos Orixás.


Assista o vídeo:



Vejam as imagens do debate:

 











Origem do material coletado: Facebook

Página de Baba Ifagbemi, Ile Ifa Ogbeate, Adifala Temple.

Veja a publicação completa aqui:

quarta-feira, 22 de junho de 2022

SANGO FESTIVAL AT IGBOHO

Por Aare Sangodele Sangobukola Olawale

Postado em 22/06/2022






Kabiesi sango oooo

FONTE - https://www.facebook.com/100004910372078/videos/pcb.2108481335992192/1090893208176311

terça-feira, 21 de junho de 2022

BENIN E OUTROS REINOS DA ÁFRICA OCIDENTAL

Publicado pela BBC

Acessado em 21/06/2022 às 10:49



A África Ocidental foi o lar de alguns grandes reinos e impérios. O primeiro desses reinos pertencia ao povo Nok. Eles eram agricultores, ceramistas e metalúrgicos que se estabeleceram perto do rio Níger por volta de 500 aC.

O reino de Ife se desenvolveu na floresta tropical nos anos 600. Sua arte e religião influenciaram a cultura do Benin, que começou nos anos 900 e atingiu o auge de seu poder entre os anos 1400 e 1600.


Entre 700 e 1600 havia três grandes impérios no centro da África Ocidental: o antigo Gana, Mali e Songhai. Todos ficaram imensamente ricos negociando ouro. Um dos últimos grandes reinos foi Asante. Foi fundada por volta de 1700. O povo Asante era famoso por seu trabalho em ouro.


Explore o mapa abaixo para saber mais sobre os reinos da África Ocidental.









Trabalho de latão no reino de Ife
eram famosos por suas esculturas.
 Esta escultura mostra a cabeça de um
Ooni (governante) de Ife.


Que tipo de arte as pessoas criaram?


O povo da África Ocidental era oleiro e metalúrgico habilidoso. Alguns deles trabalhavam com latão e outros com ouro.


Os oleiros do reino de Nok faziam esculturas de um tipo de argila chamado terracota. Eles criaram figuras de homens e mulheres com cabeças muito grandes. Muitas das figuras tinham penteados elaborados e usavam joias delicadas.


O reino de Ife era famoso por suas esculturas feitas de latão. Trabalhadores de bronze faziam figuras de deuses, humanos e animais.


No reino Asante, os ourives faziam ornamentos para mostrar a riqueza de seu rei. O rei usava colares, anéis, pulseiras e tornozeleiras de ouro. Ele até tinha um par de castanholas de ouro presas ao polegar e indicador. O rei batia as castanholas quando queria que as pessoas o ouvissem!


Quem foi Mansa Musa?


Mansa Musa foi um rei muçulmano do Mali. Ele governou por volta de 1280 a 1340. Escritores árabes o conheceram quando ele fez uma peregrinação à cidade sagrada muçulmana de Meca. Eles ficaram maravilhados com sua riqueza.


Mansa Musa viajou para Meca com uma procissão de 60.000 homens e 12.000 escravos. Cada um dos escravos carregava uma pesada barra de ouro. Ele também levou 80 camelos carregados com sacos de ouro em pó. Musa deu ouro a todas as pessoas pobres que encontrou em seu caminho.


Mansa Musa trouxe de volta ao Mali professores e arquitetos árabes. Ele construiu muitas mesquitas e escolas nas cidades de Timbuktu e Gao. Os prédios tinham cúpulas coloridas e suas portas e janelas eram cobertas de ouro. Alguns desses edifícios sobrevivem em Timbuktu hoje, mas perderam suas decorações. 


Este mapa mostra Mansa Musa com um viajante árabe. Mansa Musa está usando uma coroa de ouro e segura uma grande moeda de ouro na mão.


Este mapa mostra Mansa Musa com um viajante árabe.
Mansa Musa está usando uma coroa de ouro
e segura uma grande moeda de ouro na mão.

O que aconteceu com os reinos africanos?


A maioria dos reinos da África Ocidental lentamente chegou ao fim. Então, novos reinos africanos cresceram para ocupar seu lugar. No entanto, alguns reinos foram tomados por países europeus.


Na década de 1890, muitos países da Europa estavam competindo por terras na África. Eles queriam ganhar o controle de bens comerciais valiosos, como ouro, petróleo e borracha. A Grã-Bretanha e a França queriam terras na África Ocidental.


Em 1897, Benin tornou-se uma colônia britânica. Asante foi declarada colônia britânica em 1902. Isso marcou o fim dos grandes reinos da África Ocidental.


Até a década de 1950, a África era governada por países europeus, mas depois as coisas começaram a mudar. Nos 30 anos seguintes, mais de 40 países africanos conquistaram sua independência. Hoje, o antigo reino de Benin faz parte da Nigéria e Asante está em Gana.


Hoje, o povo Asante ainda se lembra de suas antigas tradições.
 Eles realizam cerimônias especiais chamadas durbars.
Esta fotografia mostra um chefe Asante em um durbar.


Material Complementar:


Em 1352, um viajante árabe chamado Ibn Battuta visitou o Mali.
Chegou à cidade de Niani onde Mansa Suleyman,
neto de Mansa Musa, tinha seu palácio. Suleyman
não era um grande governante como Musa,
mas vivia com estilo! Descubra o que Ibn Battuta viu.

Transcrição de áudio

Fiz uma viagem miserável pelo deserto do Saara. Apenas o pensamento do famoso reino do Mali me fez continuar. Eu tinha ouvido grandes histórias sobre a terra do ouro e sabia que tinha que ver com meus próprios olhos.


Nesse momento, quando cheguei ao reino do Mali, quase morri! Comi um inhame podre que me deixou tão doente que tive que levar para a cama. Passaram-se dois meses inteiros antes que eu tivesse forças para visitar o palácio real.


Ao chegar aos portões do palácio, vi cerca de 300 escravos, alguns armados com arcos e outros com lanças - todos dedicados ao serviço de seu rei, Mansa Suleyman. Então fui conduzido ao vasto salão do conselho onde o rei recebia seus visitantes.


Ninguém tinha permissão para se aproximar do rei diretamente. Em vez disso, sentei-me com chefes, guerreiros e visitantes de todos os tipos. Esperamos em uma larga avenida ladeada de árvores, pela nossa vez de enviar uma mensagem.


Quando finalmente cheguei à minha vez, tive que falar por meio de um intérprete. Ele era uma figura esplêndida em mantos de seda usando um turbante com franjas elaboradas. Então o intérprete falou com um homem que estava perto do rei e aquele homem finalmente deu minha mensagem ao rei.


Em outro dia, participei de um festival em homenagem ao rei. Eu vi um desfile de chefes todos montados a cavalo, com seus seguidores carregando armas e tocando tambores e cornetas. Havia outros músicos com instrumentos feitos de palhetas e cabaças, que batiam com baquetas para fazer um som maravilhoso.


O Intérprete sentou-se em uma cadeira especial e cantou alto em louvor ao seu rei. Ele foi acompanhado por um coro de mulheres e pajens, e então vieram os acrobatas e malabaristas com espadas.


Quando finalmente consegui ver Mansa Suleyman, ele me deu um presente estranho - um pequeno prato de pão, carne e iogurte. Mais tarde, reclamei com ele, contando-lhe todos os governantes generosos que conhecera em minhas viagens. Depois disso, ele me ofereceu uma casa onde eu poderia ficar e quando deixei seu país ele me deu presentes de ouro.


Jamais esquecerei minha visita ao Mali por mais tempo que eu viva.

Fonte - 
https://www.bbc.co.uk/bitesize/topics/zpvckqt/articles/z883gk7#:~:text=The%20kingdom%20of%20Ife%20developed,the%201400s%20and%20the%201600s.

ILE-IFE É O REINO MAIS ANTIGO DA NIGÉRIA, NÃO BINI

Por Professor Omodion Imafidon
Publicado em 19/06/2022, acessado em 21/06/2022 às 10:24



O Reino de Ile-Ife é o reino mais antigo da Nigéria e o segundo reino mais antigo depois do reino saheliano de Gana na África Ocidental, registrado a partir do século XI. 

Algumas evidências históricas provam que Ile-Ife era do século 4, enquanto outros diziam que Ile-Ife existia na história da humanidade, e a prova não deveria ser conhecida por ninguém ou registrada. 

O historiador grego, Heródoto, o pai da História que viveu de 4824 AC até 424 AC disse sobre Ife: "De acordo com a história, havia cinco cidades antigas na África entre 3000 e 1000 AC, das quais uma era Ife". 

De acordo com a BBC UK, o reino de Ife se desenvolveu na floresta tropical nos anos 600. Sua arte e religião influenciaram a cultura do Benin, que começou nos anos 900 e atingiu o auge de seu poder entre os anos 1400 e 1600.

Entre 700 e 1600, havia três grandes impérios no centro da África Ocidental: o antigo Gana, Mali e Songhai. Todos eles enriqueceram imensamente com o comércio de ouro. 

Um dos últimos grandes reinos foi Asante. Foi fundada por volta de 1700. O povo Asante era famoso por seu trabalho em ouro. 

O Reino Bini que mais tarde foi destruído pelos britânicos foi formado em 1170 DC. O Reino Bini era um Reino vizinho ao Reino de Ile-Ife, e é por isso que na história do bini hoje, o Governante que estabeleceu Obaship em bini era de Ile-Ife (Olumense 1971) etc. 

As maiores fontes étnicas na África Ocidental de Ile-Ife vão da Nigéria, República do Benin, Gana, Gâmbia etc. A raiz de algumas dessas tribos antigas nos países da África Ocidental foi atribuída a Ile-Ife. 

Pai da história Heródoto, colocou em seu registro que os europeus só atacaram o reino de Bini devido a divergências, não é que não existam outros reinos vizinhos. Se não houvesse reino vizinho, então o príncipe de Ile-Ife não seria convidado pelo povo bini para governar suas terras. Ile-Ife permanece onde está hoje em um lugar agora chamado de Nigéria Ocidental, mas podemos ver a maioria das tribos, mesmo fora da Nigéria, traçando suas raízes para ile-ife. A história revela que Ile-Ife existia antes que o historiador começasse a registrá-la. Ile-Ife não foi criado por nenhum governante ou rei. Era uma floresta antes de ser estabelecida pelo habitante e os registros foram feitos. 

Prof. Omodion Imafidon Nigéria, África Ocidental. 
Publicado: Olho do passado.

domingo, 19 de junho de 2022

A DANÇA DO PILÃO

Por Omo Ogiyan

Em 17/06/2020



Em ritual no Palácio de Ogiyan (Nigéria), as rainhas tocam agogo enquanto outras mulheres da família real fazem uma dança com movimentos que lembram o ato de pilar inhame. EPA OGIYAN! OGIYAN EPA!



Fonte - https://www.facebook.com/watch?v=1204444466574924

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc